“Este mês será o princípio dos meses para ti” (Êxodo 12).
RASHI interpretou: "Moisés estava perplexo com o nascimento da lua: A que medida deveria ela ser vista para que fosse digna de santificação? Ele lhe mostrou com o dedo a lua no firmamento e disse para ele, 'Isto verás e santificarás.'"
Os interpretes questionaram, O que havia de tão perplexo para Moisés relativamente à santificação da lua? Também, qual a conexão entre lhe mostrar com o dedo? O que insinua a palavra "dedo" para nós?
Baal HaSulam disse que a lua insinua Malchut, que pertence à aceitação do fardo do reino dos céus. Foi difícil para Moisés dizer ao povo de Israel para assumirem sobre si mesmos o fardo do reino dos céus quando eles sentem ocultação. Isso serve para dizer que se ele se tivesse aproximado do povo de Israel para assumirem sobre si o fardo do reino dos céus com alguma revelação da Divindade, haveria algo com o qual falar com eles. Mas com a intenção que a lua ainda não está cheia e que deve ser santificada na hora do seu nascimento, quando não é ainda aparente de como ela recebe a luz do sol e quando ela ainda não brilha, todavia é nesse tempo que ela deve ser santificada?
O sentido é que a pessoa deve assumir sobre si mesma o fardo do reino dos céus na mais baixa qualidade e dizer sobre isso que para ela, até nesse estado, o mais baixo que pode haver, ou seja um que seja inteiramente acima da razão, quando ela não tem qualquer apoio da mente e da sensação de que ela possa construir suas bases sobre ele.
Nessa hora, em que ela aparentemente se encontra entre os céus e a terra e não tem apoio, pois então tudo está acima da razão.
Aí a pessoa diz que o Criador lhe enviou esse estado, em que ela está em absoluta humildade, dado que o Criador quer que ela assuma sobre si mesma o fardo do reino dos céus desta maneira de humildade.
Nessa altura, ela assume sobre si mesma porque ela acredita acima da razão que a situação em que ela agora se encontra vem até ela do Criador, ou seja que o Criador quer que ela veja o mais baixo estado possível no mundo.
E ainda assim, ela deve dizer que ela acredita no Criador de todas as maneiras. Isso é considerado que ela fez uma rendição incondicional. Ou seja, a pessoa não diz para o Criador, "Se Tu me deres uma boa sensação, para sentir que 'A terra inteira está cheia da Sua glória,' eu vou acreditar."
Em vez disso, quando ela não tem razão nem sensação da espiritualidade, ela não consegue aceitar o fardo do reino dos céus e observar a Torá e Mitsvot [mandamentos]. Em vez disso, ela deve aceitar o reino dos céus incondicionalmente.
Foi isto que desorientou Moisés: Como poderia ele ir até ao povo de Israel com tamanha humildade? É sobre isto que o Criador lhe mostrou com o dedo e disse, "Isto verás e santificarás," ou seja a lua na hora do seu nascimento, quando sua virtude ainda não é aparente.
Precisamente aceitando o reino dos céus em humildade, sobre esta base, será revelado aquilo que disseram nossos sábios, "Rabi Elazar disse, 'O Criador está destinado a perdoar os justos e morar entre eles no Jardim do Éden e cada um apontará com seu dedo como foi dito, 'E ele disse nesse dia, 'Eis, este é nosso Deus por quem esperamos para que Ele nos possa salvar. Este é o senhor por quem esperamos; jubilemos e estejamos alegres na Sua salvação'''" (Taanit 31).
Sucede-se que a insinuação do Criador apontar para a lua com o dedo e dizer, "Isto," com isto somos recompensados de que cada um aponte com o seu dedo, "Eis, este é nosso Deus."