Depois do Shabat, Shemot, Tav-Shin-Lamed-Het, 31 de Dezembro, 1977
“Moisés disse … ‘E eles dirão para mim, 'Qual é o Seu nome?' O que direi Eu para eles?' E Deus disse para Moisés, 'Ekye Asher Ekye (Eu serei aquilo que Eu serei.)' Ele disse, 'Portanto tu dirás para os filhos de Israel, 'Eu serei' me enviou até vocês.'" RASHI interpretou, "Eu serei/estarei" com eles neste apuro e Eu serei/estarei com eles na escravidão do resto dos reis.
Ele falou para Ele, "Mestre do mundo, por que lhes lembro de outro apuro? Este apuro é suficiente para eles." Ele lhe disse, "Bem dito, portanto tu dirás para os filhos de Israel, 'Eu serei' me enviou até vocês.'" RASHI interpretou que o Criador reiterou aquilo que Ele havia dito somente a Moisés e disse "Eu serei" duas vezes, enquanto que para Israel, ele disse "Eu serei" somente uma (Berachot 9).
“E eles disseram, 'Um homem egípcio nos salvou da mão dos pastores.'" Há uma alegoria no Midrash sobre um homem que foi mordido por um burro e ele correu para colocar seus pés na água. Ele o colocou no rio e viu uma criança que se afogava na água, então ele estendeu sua mão e salvou-a. A criança disse para ele, "Não fosses tu, eu estaria morto." Ele respondeu para a criança, "Não fui eu quem te salvou, mas o burro, que me mordeu e eu fugi dele. Foi ele quem te salvou." Foi por isso que eles disseram para seu pai, "Um homem egípcio nos salvou das mãos dos pastores." Mas quem fez com que o homem egípcio viesse até nós? O homem egípcio que ele havia matado.
O que nos vem isto dizer? Nós podemos interpretar isto por insinuação. Moisés deveria ir até ao público geral de Israel e lhes falar que o Criador vai libertá-los do exílio. Daí que Ele lhe tenha dito somente uma vez, "Eu serei," ou seja que eles estariam em exílio somente no sentido de Israel estarem exilados entre as nações do mundo.
Por outras palavras, nós devemos discernir entre o gentio em Israel, que está exilado entre as nações, quando a pessoa quer que as nações queiram, ou seja toda a coisa corporal e os gentios não lhes dão aquilo que eles querem. Quando os gentios das nações do mundo governam os gentios do povo de Israel, isto é chamado "exílio corporal."
Mas o exílio é principalmente na qualidade de Israel na pessoa, quando ela deve observar a Torá e Mitsvot [mandamentos] e os gentios dentro dela não lhe dão a liberdade para ela fazer aquilo que ela quer. Nessa altura, a pessoa sente que está exilada dentro do seu próprio corpo. Antes da pessoa sair deste exílio, dos luxos corporais, ela não consegue sentir os prazeres espirituais na Torá e Mitsvot.
Aí, é feito para que o corpo entenda que é melhor que ele abdique dos luxos corporais, pois com isto ele será recompensado com prazeres verdadeiros. E quando ele começa a abdicar dos luxos corporais, o corpo quer mostrar o seu governo e resistir às suas acções. Este é o sentido das palavras, "Desde que fui ao Faraó para falar em Teu nome, ele causou danos ao seu povo e Tu não salvaste Teu povo de todo."
Ou seja, antes de começarmos a falar com o corpo, chamado "malvado Faraó," "para falar em Teu nome," ou seja abdicar de tudo pelo bem do Criador, nós vemos a humildade do corpo e começamos a sentir o exílio. Isto é um "Eu serei/estarei," ou seja neste apuro." Isto é relativo ao público geral de Israel.
Contudo, há trabalho chamado "a qualidade de Moisés," que é a Torá. Este é o segundo apuro. Ou seja, quando a pessoa foi recompensada com prazeres espirituais, há o apuro de que nessa altura ela não se consiga direccionar em prol de doar, ou seja decidir que se não for pela finalidade do Mitsvá [mandamento], ela abdica dos prazeres espirituais. Isto é mais difícil que abdicar dos prazeres corporais porque quanto maior o prazer, mais difícil é abdicar dele.
Isto é considerado o segundo "Eu serei/estarei," ou seja um segundo apuro. Contudo, isto é relativo somente a aqueles que aprendem Torá, chamados "a qualidade de Moisés." Isto (não) é para o todo de Israel aprender, mas para aprendizes da Torá, que devem saber que é proibido receber prazeres espirituais para si mesmos, também, mas em vez disso somente em prol de doar, chamado Masach [tela] e Aviut [densidade].
O Criador prometeu a Moisés que Ele os libertaria tanto do primeiro como do segundo apuro. Contudo, nós devemos saber que sair do primeiro apuro é principalmente saida dos luxos corporais e que sem isso, é impossível alcançar prazeres espirituais.
Esta é a alegoria no Midrash, "Um homem egípcio nos salvou das mãos do pastores." Ou seja, o facto de ele ter morto o egípcio, ou seja a primeira razão, também devemos lembrar que até posteriormente, quando chegamos ao segundo estado, que é o exílio pelos prazeres espirituais, que os devemos receber em prol de doar e que o corpo não concorda. Isto é, matar o egípcio é referente aos luxos corporais, chamados "Egípcio."
Inversamente, o segundo apuro é a qualidade de Israel, ou seja que ele tem prazeres espirituais e ainda assim está em apuros porque ele deve superar em prol de doar e precisa que o Criador o liberte também deste apuro.