Bo, Tav-Shin-Mem-Gimel, Janeiro de 1983
“Qualquer um que santifique o sétimo como é devido ... sua recompensa é grande, segundo seu trabalho." Devemos entender o sentido de "segundo seu trabalho." Também, qual é a novidade, uma vez que na corporalidade nós também recebemos recompensa somente segundo nosso trabalho e aquele que faz horas extraordinárias recebe um salário mais alto que aquele que não trabalha horas extraordinárias. Assim, qual é a novidade em dizer "sua recompensa é grande" e depois dizer que ele será recompensado somente segundo seu trabalho?
Disseram nossos sábios, "Aquele que caminha e não faz, a recompensa por caminhar está na sua mão." Devemos entender o sentido de fazer. Disseram nossos sábios, "Grande é o aprendizado que produz acção e não é o aprendizado que é o mais importante, mas a acção” (Kidushin 40b).
Baal HaSulam interpretou que "uma acção" é quando a pessoa transforma seus vasos de recepção em vasos de doação, como disseram nossos sábios, "Que todas tuas acções sejam pelo bem do Criador." O Midrash diz que este fazer é o sentido de "Eu criei a inclinação do mal; Eu criei a Torá como tempero," que é a este fazer que a pessoa deve chegar.
Disseram nossos sábios, "A inclinação do mal o supera todos os dias. Se o Criador não o ajudasse, ele não superaria." Devemos entender por que o Criador não nos deu o poder para derrotar a inclinação do mal. Mas se isto não está nas mãos do homem, por que é que o Criador não faz tudo?
Por outras palavras, por que a pessoa deve lutar com a inclinação do mal enquanto o Criador só a ajuda, mas se a pessoa não iniciar a guerra, o Criador não a ajuda? Também, por que é que o Criador precisa que o homem trave a guerra para que depois Ele venha e o ajude, como disseram nossos sábios, "A pessoa sempre deve incitar a boa inclinação sobre a má inclinação" e interpretou RASHI, "travar a guerra com ela" (Berachot 5a)? Isto implica que primeiro, a pessoa deve iniciar a guerra e que depois o Criador a ajuda.
Baal HaSulam explicou aquilo que Abraão questionou ao Criador, "Como saberei eu que a vou herdar?" "E Ele disse para Abraão, 'Sabe de certeza que teus descendentes serão estranhos numa terra que não lhes pertence e eles serão escravizados e torturados durante quatrocentos anos ... e posteriormente sairão eles com grandes posses."
Explicou Baal HaSulam que quando ele viu a promessa que o Criador lhe havia dado, dizendo, "para te dar esta terra e para a herdares," disse ele, “Como saberei?" uma vez que não há luz sem um Kli [vaso] e ele não via que seus filhos viriam a ter a necessidade destas realizações, mas que eles se contentariam com pouco.
Daí que Ele tenha dito para ele, "Sabe de certeza" que eles estarão no exílio e que vão querer sair do exílio. Aí, sem a ajuda, eles não serão capazes de sair do exílio no Egipto. Portanto, com isto eles terão de receber Sua ajuda. Também, cada vez, eles precisarão de mais doações e com isto eles chegarão à necessidade da luz da Torá, pois somente a Torá é o tempero.
Isto é como foi dito no Zohar, "Aquele que vem para ser purificado." Ele questiona, "Com o quê?" e ele responde, "Com uma sagrada alma. Quando a pessoa nasce, lhe é dada Nefesh [alma] do lado de uma besta pura. Se ela for recompensada com mais, lhe é dado Ruach [espírito].” Sucede-se que com isto eles chegam à necessidade da ajuda do Criador e deste modo terão os Kelim [vasos] para receber a herança da terra.
Com isto podemos interpretar aquilo que questionamos, O que significa que ele caminha e que não faz? Isso é aquele que começa a caminhar no caminho do Criador para alcançar a "acção." Este é o sentio de "Qualquer um que santifique o Shevi’i [sétimo],” e interpretou Baal HaSulam que Shevi’i significa Shebi-Hu [Ele está em mim].
Respectivamente, isso significa que quando a pessoa adequadamente santifica o ponto no coração nela, ela começa a entrar no exílio no Egipto. Nessa altura, ela cmeça a ver cada vez como ela está longe da acção de doação. Depois, Kelim se formam dentro dela, ou seja carências, que o Criador mais tarde será capaz de preencher.
Sucede-se que a pessoa deve começar a guerra de modo a ter Kelim e a necessidade de salvação e da ajuda do Criador, como foi dito, "Se o Criador não o ajudasse, ele não a superaria." Sucede-se que Ele não deu a habilidade ao homem para vencer a guerra de propósito, uma vez que através da guerra a pessoa obtém os Kelim e a necessidade da abundância.
Assim, nós precisamos de ambos: de entrar na guerra de modo a obter os Kelim e a ajuda que é necessária é que especificamente o Criador a ajude, uma vez que através da ajuda ela obtém a herança da terra que o Criador prometeu a Abraão.
Portanto, "segundo seu trabalho" significa o oposto da corporalidade. Na corporalidade, cada vez que fazemos um bom trabalho, nos é pago segundo a qualidade do trabalho. Mas aqui é completamente o oposto: Quanto mais a pessoa vê que é incapaz de coisa alguma na Kedushá [santidade], de mais ajuda ela necessita. Assim, cada vez lhe deve ser dada mais ajuda do alto, ou seja maior realização.
Sucede-se que "sua recompensa é grande segundo seu trabalho, ou seja quando ele vê o seu defeito, ele consegue receber um preenchimento maior. Este é o sentido de "caminhar e não fazer." Ele foi para a guerra mas não fez, ou seja que ele não podia fazer todas suas acções serem pelo bem do Criador. Lhe é dito, "A recompensa por caminhar está na sua mão," ou seja que especificamente aquele que caminha mas não faz precisa da ajuda do Criador e especificamente com isto recebe ele a herança dos pais.