Artigo Nº 2, Tav-Shin-Mem-Het, 1987/88
Está escrito (Oseias 14), “Regressa, Ó Israel, ao Senhor teu Deus." Significa isto que a medida de Teshuvá [arrependimento] é “ao Senhor teu Deus." Contudo, nós devemos entender o sentido de "ao Senhor teu Deus." Contudo, nós devemos entender o sentido de "ao Senhor teu Deus," pois isso implica que até este lugar nos devemos arrepender e quando chegarmos a esse lugar ele não mais precisa de se arrepender porque ele regressou ao lugar do qual ele veio. Devemos entender o que significa que a pessoa se afaste de um lugar e lhe seja dito para regressar ao lugar de onde ela veio, que é chamado Teshuvá[Teshuvá significa “regressar”]. Respectivamente, qual é o lugar para o qual ele foi e para o qual ele deve regressar?
É sabido que os Cabalistas escreveram que a alma do homem é uma parte de Deus no alto, como está escrito ("Introdução ao Livro do Zohar,” Item 2), “Questionamento Nº 3: Isto lida com aquilo que os Cabalistas disseram, que a alma do homem é uma parte de Deus no alto, de tal maneira que não há diferença entre Ele e a alma, mas que Ele é o 'todo' e a alma é uma 'parte'".
Também está escrito ("Introdução ao Livro do Zohar,” Item 9), “E você descobre que na espiritualidade, a disparidade de forma actua como um machado que separa as coisas corpóreas. Disto aprendemos que uma vez que a vontade de receber Seu deleite foi impressa nas almas, essa disparidade de forma foi impressa nas almas, essa disparidade de forma que as almas adquiriram as separa da Sua essência. Através dessa disparidade de forma, foram as almas separadas do Criador e se tornaram criaturas." Também está escrito ("Introdução ao Livro do Zohar,” Item 11), "E os mundos cascatearam para a realidade deste mundo corpóreo, um lugar onde há um corpo e uma alma e um tempo de corrupção e um tempo de correcção." E também está escrito ("Introdução ao Livro do Zohar,” Item 12), "E através da Torá e Mitsvot [mandamentos/boas acções], eles finalmente transformam a forma da vontade de receber para ser como a forma da vontade de doar. Depois eles podem receber todo o bem que está no pensamento da criação. Junto com isso, eles são recompensados com forte Dvekut [adesão] com Ele, porque através do trabalho na Torá e Mitsvot eles foram recompensados com a equivalência de forma com seu fazedor, que é considerado o fim da correcção."
Assim se sucede que tudo o que precisamos de fazer neste mundo é nos corrigirmos e nos qualificarmos para sermos capazes de receber o deleite e prazer que existem no pensamento da criação. Portanto, tendo sido criados com uma vontade de receber, que é oposta do Criador, isso é considerado que a pessoa abandonou esse lugar. De que lugar? Da raiz, uma vez que a alma é uma parte de Deus no alto. Ela o abandonou devido à disparidade de forma do Criador e desceu para este mundo de modo a ser vestida num corpo.
Foi mencionado acima que neste mundo há um tempo de corrupção e um tempo de correcção. Através do remédio da Torá e Mitsvot, aquilo que foi corrompido será corrigido. Uma vez que a corrupção é somente que a vontade de receber remove a pessoa do Criador, assim que a pessoa se engaja na Torá e Mitsvot em prol de receber a qualidade da direcção de doar, que é chamada "equivalência de forma," isso corrige a corrupção.
Com isto podemos entender a questão, Qual é o lugar de onde o homem surgiu, pois lhe é dito que ele deve regressar ao seu lugar, que é chamado Teshuvá? Nós devemos interpretar que uma vez que a alma é uma parte de Deus no alto e foi removida do Criador ao ser meramente uma parte e não o todo, tudo isto foi por causa da disparidade de forma. Portanto, quando ele corrige isto através do poder da Torá e Mitsvot com a intenção de que ela lhe traga a correcção da capacidade de fazer tudo em prol de doar, ele vai naturalmente se conectar novamente ao todo. Isto é chamado "Dvekut com o Criador" e esta é a medida à qual a pessoa deve saber quanto ela deve trabalhar até que ela alcance Teshuvá.
Para isto vem a resposta, "Regressa, Ó Israel, ao Senhor teu Deus." "Teu Deus" é dito na forma singular. Ou seja, a vontade de receber que existe no homem se divide em duas autoridades e ele é removido do Criador. Quando a pessoa se corrige a si mesma e faz tudo em prol de doar, desta maneira ela alcança Dvekut. Sucede-se que a disparidade de forma dividiu o homem e o removeu da sua fonte. Isto é chamado "teu Deus," na forma singular, onde nada separa o Criador da criatura.
Isto é chamado Teshuvá, quando a pessoa regressa ao seu lugar, tal como ela era antes da criação, quando a alma estava incluida no todo. Subsequentemente, através da vontade de receber, ela se dividiu do todo e agora a autoridade singular foi criada e isto é chamado Teshuvá [regresso]. Este é o significado de "Regressa, Ó Israel." A que medida ele deve regressar? Nos diz o profeta, "ao Senhor," até que Ele se torne "teu Deus," a autoridade singular.
Segundo o citado, podemos ver que a escritura nos quer mostrar o que é Teshuvá. Ou seja, é ensinado ao público geral a se engajar Torá e Mitsvot Lo Lishmá [não pelo Seu bem]. Lá, no público geral, a pessoa precisa de se arrepender da acção. Ou seja, se a pessoa cuidar de observar Torá e Mitsvot com todos seus detalhes e especificidades, desta maneira, a pessoa deve acreditar acima da razão que ela não fez o seu dever na observação de Torá e Mitsvot e ela sempre procura, talvez ela tenha caluniado ou falado palavras desnecessárias.
Isto é, se ela quiser adquirir plenitude, ela sempre está ocupada olhando para o trabalho que ela faz. Mas normalmente, a pessoa não vê o seu próprio defeito. Também, é o mesmo com a humildade, tal como disseram nossos sábios, "sê muito, muito humilde." Nisto, também, ela procura defeitos pelos quais ela será capaz de dizer para si mesma que ela é pior que as outras, uma vez que a pessoa deve ser humilde e mentir é certamente proibido. Portanto, ela está sempre preocupada e pensa em achar algum defeito em si mesma, para que seja capaz de dizer que ela é pior que as outras.
Certamente, é muito difícil para a pessoa neste estado se arrepender. Tudo o que ela consegue dizer depois de todos seus esforços é que ela pode ter orado desadequadamente, ou talvez tenha caluniado e não reparou. ISto é, ela encontra em si mesma um lugar onde ela possa se arrepender pelos pecados que pode ter cometido.
Também, sobre a humildade, ela diga, "Talvez eu seja pior que os outros." Sucede-se que sua inteira Teshuvá se trata de uma possível transgressão. Ou seja, ela acredita acima da razão que provavelmente lhe falta plenitude. Mas, tudo isto é relativo às pessoas que pertencem ao público geral.
Contudo, para as pessoas que pertencem ao particular, cuja meta é serem recompensados com Dvekut com o Criador, que é equivalência de forma, aqui começa uma ordem completamente diferente. Sua medição em Torá e Mitsvot não está necessariamente na acção. Em vez disso, eles querem que a intenção seja pelo Criador, também. Isto é, eles não se acomodam com a observação dos mandamentos somente em acção. Elas observam Torá e Mitsvot porque o Criador nos ordenou observar Torá e Mitsvot. Ou seja, elas não observam porque o meio ambiente as obriga a observar Torá e Mitsvot. Isto é, elas não observam para que o meio as respeite ou desrespeite e que é isto que as obriga a observar Torá e Mitsvot.
Em vez disso, elas fazem tudo em ocultação "com o Senhor teu Deus." Elas não exigem do meio ambiente respeito e etc, mas em vez disso querem observar Torá e Mitsvot com a meta de não receber recompensa, mas somente pelo bem do Criador. Elas vêem que o corpo não concorda com este trabalho. Mas uma vez que elas querem alcançar a verdade, do alto lhes é constantemente mostrada a verdade, segundo o mérito do seu trabalho, sobre como a vontade de receber está em contrariedade de forma do Criador. Todavia, cada vez elas superam com mais força no sentido qu elas querem trabalhar somente pelo bem do Criador.
Essa pessoa não vê que ela tenha qualquer mérito na espiritualidade. Ela vê que ela é mais materialista que o resto dos servos do Criador que se engajam na Torá e Mitsvot. E a razão é, como foi dito acima, que isso é porque a pessoa exerce mais esforços para alcançar a verdade. Depois, lhe é mostrado do alto o verdadeiro estado do mal. Nessa altura ela vê que ela é incapaz de se ajudar a si mesma e ela tem uma necessidade, chamada um Kli [vaso], que o Criador a ajude a sair do controle do mal dentro dela.
Portanto se sucede que as palavras "Regressa, Ó Israel, ao Senhor teu Deus" foram ditas para que a pessoa não se engane a si mesma e diga, "Eu não vejo quaisquer pecados em mim" e possa duvidar que tem transgressões sobre as quais ela precisa de se arrepender. É isso que o versículo diz, "Regressa, Ó Israel."
E caso você questione, Qual é a medida de Teshuvá, para que eu possa saber de certeza de que me tenho de arrepender? O versículo nos diz nesse respeito, "Regressa, Ó Israel, ao Senhor teu Deus." Isto é, se ele vir que ainda tem duas autoridades, ou seja que ele quer que o Criador dê deleite e prazer para a autoridade do homem, chamada "vontade de receber para si mesmo," então ele sabe de certeza que está removido do Criador, que ele se tornou uma parte separada do todo e que ele deve fazer tudo aquilo que puder para regressar à sua origem e raiz, ou seja regressar para o seu lugar, que é chamado "o Senhor teu Deus."
Isto significa que há somente uma autoridade, a autoridade do Criador, como foi dito, "Nesse dia, o Senhor será um e Seu nome Um," ou seja uma autoridade.