VaYigash, Tav-Shin-Mem-Bet, Janeiro de 1982
É interpretado no Sulam [Comentário da escada sobre o Zohar], “‘E Judá se aproximou dele,’ pois Judá é a Nukva [fêmea] ou seja uma oração e José é redenção.” O texto nos diz que quando eles se aproximaram um do outro para um Zivug [acoplamento] até, “E José não se conseguiu conter mais” e revelou para eles esses Mochin [luzes].
Em relação ao supracitado, podemos interpretar o versículo, “E Judá se aproximou dele e disse, ‘Meu senhor, que o teu servo possa falar uma palavra nos ouvidos do meu senhor e não fique zangado com o seu servo, pois tu és como Faraó.’” Aqui ele trás uma ordem pela qual abordar uma oração e pedir ao Criador para o salvar.
Quando a pessoa quer caminhar no caminho da verdade e a verdade é chamada Lishmá [pelo Seu bem], tal como Maimónides diz em Hilchot Teshuvá, ela vê que está longe da verdade.
Uma oração é Malchut, que é chamada Judá, que foi um Mélech [rei], pois Israel são filhos de reis, os filhos de Malchut. Malchut é chamada "a assembleia de Israel," a colecção da alma de Israel. Assim, cada um é chamado Malchut.
Quando ele vem para orar para o Criador o aproximar do Seu verdadeiro trabalho, que é chamado "verdade," ele diz para o Criador, "Nossos sábios disseram, 'Eu criei a inclinação do mal; Eu criei a Torá como tempero.' Portanto, aquilo que eu Te peço, para me dares a luz da Torá, isso não é porque eu preciso de Gadlut [maturidade] dos Mochin. Portanto, 'Não fiques zangado com teu servo,' uma vez que toda a luz da Torá que eu procuro não são luxos, mas uma necessidade.”
“Tu és como Faraó," uma vez que há dois reis no mundo: 1) O Rei de todos os Reis, 2) Um velho e tolo rei, chamado "Malvado Faraó."
Uma vez que "Tu és como Faraó," ou seja que eu não sinto qualquer grandeza no Criador e não tenho a importância de Kedushá [santidade], mas ela tem o mesmo sabor e valor que Faraó e até no tempo mais importante, quando ambos são do mesmo valor e eu devo determinar se por Kedushá ou por Tuma'á [impureza] e isto é chamado "pois Tu és como Faraó", quando ambos são de igual peso, este é o tempo mais importante. Por vezes, Faraó é mais importante que a Kedushá.
Assim, quando ele pede que o Criador lhe mostre a luz da Sua Torá, isso é uma necessidade e não porque ele quer Gadlut. Foi isto que ele disse, "Não fiques zangado com teu servo." Este é o sentido de "E Judá se aproximou dele," pois aproximação é somente uma oração, que é Malchut.
José é redenção, como em "José não se conseguiu conter" e revelou para ele os Mochin. Este é o sentido de "Nenhum homem com ele estava quando José se deu a conhecer aos seus irmãos." Quando o Criador se revela a Si mesmo, "Nenhum homem com ele estava." Ou seja, na altura em que a pessoa anula o seu ser e começa a caminhar no caminho da verdade.