Shemot Tav-Shin-Mem, Janeiro de 1980
“E ele disse, 'Quando assistirem ao parto das mulheres hebraicas, vejam no suporte de nascimento; se for menino, condenem-o à morte; e se for menina, ela viverá." "Faraó ordenou a todo seu povo, dizendo, 'Todo menino que nasça, joguem-o no Nilo e toda a menina, mantenham viva.'"
Devemos interpretar isto. Quando a pessoa começa a caminhar no caminho do Criador, Faraó rei do Egipto é o rei que governa sobre os corpos, para manter aqueles que trabalham em prol de doar para que os corpos resistam e eles não sejam capazes de alcançar a desejada plenitude, que é que todas suas acções sejam pelo bem do Criador.
Por esta razão, disse ele, ou seja ordenou que quando os trabalhadores se engajarem em Torá e Mitsvot [mandamentos], chamados "Hebreus," quando o trabalho na Torá e Mitsvot pertence aos servos do Criador, enquanto os egípcios são quando a pessoa se engaja em acções corporais nas quais os Egípcios se engajam, também. Somente quando eles se engajam em Torá e Mitsvot, são eles chamados "Hebreus."
"Vejam no suporte de nascimento" é a hora em que a pessoa diz que ela quer entender o que está a fazer, pois para que finalidade ela se engaja em Torá e Mitsvot. "Se ele for menino," ou seja que seu trabalho seja em prol de doar e este é seu desejo quando ele se engaja em Torá e Mitsvot, "condena-o à morte," ou seja não lhe dêem qualquer vitalidade e força, para que ele pare com seu trabalho.
"Se for menina," ou seja que sua intenção tenha a qualidade de "menina," em prol de receber, "ela viverá," ou seja que lhe podem dar força e vitalidade porque essa pessoa não deseja sair do Egipto e não há razão para a temer. Assim, a podem ajudar, deixem-a fazer o que quer que ela queira, até se ela for meticulosa de todos os tipos de maneiras, uma vez que em qualquer dos casos, ela permanecerá connosco no Egipto e não é vantajoso nos esforçarmos sem qualquer razão, pois em qualquer dos casos, ela é uma de nós.
Mas se for menino, se sua meta é chegar à direcção pelo bem do Criador e não para seu benefício pessoal, disto ela pode ser recompensada com "o salvador de Israel," chamado "a qualidade de Moisés," como disseram nossos sábios, "A expansão de Moisés em toda e cada geração."
Se ela for recompensada com a qualidade de Moisés, chamada "o salvador de Israel," que os vai libertar do Egipto, nós devemos ver em antemão de modo a impedi-lo de alcançar um estado onde ele saia do exílio no Egipto.
Contudo, como podem elas saber que ele vai atrás da direcção de doar? Afinal, ele ainda está no Egipto, que é trabalhar pelo benefício pessoal e não em prol de doar. Porém, agora ele quer ser recompensado com isso e para isto, ele lhes deu um sinal: "Um menino, sua face está para baixo; uma menina, sua face está para cima."
Ele interpreta face e dorso na "Introdução ao Estudo das Dez Sefirot," que quando se vê uma pessoa por trás, nós não conseguimos saber se é verdadeiramente a pessoa em quem pensamos. Ela pode ser outra e podemos estar enganados. Mas se virmos a face do outro, não há dúvidas.
Assim, quando queremos insinuar que entendemos alguma coisa com certeza absoluta, que não temos enganos, isto é chamado "face." Inversamente, algo que não esteja claro para a mente é chamado "dorso."
Por esta razão, "face" é chamado "conhecimento" de que ele serve o Criador somente numa conduta de saber. Isto é considerado que sua face está para cima em termos de importância, uma vez que o que conta para ele é a consciência. O "dorso," que é a fé, uma vez que na mente, pode ser como não ser, ela considera isto abaixo na sua importância.
Por esta razão, elas lhe deram o sinal: Se quiserem saber se ele vai atrás da meta de alcançar a direcção de doar, se sua face estiver para baixo, se saber for de pouca importância para ele e seu dorso estiver para cima, ou seja que a fé é de alta importância para ele, esse é um sinal que ele quer alcançar a qualidade de "menino," a direcção de doar.
Portanto, "Condenem-o à morte," perturbem-o como puderem pois ele certamente será recompensado com a qualidade de Moisés, que é o salvador de Israel e os libertará do exílio no Egipto e entrará na terra de Israel, o palácio de Kedushá [santidade]. Este é o sentido de "E tu verás Meu dorso," ou seja fé, "mas Minha face não será vista," nomeadamente não Me alcançarás através de conhecimento.
“Faraó ordenou a todo seu povo," ou seja que ele não sabe de que nação nascerá o salvador de Israel, se do Egipto ou de Israel. Toda a pessoa é composta de acções corporais, chamadas "Egipcíos," pois os Egipcíos também se engajam em acções corporais. Assim, o trabalho do homem em acções corporais é chamado "Egipto" e quando ele se engaja em Torá e Mitsvot, ele é chamado "Israel."
Ele diz que não sabe de que discernimento uma pessoa pode vir a ser recompensada com a qualidade de Moisés, chamado "o salvador de Israel." Ou seja, pode ser que embora a pessoa se engaje na corporalidade e todas suas intenções sejam em prol de doar, até enquanto ela faz acções corporais, ela pode ser recompensada com a qualidade do salvador de Israel.
Por esta razão, estejam de guarda enquanto eles se engajam em acções corporais, que se eles direccionarem em prold e doar, que é chamado "um menino," "joguem-o no Nilo." Ou seja, não o deixem se direccionar pelo bem do Criador, chamado "um menino," até com acções corporais. "E toda a menina mantenham viva." Somente quando sua direcção é receber em prol de receber, vocês lhe podem dar vitalidade e força para fazer acções corporais.
Mas se for um menino, ele pode ser recompensado com a qualidade de Moisés, chamado "o salvador de Israel," nessa altura, também, que o libertará do exílio no Egipto e para a terra de Kedushá [santidade].