Falado no Shabat durante Pessach, Tav-Shin-Tet-Zayin, Fairholt, Londres, 31 de Março, 1956
Para explicar o sentido do Chametz [levedura] e do Matzá [pão sem levedura] e por que o Matzá é chamado "pão da pobreza."
Também, para entender no Mishná, "Em Pessach, ele é julgado pelas colheitas do grão e em Atzeret [oitavo dia de Sucot] pelos frutos da árvore. Rabi Yehuda disse em nome de Rabi Akiva, 'Por que disse na Torá, 'Trazei ante mim colheita em Pessach, para que vossas colheitas nos campos sejam abençoadas?’’ Também, por que disse na Torá, 'Trazei duas carcaças de pão ante Mim em Atzeret para que vossos frutos da árvore sejam abençoados’” (Rosh Hashaná 16). Devemos entender a conexão entre as duas carcaças de pão, que é o trigo, dos grãos da terra, com os frutos da árvore.
RASHI trás duas interpretações: “As duas carcaças de pão são pretendidas para os frutos da árvore porque elas permitem trazer o primeiro fruto, pois é proibido trazer o primeiro fruto antes de Atzeret. Eu escutei que Rabi Yehuda pensa que esta era a regra, como foi dito (Sanhedrin 70), ‘A árvore que Adam HaRishon comeu era trigo [soletrado aqui como "pecado"].’ Aqui, no Sinédrio, Rabi Yehuda disse, ‘A árvore que Adam HaRishon comeu era trigo, pois uma criança não diz 'Papai' ou 'Mamãe' até que ela prove o sabor do grão.’”
Poderíamos questionar, uma vez que há cinco tipos de grão, qual é a prova de que foi especificamente trigo? Também, por que é a colheita dos campos abençoada pelo feixe, que é comida animal? E também, por quê especificamente com duas carcaças de pão, que é comida humana e qual a conexão entre o trigo e os frutos da árvore?
Primeiro precisamos explicar quem é o homem, que ele é a vontade de receber e da necessidade de Dvekut [adesão].
Está explicado no Zohar (Bo, Item 166) que a massa lêveda e o fermentado são um grau e todos são um. Outra autoridade são os ministros designados sobre o resto das nações. Nós lhe chamamos a "inclinação do mal." Disse o Criador, "Todos esses anos estiveste em outra autoridade e serviste a um povo diferente. Daqui em diante és livre, 'Mas no primeiro dia removerás a levedura das tuas casas.'"
Nós devemos interpretar. . . a vontade de receber é o ministro do Egipto. Em Pessach, vós fostes salvos e emergistes dessa autoridade e chegaste à autoridade do desejo de doar. Isto é considerado estar na autoridade do Criador, que o Criador é o Dador e vós sois liberados do governo da vontade de receber.
Um Matzá é chamado "pão da pobreza," como diz o Zohar, desde então a lua está em diminuição. Qual é a razão para a lua estar em diminuição? Isso é porque eles não estavam descobertos e o sinal sagrado não era evidente. Isto assim é pois nesse tempo, havia somente a circuncisão e a circuncisão é relativa a "E tu circuncidarás o teu prepúcio," ou seja cortar, que é a remoção da vontade de receber quando eles se tornaram livres da vontade de receber e estavam no domínio do desejo de doar.
A Torá é chamada "receber em prol de doar." Isto é chamado "remover," que é Parah-Yod-Hey [O Criador descoberto]. Isto são os Mochin, a luz da Torá. Este é o sentido daquilo que nossos sábios disseram, "Não há nenhum que seja pobre senão em Daat [razão/conhecimento], senão somente quando o Daat [conhecimento/razão] da Torá é revelado, que é chamado "pão rico," ou seja a comida dos prósperos.
Nesse tempo, ele é considerado "contente com sua quota," como é explicado (Mishná Avot 6:1), “Aquele que aprende Torá Lishma [em Seu nome] é recompensado com muitas coisas e o mundo inteiro se torna vantajoso para ele.”
Antes que um seja recompensado com a Torá, embora ele tenha assumido sobre si mesmo a qualidade do reino dos céus, que é o governo do Criador, ou seja, doar, enquanto ele não tiver a visão da Torá, nesse tempo ele é chamado de "animal sagrado," que é considerado Malchut, que é Eretz [terra/solo], como está escrito no Zohar, “No princípio Deus criou os céus e a terra." Terra é chamada "Torá" e Eretz é chamada “fé.”
Assim, em Pessach, quando havia somente o corte e eles foram recompensados com emergirem da autoridade do Egipto, eles entraram no grau de "animal sagrado." Assim, eles trazem a colheita da cevada, que é comida animal. Com isto, as colheitas do campo são abençoadas, pois um campo é Malchut, como em "Um campo que o Senhor abençoou."
Através dos frutos da colheita durante as sete semanas, nós somos recompensados com a recepção da Torá, que é recepção em prol de doar. Nesse tempo, ele é chamado "homem" pois ele já tem o Daat [conhecimento/razão] da Torá, chamado "céus" e a Torá é considerada "a árvore da vida" e o homem é chamado "uma árvore do campo." Assim, duas carcaças de pão são oferecidas do trigo, que é "comida humana.” Com isto, os frutos da árvore são abençoados, implícito no facto de que eles são abençoados com a Torá.
Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash)