VaEra Tav-Shin-Tet-Vav, Janeiro 1955
“E falou Deus para Moisés e lhe disse, 'Eu sou o Senhor.’”
Devemos entender o que significa esta declaração para nós. Parece referir-se à questão de Moisés que foi dita no fim da porção, Shemot [Êxodo 5:23], onde está escrito, "Sempre que fui ao Faraó para falar em Teu nome, ele prejudicou este povo e Tu não salvaste Teu povo de todo.”
A questão de Moisés foi que quando ele lhes disse que tinham de trabalhar em Lishmá [em Seu nome], todos pensavam que seu trabalho seria mais intenso e com maior força, mas a verdade era o contrário, eles enfraqueceram no trabalho.
Como resultado, eles clamaram para Moisés, "Que bem nos fizeste quando nos prometeste que sairíamos do exílio no Egipto, ou seja que nossa mente estava no exílio e que pelo caminho que nos estás a dar, trabalhando em Lishmá, seríamos libertos da escravidão do corpo, chamado 'Faraó'? Na verdade, nós não temos qualquer motivação! Portanto, nossa mente é que não conseguimos receber a tua meta sublime.”
Para isto veio a resposta, “E falou Deus para Moisés." Deus é natureza. No que diz respeito à natureza, vocês estão correctos ao não terem o combustível para continuarem o vosso trabalho. "E disse para ele, 'Eu sou o Senhor.'" O Criador é a qualidade de misericórdia e pela Sua misericórdia eles conseguem derivar forças e combustível acima da natureza e acima da razão e com isto eles não podem mais argumentar porque todos os argumentos que a pessoa pode fazer são somente onde a razão o afirma. Mas acima da razão, qualquer coisa pode acontecer, porquanto devemos aumentar a fé de que o Criador nos pode ajudar acima da natureza.
De facto, é impossível receber alguma coisa acima da natureza antes que a pessoa decida que isto não pode acontecer dentro da natureza. Somente depois da pessoa desesperar da natureza pode ela pedir ajuda do alto, para lhe ser dada ajuda acima da natureza.
Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash)