Artigo Nº 46, Tav-Shin-Nun, 1989/90
1) Acreditar que há um Zelador no mundo.
2) Saber que a fé é de importância inferior, todavia ele escolhe percorrer este caminho.
3) Sua fé deve ser numa conduta de doação e não em prol de receber.
4) Quando atribuindo a obra ao Criador, ele deve acreditar que o Criador aceita nosso trabalho, independentemente de como o trabalho aparenta.
5) Há dois discernimentos a fazer em relação à fé acima da razão: 1) Ele avança acima da razão porque não tem escolha. 2) Até se lhe fosse dada razão e ele não tivesse mais de avançar acima da razão, ele ainda assim escolheria percorrer o caminho de acima da razão.
6) A pessoa deve saber que quando o seu trabalho é em amor próprio, após todos os sucessos que a pessoa descreve para si mesma que ela pode alcançar, ela será capaz somente de se beneficiar a si mesma. Inversamente, com o amor pelo o Criador, ela beneficia o público geral.
7) Nós devemos dar graças e louvor pelo passado porque disto depende o futuro. Ou seja, na medida que damos graças, a essa medida valorizamos tudo aquilo que recebemos do alto e sabemos como preservar a ajuda que recebemos do alto de modo a não perdê-la.
8) O cerne do trabalho é caminhar na linha direita, ou seja na plenitude. Isto é, qualquer a percepção que tenhamos da espiritualidade, devemos ficar felizes que o Criador nos tenha dado um pensamento e desejo de fazer alguma coisa na espiritualidade.
9) Devemos também caminhar na linha esquerda. Mas para isto, meia hora por dia é suficiente, ou seja calcular quanto ele prefere o amor pelo Criador acima do amor próprio. Na medida que ele vê as carências, ele vai orar para que o Criador o aproxime verdadeiramente, pois especificamente em duas linhas pode a pessoa avançar.
Nós devemos fazer três discernimentos na ordem do trabalho (O Fruto de um Sábio, Vol. 1, p 115):
1) Desejar complementar a sua alma e devolvê-la à sua raiz. Isto é chamado "a qualidade de Israel."
2) Entender os caminhos do Criador e os segredos da Torá, pois "Aquele que não sabe o mandamento do superior, como O servirá ele?" Isto é considerado a Torá.
3) Desejar alcançar o Criador, ou seja se apegar a Ele com completo reconhecimento, que é considerado o Criador.
É melhor procurar o mandamento do superior, que é a linha média.