“‘Eles tomarão o cordeiro para si mesmos, segundo os agregados de seus pais.’ Falou o Criador, 'Vós fazeis a acção em baixo e Eu quebrarei a sua força do alto. E tal como vós os fazeis arder no fogo, como está escrito, 'Mas se ostentam com o fogo,' também Eu, os levarei pelo fogo do alto, num rio de fogo’” (Bo, Item 162).
Precisamos de entender por que o Criador precisa do trabalho de baixo e qual é o sentido de quebrar e queimar o poder das Klipot [cascas/peles] do alto, qual é o poder do Sitra Achra [outro lado].
Devemos também entender o que está escrito, "Israel não saíram do Egipto até que o governo de todos seus ministros tivesse sido quebrado no alto e Israel abandonaram do seu domínio e chegaram ao domínio da santidade superior no Criador e se ataram a Ele, como está escrito, 'Pois os filhos de Israel são Meus; eles são Meus servos.' Qual é a razão de 'eles são Meus servos'? Será que, 'Eu trouxe [a eles] para fora da terra do Egipto'; Eu os trouxe para fora da outra autoridade e os trouxe para Minha autoridade.”
Para entender tudo o citado, é sabido que o propósito da criação é fazer o bem às Suas criações. Para este propósito, um desejo de receber prazer foi impresso dentro do homem e este poder controla a pessoa. É por isso que a inclinação do mal é chamada "rei," uma vez que ela controla com este poder, ou seja dando prazeres ao homem e por causa deles a pessoa se torna escravizada a ela e é como uma escrava, enquanto que a inclinação do mal é o rei.
Este poder de dar prazer é o governo da inclinação do mal e o homem está em exílio sob seu governo. Mas quando ela nada tenha para dar à pessoa, ela não tem qualquer controle sobre a pessoa. Também, se o homem pudesse abdicar dos seus prazeres, ele também não ficaria escravizado a ela.
Portanto, no exílio do Egipto, quando Faraó outorgou seus prazeres sobre eles, eles ficaram escravizados a Faraó e não conseguiam emergir do exílio. Mas depois de agirem, ou seja despertarem para emergir do exílio, uma vez que esta acção é considerada escolher, o Criador quebrou os seus poderes no alto, ou seja retirou dele os prazeres com os quais ele escravizava o povo de Israel. Quando ele nada tem para dar, isso é considerado que o Criador quebra o seu poder e o queima no rio de fogo. Ou seja, Ele pegou dele toda a sua influência.
Sucede-se que o Sitra Achra [outro lado] nada tem com o qual controlar a pessoa. Por esta razão, eles conseguiram emergir do exílio. Nessa altura, eles entraram no domínio de Kedushá [santidade], ou seja começaram a sentir um bom sabor no poder da doação. Sucede-se que eles se tornaram servos da Kedushá.
Assim, aquilo que controla a pessoa é o prazer e um escravo é aquele que é escravizado ao prazer. Quando o prazer das pessoas vem da recepção, elas são chamadas "servos de Faraó." Mas se o prazer vem da doação, elas são chamadas "servas do Criador." Mas sem prazer, é impossível existir.
A pessoa não consegue quebrar o prazer. Somente o Criador o consegue quebrar retirando dele a abundância para que ele nada tenha para dar às criaturas. Isto é chamado "quebrar o poder do Sitra Achra.” Tudo aquilo que a pessoa precisa é descobrir que ela quer a força de doação e pedir ao Criador que lhe dê essa força. Isto é chamado "escolha" da parte do homem e somente isto é considerado um “despertar de baixo.”
Baruch Shalom HaLevi Ashlag (O Rabash)