Eu ouvi
Goren (celeiro) significa a diminuição das boas ações, quando uma pessoa sente-se principalmente Gronot (em hebraico: gargantas; soa como Ger'onot – deficiências) com o Criador. Por isso, ele diminui as boas ações. E depois ele chega a um estado de Yekev (vinícola), que é o significado de “E aquele que blasfemar o nome do Senhor”.
Sukot é considerado alegria, considerado “Gevurot alegria”, que é o arrependimento por amor, quando se tornam os pecados como méritos para ele, e até o celeiro e adega estão admitidos em Kedushá (santidade). Este é o sentido primário de discernimento de Sukot sendo Isaac, mas que todo mundo está incluído nele (e a Páscoa é considerada amor, que é a direita). Este é o significado de “Avraham gerou Isaac.”
Isso ocorre porque a questão do pai e filho é causa e consequência, a razão e o resultado. Se não tivesse havido o discernimento de Avraham em primeiro lugar, que é da direita, não poderia haver o discernimento de Isaac, que é da esquerda. Pelo contrário, a esquerda está integrada na direita, como em “Pois Tu és nosso Pai”.
Avraham disse, “vai ser destruído sob a santidade do Seu Nome.” Jacó também disse que isso significa que os pecados serão destruídos acima da santidade do Seu Nome. E se continua assim, então há uma quebra no meio. Em outras palavras, os pecados de todo o Israel é como uma quebra na Kedushá (santidade).
Isaac, entretanto, disse, “metade de mim e a outra metade acima de você”, que significa a parte dos pecados e da parte das Mitzvot, isto é, que os dois vão entrar Kedushá. E isso pode ser por fora o arrependimento do amor, quando os pecados se tornam como méritos para ele. Nesse estado, há uma quebra, como está escrito, “sem quebra e sem contestação ...”, mas tudo deve ser corrigido para Kedushá.
Este é o significado das palavras de nossos sábios. Grandes são os excrementos e as mulas de Isaac do que o dinheiro e ouro de Abimeleque. Grande “Dung é algo inferior, sem valor, o que significa que eles consideram a servidão dele como esterco. E depois chega um estado de separação. Porque ele não aprecia o seu trabalho, ele cai em separação. E isso é chamado de “esterco e mulas de Isaque.” E desde Isaac corrigiu tudo sob a forma de o arrependimento por amor, e seus pecados se tornaram como méritos, os lucros que tinham chegado a ele através de seus excrementos e mulas são superiores ao dinheiro e ouro de Abimeleque”.
Seu Késef (dinheiro) significa Kissufim (ansia) pelo o Criador, e Zahav (ouro) significa Ze Hav (dar isto), relativa ao desejo pela Torá, ou seja, para atingir a Torá. E como Isaac corrigiu tudo, ou seja, alcançou o arrependimento pelo amor, os pecados, também, foram considerados méritos para ele. E então ele é muito rico, em qualquer caso, desde que mantendo as Mitzvot, não é mais do que 613 Mitzvot, mas os pecados e as transgressões são infinitos. Por isso, Isaac tornou-se rico, como está escrito, “e ele encontrou uma centena de portas.” Isto significa que ele tinha cem por cento em Kedushá, sem nenhum desperdício, uma vez que o desperdício, também, foi corrigido por ele.
Por isso, a palha da Suká é feita de resíduos do celeiro e adega. (E você pode dizer que os nossos sábios disseram que Moisés ficou rico a partir do desperdício). Assim, Sukot é primariamente tem seu nome com referência a Isaac, que é o contentamento Gevurot, e Sukot tem o nome com referência a Moisés, também.
Shamati 97, Rav Yehuda Ashlag