Eu ouvi na véspera de Sukot, dentro da Suká, 1942
Um celeiro é Dinim (julgamentos) masculinos, como em “escondidos e não contaminados”, quando ele sente que ele está em um estado de Goren (celeiro), ou seja, Ger (estranho) no trabalho.
A adega é Dinim feminino, como em “escondidos e contaminados”. Yekev (vinícola) é considerada Nekev (forâmen).
E existem dois tipos de Sukot: 1) as nuvens de glória e 2) desperdício de celeiro e adega.
Uma nuvem é considerada a ocultação, quando se sente a dissimulação sobre os Kedushá (santidade). Se uma pessoa supera a nuvem, ou seja, a ocultação que se sente, se é assim atribuída nuvens de glória. Isto é chamado de homem de Ima, e aplica-se durante os seis mil anos. É considerado um segredo que ainda não se tornou uma natureza, chamado “literal”.
E o desperdício de celeiro e adega são chamados de “literal e natureza”, que é considerado MAN de Malchút, erguido especificamente por meio da fé, chamado de “despertar a partir de baixo”.
E MAN de Ima é considerado um despertar de cima, que não é percebido como a natureza. Isto significa que com respeito à natureza, quando não está pronta para receber a abundância, ele não recebe nenhuma doação.
No entanto, a partir da perspectiva do despertar de Cima, que está acima da natureza, a Luz é, na verdade serviu para os inferiores, por meio de “Eu sou o Senhor, que habita com eles no meio das suas imundícias,” como é escrito no Zohar Sagrado “, ainda que ele tenha pecado, é como se ele não pecou em tudo.”
No entanto, com um despertar a partir de baixo, a luz não é dispensada. Pelo contrário, precisamente quando se é qualificado, por natureza, o que significa por si mesmo, isso é chamado de MAN de Nukvá, que ele pode corrigir através da fé. Isso é chamado de “por si mesmo”, considerado o sétimo milênio, chamado “e a pessoa está arruinada”, o que significa que “ela não tem nada de si mesma”, considerado Malchút. Quando isso é corrigido, a pessoa é premiada com o décimo milênio, que é GAR.
Essa alma é encontrada em uma das dez gerações. No entanto, há o discernimento do sétimo milênio, a partir da perspectiva dos seis mil anos, chamado de “especial”, como o geral e o particular são sempre iguais. Mas isso é considerado MAN de Ima, chamado de “nuvens de glória”.
E o objetivo do trabalho é no literal e natural, uma vez que neste trabalho não tem mais espaço para cair mais para baixo, pois ele já é colocado no chão. Isto é assim porque ele não precisa de grandeza, porque para ele é sempre como uma coisa nova.
Isso significa que ele trabalha sempre como se tivesse começado a trabalhar agora. E ele trabalha sob a forma de aceitação do encargo do Reino dos Céus acima da razão. A base sobre a qual ele construiu o fim do trabalho foi na forma mais baixa, e tudo isso foi acima da razão. Somente aquele que é um tolo real pode ser tão baixa como proceder, sem qualquer base para estabelecer a fé de alguém, literalmente, sem nenhum apoio.
Além disso, ele aceita esse trabalho com grande alegria, como se ele tivesse conhecimento real e visão da qual se estabelece a certeza da fé. E para que a medida exata da razão acima, a medida que o muito como se ele tivesse razão. Assim, se ele persistir nesse caminho, ele nunca pode cair. Ao contrário, ele pode estar sempre em alegria, por acreditar que ele está servindo um grande rei.
Este é o significado do verso, “O cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás no crepúsculo. De acordo com os manjares da manhã, e de acordo com a oferta de libação. “Isto significa que a alegria que ele tinha quando estava sacrificando seu sacrifício, quando era uma manhã para ele, como de manhã é chamada de” luz “, significando que a luz da Torá foi brilhante para ele com clareza absoluta. Na mesma alegria que ele estava fazendo o seu sacrifício, ou seja, seu trabalho, embora para ele era como à noite.
Isso significa que mesmo que ele não tinha nenhuma clareza na Torá e do trabalho, ele ainda fez tudo de bom grado, uma vez que ele trabalhou acima da razão. Por isso, ele não podia medir a partir do qual o estado do Criador deriva mais contentamento.
Este é o significado de Shimon Ben Menasia pregando Rabi “um tipo de matéria.” Matéria meio sem razão e conhecimento. “Uma orelha que ouviram no Monte Sinai não vão roubar.” Isto significa não receber nada por si mesmo, mas assumindo o ônus do Reino dos Céus sem Gadlút (grandeza), mas inteiramente acima da razão. E ele entrou e roubou alguma iluminação para si mesmo, ou seja, ele disse: “Agora eu posso ser um servo do Senhor, porque eu já tenho razão e do conhecimento no trabalho, e eu entendo que vale a pena ser servo do Criador.” E agora eu já não preciso de fé acima da razão. “
Ele nos diz sobre isso “, e ele foi vendido para o tribunal.” Tribunal “refere-se a razão do homem e do conhecimento, que julgam as ações de uma pessoa, quer sejam ou não vale a pena. “Vendido” significa que ele se tornou um estranho no trabalho de Deus, que a mente entra e pergunta-lhe a pergunta conhecida: “O que quer dizer que por este serviço?” E isso só vem a partir do ângulo de roubo, tendo recebido algum apoio para o discernimento da fé. Por isso, ele vem e quer cancelar o apoio com suas perguntas. Mas isto é só para “seis”, que significa “ele foi vendido por seis anos”, considerou Dinim masculino.
Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor ... Eu não vou sair livre, significando que ele não quer ir de graça, sem Mitzvot, a correção é “seu mestre deve trazê-lo”, ou seja o Senhor, “para a porta, ou até a porta pós-”, que significa dar-lhe o bloqueio sobre a recepção do Reino dos Céus. E “seu senhor lhe furará a orelha”, significando que sua orelha é furada. Isto significa que um outro furo é feito nele, então ele vai ser capaz de ouvir mais uma vez o que tinha ouvido no Monte Sinai: “não roubarás”, “e ele o servirá para sempre verdadeiramente.” Isto porque, em seguida, ele torna-se um servo do Criador.
Sukot é a residência temporária. Isso significa que quem já recebeu residência permanente e não tem mais nada para fazer, como acontece com a questão dos primeiros a contar as iniquidades, o conselho é deixar de residência temporária, como quando ele estava em seu caminho para a casa de Deus, antes que ele chegou à residência permanente.” Naquela época, ele constantemente necessários para atingir o Palácio de Deus, e ele tinha convidados, quando seu trabalho foi na forma de “um visitante de passagem.”
E agora ele pode estender a partir do trabalho passado, quando ele estava sempre agradecido e louvando o Criador, sempre aproximando-se, e a partir do qual ele tinha alegria. E agora, em Sukot, ele pode estender a alegria que ele tinha, então, e este é o significado de residência temporária. É por isso que eles disseram, “deixar a residência permanente e moram em residência temporária.”
O estudo não é o mais importante, mas o ato. Isto significa que um ato é como uma substância. Rabi Shimon Ben Menasia estava pregando “um tipo de matéria,” que o ato é o mais importante, e a mente não é senão uma espécie de espelho.
No entanto, o ato é considerado vivo, e a mente é considerada a falar. O fato é que, se houver totalidade no ato, o ato é tão grande que ela traz consigo o espírito da Torá. E o espírito da Torá é chamado de “falar”.
Shamati 96, Rav Yehuda Ashlag