Eu ouvi durante a refeição de Shavuot, Maio de 1947, Tel
Aviv
“Um sábio chega a cidade. “O Criador é chamado de “Sábio”, Ele
chega a cidade, pois, em Shavuot (Pentecostes) Ele se mostra para o
mundo.”
Diz o preguiçoso: “Há um leão no caminho.”; “Talvez o Sábio não
esteja em sua casa?”; “Talvez a porta esteja trancada?”. Nossos sábios dizem
que a verdade é que, “se você trabalhou e não encontrou, não acredite.” Logo,
se perceber que não encontraste a proximidade com o Criador, é porque não
trabalhaste o suficiente. “É por isso que, o versículo o chama de “preguiçoso”.
E qual é a razão para não trabalhar, se está buscando a
proximidade com o Criador? Por que ele não quer fazer um esforço? Afinal, se
desejamos obter algo na vida corpórea, não será possível obtê-la sem trabalho.
Na verdade, ele quer trabalhar, e o problema não é dizer que: “Há um leão no
caminho.”, pois, o verdadeiro significado de Sitra Achra, como está
escrito é: “como um leão nos esconderijos.”. Isto significa que, aquele que
começa o caminho do Criador encontra o leão e aqueles que falham no trabalho
não podem se recuperar.
Por isso, ele tem medo de começar, pois, “quem poderá vencê-lo?”.
Então lhe é dito, “Não há nenhum leão no caminho.”, isto significa que, “Não há
ninguém além Dele.”, é desta forma que está escrito. Isto ocorre porque não há
nenhuma outra força além do Criador, de acordo com o ditado, “e Deus assim o
fez, que os homens temam diante Dele”.
E logo ele encontra outra desculpa: “Talvez o Sábio não esteja em
casa?” Sua casa é Nukvá, a Santa Shechiná (Divindade). “Sendo
assim, ele não pode saber ao certo se está andando no caminho da Kedushá (Santidade).”
É por isso que se diz que talvez o Sábio, ou seja, o
Criador, não está em sua casa. Isto equivale a dizer que, esta não é Sua casa,
e não é da Kedushá. Assim, como ele pode saber se está avançando através
da Kedushá? Então, é dito: “O Sábio está em Sua casa.”, isto é: “Sua
alma deve ensiná-lo.”, e é desta forma que saberá que ele está avançando em Kedushá.
Então
ele diz: “Talvez a porta esteja trancada, e será impossível entrar.”, pois,
como se diz: “nem todos aqueles que desejam ter o Criador hão de vir a tê-Lo?”.
Então é dito a ele: A porta não está trancada.”. Afinal de contas, podemos ver
que muitas pessoas têm sido recompensadas e aceitas no palácio do Rei.
E
então ele contesta: “De qualquer maneira, eu não irei.”. Isto significa que, se
ele é preguiçoso e não quer trabalhar, torna-se argumentativo e caprichoso para
elaborar todo tipo de argumento, pensa que estão apenas dificultando seu
trabalho.
Mas, na verdade, aquele
que deseja trabalhar tem a visão oposta ao do preguiçoso. Ele vê que muitos
conseguiram. E aqueles que não querem trabalhar percebem que há pessoas que não
tiveram sucesso. E mesmo que não obtiveram o sucesso, é porque descobriram que
não quiseram trabalhar. Mas desde que é um preguiçoso e só quer justificar suas
ações, ele prega como um sábio. Na verdade, as responsabilidades da Torá e das Mitzvot
devem ser aceitas sem argumentos e queixas, só assim ele terá êxito.
Shamati 126