Eu ouvi
Panim be Achor (heb: Face a Costas).
Panim significa receber Shefá (heb: Bonus, abundância) ou a
concessão de Shefá.
A negação do descrito acima é chamado Achoraim: não receber
ou dar.
Portanto, no início das obras, um está em um estado de Achor be
Achor (costas a costas), porque ele ainda tem o desejo do vaso de receber.
Se estender Shefá dentro destes Kelim (heb: vasos), pode manchar
e prejudicar a Luz; considerada uma qualidade oposta. Isso acontece porque as
luzes surgem a partir da raiz, e a raiz só doa.
Por esta razão, usam o menor Kelim de Ima, chamado Achoraim,
significando que não desejam receber, para não manchar e degradar (a Luz). O
Emissor não doa, pela mesma razão que acabamos de mencionar, isto quer dizer,
que as luzes estão guardadas para que os inferiores
não as manchem. Por essa razão que é chamado de Achor be Achor (costas a
costas).
Para explicar
o que está escrito em várias partes, que afirmam que “sempre que há uma
deficiência, há uma aspiração para Klipá”, pode-se dizer que a razão
para tal afirmação é o fato de que este local ainda não está livre de Aviut.
Caso contrário, a luz brilharia e iluminaria em sua plenitude e perfeição, como
a Luz Superior que nunca para. Se há um lugar corrigido com uma Massach,
a Luz é atraída imediatamente. E uma vez que há uma falta, uma deficiência,
onde a luz de cima fica ausente, há certamente uma percepção de Aviut (heb:
Espessura, eu quero receber), que se encontra em todo o desejo de receber.
Shamati 80