Eu ouvi em 15 de Kislev, no Shabat
Na oração Shemonê Esrei (Dezoito) diz: “para ouvir a oração
de todas as bocas do teu povo, Israel, com misericórdia.” No começo isso parece
contraditório, porque se diz “para você ouvir a oração de todas as bocas”, e
isso sugere que mesmo uma boca indigna é ouvida por Ele. Está escrito “todas as
bocas”, porque se refere incluindo aos indignos. Então ele diz: “Seu povo,
Israel, com misericórdia,” e isso se refere especificamente a uma oração que
está em Chésed (Misericórdia). Porque de outra forma não será ouvido.
O fato é que precisamos entender que todo o peso que é percebido
no Trabalho de Deus, é por causa da oposição manifestada em cada passo. Por
exemplo, há uma regra que diz que um homem deve ser humilde. Mas se seguirmos
este caminho, dizem os nossos sábios: “Seja muito, muito humilde”, mas isso não
significa necessariamente que deva ser uma regra. Isso é porque se sabe que a
pessoa deve ir contra o mundo inteiro, e não ficar anulada pela proliferação de
opiniões que abundam em todo o mundo; como está escrito: “E seu coração foi
levantado nos caminhos do Senhor.” Portanto, essa regra não é (verdadeiramente)
uma regra que pode ser considerada completa.
E
se tomamos o caminho oposto, o caminho do orgulho, isso também é ruim, porque
“para quem se orgulha”, disse o Criador, “ele e Eu não podemos viver na mesma
morada.” E vemos o oposto no que diz respeito ao sofrimento. Se o Criador envia
sofrimento a uma pessoa, e devemos acreditar que o Criador é benevolente, então
o sofrimento que Ele enviou deve ser necessariamente benéfico para essa pessoa.
Daí, por que rezar ao Criador para nos libertar de todo sofrimento?
E
quanto ao sofrimento, devemos saber que ele só vem para corrigir-nos para nos
habilitar a receber a Luz do Criador. O papel do sofrimento consiste somente em
limpar e purificar o corpo, como nossos sábios disseram: “Do mesmo modo que o
sal suaviza a carne, o sofrimento limpa o corpo”. Em relação à oração, fizeram
a correção que deveria no lugar de sofrimento. Portanto, vemos que a oração
também purifica o corpo.
No
entanto, “uma oração” representa “o caminho da Tora”. Assim, a oração é mais
eficaz que o sofrimento para suavizar o corpo. Por tal motivo, é uma Mitsvá (preceito)
rezar pelo sofrimento, mesmo que isso resulta em benefício adicional para o
indivíduo e para todos em geral.
Devido
a isso, esse estado de oposição, leva a pessoa a ter uma sensação de peso e faz
cessar o trabalho de Deus; e sente que ele não pode continuar o seu Trabalho, e
sente-se muito mal. Parece ser indigno de assumir a “carga do reino dos Céus”,
como um boi com sua carga e como um burro com seu peso”. Assim, nesse momento
se é chamado de “não desejado”.
No
entanto, a sua única intenção é aumentar sua fé, chamada Malchút, ou
seja, elevar a Shechiná (Divindade) do pó. Seu propósito é glorificar
Seu nome no mundo, a sua grandeza, para que a Sagrada Shechiná não adote
a forma de “pobreza e escassez”. Assim, o Criador ouve “a oração de toda a
boca, mesmo de quem não é tão digno Dele, e ainda se sinta longe do Trabalho de
Deus”.
Isto
é o que significa a frase: “Você ouvirá a oração de toda a boca”. Quando é que
ele ouve todas as bocas? Quando o povo de Israel, reza com misericórdia,
simples misericórdia, isto é, quando se reza para elevar a Divindade do pó,
para receber a fé.
Isto é como alguém que não comeu por três dias, e então pede
a outra pessoa para lhe dar algo para comer. Resulta que ele não está pedindo
qualquer luxuria ou qualquer coisa superficial, mas está simplesmente pedindo
para ser dado algo para reavivar a sua alma.
Da
mesma forma, no Trabalho de Deus, quando você está entre o céu e a terra, não
está pedindo nada redundante do Criador, mas somente a luz da fé; está pedindo
ao Criador que lhe abra os olhos para que possa assumir o discernimento da fé.
Isso é chamado de “elevar a divindade do pó”. E essa oração é aceita de “toda a
boca”. Assim, em qualquer estado em que uma pessoa está, se perguntado para
reavivar a sua alma com fé, essa oração será aceita.
E isso é
chamado de “com misericórdia” quando a oração merece a compaixão lá de Cima
para que ela possa manter sua vitalidade. E a este, é o significado daquilo que
está escrito no Zohar, dizendo que a oração dos pobres é imediatamente
aceita. Isso ocorre porque quando é para a Sagrada Shechiná, é
imediatamente aceita.
Shamati 113