1-2) O que é a ocultação do livro?
Rabi Shimon diz, “Cinco capítulos estão incluídos no grande
palácio e preenchem a terra inteira. Rabi Yehuda disse, “Se estes incluírem toda a sabedoria, então são melhores que todos e não precisam de aprender mais.”
Disse Rabi Shimon, “Assim é para aquele que entra em sabedoria e sai dela em
paz, ele vê a inclusão de toda a sabedoria. Mas aquele que não entrou em
sabedoria e saiu em paz assim não é, dado que aquele que entra no palácio da
sabedoria e e saiu de lá por haver um defeito não é considerado ter entrado e saído, pois ele não saiu de sua própria vontade. Em vez disso, ele foi expulso
de lá devido a um defeito. Mas aquele que não tem defeito e sai do palácio de
sua própria mente e vontade, é como aquele que entra e abandona sua própria
casa, ele pertence à família lá e a Divindade lhe mostra todos seus tesouros e
segredos e nada esconde dele. Ele é considerado ir e voltar.”
É como uma pessoa cuja casa era nas montanhas e que não conhecia
os habitantes da cidade. Ela semeou trigo e comeu o trigo como estava. Um dia
chegou ela à cidade e lhe foi dado bom pão. Esse homem disse, “Para que serve
isto?” Lhe foi dito, “Isso é pão para comer.” Ele comeu e achou-o muito
saboroso. Disse ele, “De que é isto feito?” Eles lhe disseram, “De trigo.”
Então lhe foram dados bolos feitos em óleo. Ele os provou e disse, “De que são
estes feitos?” Eles lhe disseram, “De trigo.” Então lhe foi dado um prato digno
de Reis, que é amassado em óleo e mel. Ele disse, “De que são estas feitas?”
Lhe foi dito, “De trigo.” Ele disse, “Certamente, sou o dono de tudo isso pois
eu como a essência de todos esses,” que é o trigo. Devido a essa visão ele não aprendeu a fazer
todas essas delícias e não conheceu as iguarias do mundo e elas foram perdidas
dele. Assim é aquele que tem o todo da sabedoria e não conhece todos os deliciosos
requintes que resultam desse todo.
39) Quando uma pessoa deseja estabelecer uma oração para seu
Mestre, seus lábios murmuram dessa maneira de baixo para cima, para elevar a
glória de seu Mestre ao lugar da poção do fundo poço, Bina. Então ela vai para
extrair dessa poção da corrente, Bina, de baixo para cima de cada grau
até ao último grau, Malchut,
para propagar donativos para todos de cima para baixo. Então deve ele atar um
nó através de tudo, para unificar todos os graus em Ein Sof, o nó da meta da fé e
todos seus desejos serão concretizados, quer os deseje do público ou os desejos
de um indivíduo.
40-43) A oração que um deve pedir ao seu Mestre é disposta de nove
maneiras:
1. Na ordem do alfabeto;
2. Ao mencionar as qualidades do Criador: Misericordioso, Gracioso e
assim por diante;
3. Nos nomes honrados do Criador: EKYEH, Yod-Hey, Yod-Hey-Vav, El, Elokim, HaVaYaH, Exércitos, Shadai, ADNI;
4. Nas dez Sefirot: Malchut, Yesod, Hod, Netzah, Tiféret, Gevurá, Chésed, Biná, Chochmá, Keter;
5. Ao mencionar os justos: os patriarcas, os profetas, os Reis;
6.Em cântico e louvor, nos quais há verdadeira recepção;
7. Acima deles, aquele que sabe como corrigir adequadamente
correcções para seu Mestre;
8. Ao saber como elevar de baixo para cima;
9. E aquele que sabe como propagar abundância de cima para baixo.
Em todas essas maneiras de oração, grande intenção é necessária.
E se ele direccionar adequadamente em todas estas nove maneiras de
oração, essa é uma pessoa que honra o nome do seu sagrado Mestre. Está escrito
sobre isso, “Pois Eu honrarei aqueles que Me honram e aqueles que Me desprezam
serão desprezados.” Eu o honrarei neste mundo ao manter e fazer todas suas
necessidades e todas as nações da terra verão que o nome do Senhor é evocado
sobre ele e o temerão. No mundo vindouro, ele será recompensado com ser pio, no
reino dos pios, embora ele não tenha lido na Torá suficientemente, mas por ter
sido recompensado com olhar para conhecer seu Mestre e nisso se direccionou
adequadamente.
Aquele que não sabe como unificar o Nome sagrado e atar o nó da
fé, para se propagar para o lugar que é necessário e para honrar o nome de seu
Mestre, é melhor que ele não tivesse nascido, especialmente se não direccionar
no Ámen. Por esta razão, qualquer um que sussurre com seus lábios com seu
coração limpo, com águas purificadoras, está escrito sobre ele, “E disse Deus,
‘Façamos o homem,’” para um homem que sabe como unir a similitude e a imagem
adequadamente, onde ZA é Tzelem[similitude]
e Nukva é a imagem.