Eu ouvi em 8 de Sivan, 15 de Junho de 1949
“Aquele que deleita-se no Shabat é dado um domínio
ilimitado, como se diz,” Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar
sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó “,
etc. Ao contrário de Avraham, de quem está escrito: 'Levanta-te,
percorre essa terra no seu comprimento “, etc. E não como Isaac, como está
escrito, “porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras,” mas como
Jacó, sobre o qual está escrito: “e te espalhará para o oeste, e para o leste,
e ao norte e ao sul” (Shabat, 118).
É difícil entender essa Gemará como ela é. Deveria
ser dado domínio ilimitado e o mundo todo a todos de Israel?
Devemos
começar com as palavras de nossos sábios: “No futuro, o Criador tirará o sol
fora de sua bainha e escurecerá. Os maus serão julgados por isso, e os justos
serão curados por ele, como está escrito, “Pois eis que vem o dia e arde como
fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem perversidade, serão como
restolho; e o dia surgirá, e os colocará em chamas, diz o Senhor dos Exércitos,
que não lhes deixará nem raiz nem ramo “, nem uma raiz neste mundo e nenhuma
ramificação no próximo mundo.” Os justos serão curados por isto, como está
escrito: “Mas para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça,
trazendo curas nas suas asas. 'E além disso, eles são purificados por ele” (Avoda
Zará (Idolatria), 3b).
E
nós precisamos entender o enigma dos sábios, o que significa o sol e o que
significa uma bainha, e de onde vem esse antagonismo. Além disso, o que
significa “nem uma raiz neste mundo nem uma ramificação no outro mundo”? E o
que significa “além disso”, eles são purificados por isto”? Ele deveria ter
dito, “curados e purificados por isto”, mas o que é “além disso” que ele falou?
Agora
podemos compreender as palavras de nossos sábios: “Israel contam com a lua e as
nações do mundo, com o sol” (Suká 29). Assim, a luz do sol é um codinome
para o conhecimento mais iluminado, como está escrito, “claro como o sol.” E as
nações do mundo, que não receberam a Torá e Mitzvot, como está escrito
que o Criador trouxe a luz para todas as nações e em todas as línguas, desde
que eles (as nações do mundo) não quiseram deliciar-se com a Luz da Torá,
considere “a lua”, que recebe a Luz Dele, que é a luz do sol, ou seja, a Luz
universal. Todavia, eles possuem a ânsia e o desejo de estudar e de conhecer o
seu Nome e Ele próprio.
Mas Israel conta com a Lua, que são a Torá e os Mitzvot,
onde a luz do sol está incorporada dentro deles. Assim, a Torá é a bainha do
Criador.
Está
escrito no Zohar que “a Torá e o Criador são um.” Isto significa que a
Luz do Criador está incorporada na Torá e nos Mitzvot, e Ele e a Sua
bainha são um. Assim, Israel conta com a Lua, para complementar-se na Torá e Mitzvot.
Portanto, eles também são naturalmente premiados pelo Criador. No entanto, uma
vez que as nações do mundo não mantêm a Torá e os Mitzvot, isto é, a
bainha, eles não possuem sequer a luz do sol.
Este
é o significado de “no futuro, Ele traz o sol para fora da bainha.” E eles
disseram: “Shechiná (Divindade) nos níveis mais baixos, uma necessidade
sublime.” Isto significa que o Criador almeja e anseia por ela.
Este
é o significado dos seis dias de trabalho, ou seja, o trabalho na Torá e nos Mitzvot,
uma vez que “O Senhor tem feito tudo para o Seu próprio propósito.” E até mesmo
o trabalho dos seis dias é ainda a obra de Deus, como está escrito: “Ele não
criou isto para ser um desperdício, Ele a formou para ser habitada.” É por isso
que é chamado “a bainha”.
E
o Shabat é a luz do sol, o dia de descanso na vida eterna. Isto é, ele
preparou o mundo em dois níveis: 1) que a Sua Divindade seria revelada através
da Torá e dos Mitzvot nos seis dias de trabalho; 2) que Ele será
revelado no mundo sem a Torá e os Mitzvot.
E este é o significado
de “em seu tempo, eu farei isso prontamente”. Recompensado – farei isto
prontamente, ou seja, através da Torá e Mitzvot. Não recompensado – em
seu tempo. Isso ocorre porque a evolução da criação, através do aumento do
sofrimento traz o fim e a salvação para a humanidade, até que o Senhor coloca
Sua Divindade nos níveis mais baixos. E isso é chamado de “em seu tempo,” a
evolução ao longo do tempo.
Shamati 125