Eu ouvi na noite de Purim, após a leitura da Meguilá,
03 de março de 1950
Quanto à alimentação dos Haman Tashim, ou seja Orelhas de Haman27, ele disse que desde que “o homem deve estar intoxicado no Purim
até que ele não possa distinguir entre o Haman mal e o abençoado Mordechai”,
comemos Pastéis Haman. Isto é assim para que possamos lembrar que Haman
não nos deu mais que pastéis****, os vasos, e não o interior. Isso
significa que só é possível receber os Kelim de Haman (vasos), e
não as Luzes, chamados de “interioridade.” Isto é assim porque os vasos de
recepção estão sob o domínio de Haman, e é disto que devemos ser
afastados.
No entanto, é impossível medir as Luzes com o Kelim de Haman.
Isso ocorre especificamente através do Kelim de Mordechai, que
são vasos de doação. Mas os vasos de recepção eram restritos. E isso é explicado no versículo: “Agora, Haman
disse no seu coração: ‘A quem o rei se agradaria em honrar além de mim?’”
Isso
é chamado de “uma verdadeira vontade de receber.” É por isso que ele disse
“deixemos que os trajes reais sejam trazidos os quais o rei costuma usar, e o
cavalo que o rei monta”, etc. Mas na verdade, os vasos de Haman,
chamados de “vasos de recepção”, não recebem nada por causa da Tzimtzum (restrição).
Tudo o que ele tem é um desejo e uma deficiência, ou seja, ele sabe o que
perguntar. É por isso que está escrito: “Então disse o rei a Haman:”
Apressa-te, toma a veste e o cavalo, como disseste, e faze assim para com Mordechai
o Judeu.”
Isso é chamado de “as Luzes de Haman nos vasos de Mordechai,” nos vasos de doação.
27 Um doce típico de Purim.
Shamati 229