Eu ouvi
Existem dois discernimentos do Shabat:
1) de Bereshit (heb. Gênesis, Início); 2) dos Seis Mil Anos. E a diferença
entre eles é esta: É sabido que existe a parada e o descanso. A parada é quando
não há mais nada para acrescentar. O repouso, por outro lado, provém da
palavra, “repouso” ou “pausa” o que significa que a pessoa está no meio de um
trabalho. E desde que ela não tem força para terminar esse trabalho, ela para e
descansa para recuperar-se, e depois ela termina com esse trabalho.
O Shabat de Bereshit implica que não
há nada mais a acrescentar. A isto chamamos “uma parada”. O Shabat dos
Seis Mil Anos é considerado “descanso”, através do qual a pessoa recebe forças
para continuar seu trabalho nos dias da semana.
Agora podemos compreender as palavras de
nossos sábios: “Shabat disse: 'Destes uma parceira a todos, mas não a
mim´” E o Criador respondeu: “Israel será tua esposa.” Aqui, uma esposa
refere-se a ZA. Se houver uma Nukvá, pode haver um Zivúg (Acoplamento,
Cópula); e do Zivúg vêm os filhos; ou seja, a renovação e as adições.
Nukvá representa uma deficiência. Se há uma
deficiência em algum lugar, há uma oportunidade para que essa deficiência seja
corrigida; e considera-se que todas as correções (das deficiências) foram
realizadas satisfatoriamente mediante a medida da Luz Superior, para dentro
do lugar que possuía essa deficiência. Mas conclui-se que, na realidade, não
havia deficiência alguma; a carência que, anteriormente, era considerada uma
deficiência, surgiu primeiro sob a forma de uma correção, para que, assim, a
Luz Superior pudesse fluir de Cima.
Isto é semelhante a alguém que
mergulha em algum assunto e se esforça por compreendê-lo. E quando ele apreende
o significado, descobre o contrário: já não sente o sofrimento que o afligia
quando ainda não compreendia o assunto. Pelo contrário, agora se alegra por sua
sorte. A alegria é medida pela medida do esforço realizado para compreender a
questão.
Assim, o tempo de investigar, que mencionamos, é chamado Nukvá,
uma deficiência. E quando a pessoa se une com a deficiência, dá à luz a descendência,
a renovação. Isto é o que o Shabat argumentou: “Como não há trabalho no Shabat,
não haverá descendência nem renovação.”
Shamati 124