13 de Fevereiro, 1966
Olá e tudo
de bom para o meu amigo, a quem eu amo como a minha própria alma,
Anseio ouvir
como as coisas estão contigo, tua saúde, teu sustento e como teus filhos estão
na escola. Não tenho novidades especiais e vou concluir minha carta com
palavras da Torá.
Está escrito
na porção semanal: “Seis dias deves trabalhar, mas no sétimo dia cesarás.” Isto
significa que o Shabat foi estabelecido para repousar e os dias de semana foram
estabelecidos para o trabalho. Isto é, devemos trabalhar e aquele que não
trabalhar durante os dias de semana não mantém, “Seis dias deves trabalhar.” O
que devem os sábios discípulos, cuja Torá é seu trabalho, fazer?
Devemos
interpretar isto pela conduta da ética, bem como explicar o sentido da ética.
Isto é, o que nos é exigido? Qual é o sentido de manter Torá e Mitzvot [mandamentos]?
De acordo com aquilo que interpretou Baal HaSulam, nos foram dados como remédio
pelos quais alcançar a meta que devemos concretizar.
Portanto,
primeiro devemos entender o propósito da criação, a razão pela qual viemos para
este mundo. É sabido dos sagrados livros que o propósito da criação é de fazer
o bem às Suas criações (e de acordo com a regra que a vaca quer amamentar mais
que o bezerro quer mamar). Então quem nos impede de receber o deleite e prazer
que o Criador nos quer dar?
Explicaram
eles que é em prol de evitar o pão da vergonha. Ou seja, aquele que recebe um
presente do seu amigo fica envergonhado dele. Portanto, em prol de um não ficar
envergonhado aquando da recepção do prazer, nos foram dados o trabalho na Torá
e Mitzvot, para que através do trabalho na Torá e Mitzvot sejamos
recompensados com receber a recompensa. Significa isto que assim que tenhamos
os adequados Kelim [vasos] para receber o prazer e abundância
do Criador de uma maneira que não há vergonha na recepção do prazer, nos será
dada a abundância e deleite do alto.
Agora vamos
entender o que acima questionamos. Nos foram dados seis dias para trabalhar
para qualificar osKelim para a recepção do prazer, que é chamado de
trabalho e o Shabat é a recepção do prazer e não a correcção dos Kelim.
É por isso que o Shabat é chamado Shvita[cessação/descanso] do
trabalho e todos os Kelim que foram preparados na véspera do
Shabat são preenchidos no Shabat, pois o Shabat é uma “similitude do mundo
vindouro.”
De acordo
com o citado vamos entender a ética na qual precisamos de nos envolver, ou seja
entender que precisamos do trabalho para nós próprios, em prol de receber o
deleite e prazer e o Criador nos ajudará..
Do teu amigo
que te deseja e a tua família abundantes bênçãos e sucesso, alegria e
contentamento,
Baruch
Shalom HaLevi Ashlag