1927, Londres
Ao meu estudante ... que sua vela
arda:
...A carta mencionada acima, que não
foi enviada no momento da sua escrita, eu agora vou lhe responder sobre isso.
Também responderei a sua última carta desde o início do mês, Adar Bet.
...Quanto à sua pergunta sobre NEHYM,
que eu não expliquei a direita, esquerda, e meio sobre eles, é também
porque pertence à qualidade de Ohr Chozêr [Luz Retornante], e já escrevi
a você que as qualidades de Ohr Chozêr precisam de todos os
esclarecimentos no meu livro.
Quantas vezes já comentei com você que
as qualidades espirituais nunca podem ser melhores do que as qualidades
corpóreas, no entanto, você insiste que não sente o gosto da servidão na
purificação.
Na minha opinião, qualquer lugar onde
há um desejo para a servidão já foi perdido lá ... do trabalho, desde que
atrasar o contentamento e a abundância arrastada é chamado de servidão, como
nossos sábios disseram, “Um servo deixado solto se sente confortável”.
Portanto, enquanto estiver amarrado sob o fardo da escravidão do seu mestre,
ele é chamado “um servo” e “servente”.
Veja no “Prefácio à Sabedoria da
Cabalá”, que a labuta e o esforço se estendem desde a Massach que atrasa
a Luz Superior, que ele almeja muito, enquanto a recompensa estende-se desde Ohr
Chozêr. Assim, Malchut retorna a ser Kéter e sai da servidão
para completar a redenção com simples Rachamim [misericórdia], que é Kéter.
É por isso que nossos sábios disseram,
“Um servo que não vale o pão para sua barriga [o pão que ele come]”, desde que Ohr
Chozêr é definida como NEHYM NEHY de ZA e Malchut que
faz Zivug de Haka’á, como é conhecido.
Se o servo valesse o pão da barriga
até Galgálta [sua cabeça], ele se redimiria. Mas ele vale apenas até sua
própria barriga, significando que sua intenção de atrasar não tem a dureza da Massach
em Bechiná Dálet, mas para receber. Segue-se que sua Massach que
atrasa também será um vaso de recepção, e não um Kli que atrasa, pela
qual Kéter irá, Deus proíba, tornar-se Malchut. Assim, só a
barriga é adicionada a Kéter, e o pão que ele come [pão da barriga
dele], portanto, permanece um escravo.
Todos esses discernimentos entre a Massach
de Kéter e a Massach da barriga chegam a ele por total e completa
repugnância dos vasos de recepção em seu próprio estômago, até mesmo o prazer
que se estende até a barriga por si só. Parece a ele como o prazer de uma
pessoa que coça e esfrega furúnculos (doença), que é um detestável prazer para
qualquer pessoa, porque o dano é óbvio.
Através da força detestável na
Natureza, uma segunda natureza é impressa nele, para realmente detestar os
prazeres de suas vísceras. Por isso, sua Massach é assistida pela força
de atraso como Bechiná Dálet que retorna a ser Kéter.
Mas o que devemos fazer para aqueles
que não são tão meticulosos sobre limpeza e coisas detestáveis, até mesmo em
sua primeira natureza corpórea? Devemos sentir muita pena deles porque de sua
perspectiva, eles já estão limpos, tendo chegado a detestar o que deve ser
odiado. No entanto, eles não podem discernir muito bem devido à natureza de sua
corporeidade que eles não estão fugindo tão cuidadosamente quanto deveriam
mesmo com coisas detestáveis corpóreas.
Isto responde à sua pergunta sobre
hipocrisia, pela qual você veio com o erro que o mundo foi criado para o
trabalho e o que é para mim uma recompensa, você inadvertidamente se enganou por
trabalho. Você deve corrigir-se antes de que eu vá para Jerusalém e mais ainda
antes de Pêssach [Páscoa].