11 de Maio, 1956,
Manchester
Para os amigos, que vivam muito:
Eu recebi as cartas de … e o resto
dos amigos estão ociosos na sua escrita, uma vez que pensam que não podem haver
quaisquer lucros da correspondência, pois duvidam que possam haver quaisquer
lucros da correspondência. Isto levanta a pergunta, “O que pode trazer lucros?”
Alguns pensam que já têm respostas para todas suas perguntas. Nesse caso, que
necessidade há de perguntas, pois as respostas já estão colocadas numa caixa
para eles e tudo o que precisam é fazer aquilo que já sabem.
Ou aquele que implica que ainda
precisa de corrigir suas más qualidades, então o que pretende ele dizer com
isso? Ele tenta me notificar que se arrepende disto dia e noite, ou seja que
para ele é como em, “E meu pecado está sempre perante mim,” ou seja que está
sempre incomodado e preocupado com isto e outras preocupações não o ocupam? Se
foi esta sua intenção, gosto muito dela.
Ainda assim, está escrito, “Uma
preocupação no coração de um deixai-o falar dela aos outros.” E uma vez que o
festival de Shavuot se está a aproximar e precisamos de muita preparação para
sermos recompensados com a entrega da Torá, trarei lá algumas palavras em nome
de meu pai.
Esta questão é trazida no artigo, “A Arvut”
(“Garantia Mútua”) estas são suas palavras, “Agora se obedecerem a Minha voz
certamente vós serão Minha virtude de entre todas as nações, pois toda a terra
é Minha e vós sereis um reino de sacerdotes e uma sagrada nação.” Eu não vou
elaborar sobre as perguntas, mas a coisa principal que aqui é explicada é que
através do povo de Israel, que são mais capazes que todas as nações para se
aproximarem do Criador, Ele então doará a abundância sobre o resto das nações.
Deste modo, sabei meus amigos que
uma vez que estivemos juntos com Baal HaSulam nós somos mais capazes de nos
aproximarmos do Criador, mas precisamos de escutar sua voz e manter sua
aliança, pois a voz do Ari vivo [Baal HaSulam] certamente não nos abandonará.
Tal como estivemos perto dele, ele certamente fala em nosso nome e sua voz é
escutada quando ele entra no lugar sagrado. Quando uma pessoa se aproxima de Kedusha (santidade),
sua voz é escutada e estamos certos de ter sucesso.
Este é o sentido de “Pelo bem de
meus irmãos e amigos direi Eu, ‘que a paz esteja em vós.’” Significa isto que
precisamente por causa da fraternidade e amizade “Falarei Eu paz.” Inversamente
eles falariam de disputas e contendas.
Os interpretes interpretaram que “Direi
Eu, et paz esteja em vós’” se referir a Jerusalém. Devemos entender de acordo
com nosso caminho. Jerusalém é chamada o
“coração do mundo” na alma, Jerusalém, é chamada o “coração do homem,” ou seja
o desejo do homem é chamado Jerusalém e há uma disputa lá, ou seja que os
desejos das nações do mundo, dos quais é feito o homem e há desejos de Israel e
cada um quer governar sobre o outro.
Sucede-se que dentro do coração,
chamado Jerusalém, desejos discutem e colidem uns com os outros e nessa altura
ninguém governa. Naturalmente ninguém consegue adquirir sua plenitude. Este é o
sentido daquilo que disse Rabba, “Eu vos rogo, não herdai o portão dos Infernos.
Isto é, há sofrimentos tanto dos ambos os desejos corpóreos como dos desejos
espirituais.
Isto se aplica a estudantes que
começam a entrar no trabalho do Criador. Uma vez que ninguém consegue demonstrar
sua força completa, pois eles são como vasos quebrados, ou deseja desejos que saíram da quebra, na qual centelhas de santidade foram misturadas chamadas
centelhas de doação dentro das Klipot [cascas] que são
chamadas “centelhas de recepção.”
Mas, “Pelo bem dos meus irmãos e
amigos,” isto é pois o propósito da criação foi fazer o bem às Suas criações o
lugar de ódio é desadequado para a luz do Criador, chamada “luz do amor,”
aparecer. “Direi Eu, ‘que a paz esteja em vós,” onde “em vós” significa dentro
do coração haverá paz. Tal como em, “O Criador deseja habitar nos inferiores,” ou seja estar com os inferiores em amor,
fraternidade e amizade, para os inferiores alcançarem a luz do Criador, como
está escrito, “Eu escutarei ao que Deus falará, pois Ele falará paz para Seu
povo e para Seus piedosos e não os deixes regressar à folia.”
Isto é quando escutamos a voz do
Criador a falar para o coração, como em “Aquele que vem para se purificar é
ajudado” isso foi interpretado no sagrado Zohar que ele é
ajudado por uma alma sagrada, ou seja que o coração escuta a voz do Criador e
então especificamente a voz da santidade recebe o governo sobre todos os
desejos, ou seja o desejo de doar. E naturalmente, não regressarão para a
folia, ou seja que ele não pecará novamente pois todos os desejos de recepção e renderam debaixo do desejo de doar.
Nessa altura toda a boa
agradabilidade aparece no coração, pois então há espaço no coração para o
instar da Shechina (Divindade) e a gentileza e agradabilidade
e sabor e amizade se espalham e preenchem todos os órgãos do homem.
Isto se aplica especificamente
quando escutando a voz do Criador. Nessa altura o corpo inteiro se rende e se
escraviza a si mesmo à santidade. Nessa altura o corpo se torna um escravo que
serve a santidade. Mas quando não recompensado com estudar a voz do Criador,
nós vemos o inverso, como diz o versículo, “Tu dás-nos como gado para alimentar”
(Salmos 44), ou seja que todos os desejos de santidade são como comida engolida
pela vontade de receber.
“Seus inimigos recebem seu
desperdício para si mesmos,” ou seja que a vontade de receber recebe toda a
energia que estava destinada à santidade; ela recebe-a para si mesma, ou seja
que se por vezes um se consiga envolver na Torá e no trabalho, isso requer toda a
energia e trabalhamos sem qualquer rima ou razão. “E tu nos espalhaste entre as
nações,” ou seja que todas as forças de doação foram dispersas sob o governo da
recepção, que é chamado “nações.”
“Tu vendes teu povo barato,” ou seja
que embora não haja prazer no trabalho da recepção, ainda assim, se tivermos de
realizar uma acção de doação, não há energia pois eles são os governantes. “E
não lucraram com sua venda” significa que não precisamos de não desfrutar
enquanto fazemos coisas corpóreas, mas até quando há um vislumbre de esperança
que pode haver algum benefício para o receptor então já há energia para
trabalhar. E é semelhante ao contrário: Se há qualquer sombra de esperança que
algum Mitsvá [boa acção] daí saia, então o receptor está no
controlo.
A ocultação é tão grande que
qualquer coisa que seja Lo Lishma [não pelo Seu nome] pode ser
feita e algo que seja Lishma [pelo Seu bem] é tão repugnante e
basilar e desprezível que ele rejeita esse pensamento para fora com toda a sua
força pois o homem não consegue tolerar algo baixo.
Este é o sentido de, “Tu nos fazes
uma repreensão para nossos vizinhos, um zombador e escárnio para aqueles que
nos rodeiam.” Isto é, a vontade de receber chamada “nações que vivem perto de
nós,” ou seja no coração, estas nações zombam e escarnecem da obra de Lishma com
todos os tipos de zombaria até que sejamos impotentes contra elas.
Sucede-se que todos os esforços de
um devem ser favorecidos pelo Criador e tentar escutar a voz do Criador que
disse, “Pelo bem dos meus irmãos e amigos direi Eu, ‘que a paz esteja em vós.’”
A voz do Criador que somos recompensados com escutar enquanto estamos juntos
com a voz do Ari vivo, ele certamente se esforça em nosso nome.
Tudo o que precisamos é de ficar de
guarda para que conheçamos nossa próxima má situação, para que não peçamos ao
Criador luxos, mas simplesmente uma vida de santidade e “aquele que vem se
purificar é ajudado.”
Com isso vamos entender as palavras,
“Uma cana e uma carcaça atados um ao outro foram dados dos céus.” Devemos
questionar, “Não se contradizem um ao outro?”
A questão é que uma “cana” significa
sofrimento. Uma vara é somente para a tirania, que é sofrimento e uma “carcaça”
é prazer. Significa isto que uma pessoa é recompensada com duas coisas juntas,
ou seja sentir o sabor do sofrimento enquanto trabalha Lo Lishma, isto
é pelo propósito de receber e prova o sabor enquanto se envolve pelo propósito
da doação e então as palavras “Não os deixais regressar à folia,” se tornarão
realidade.
Assinando com uma bênção e que
sejamos recompensados com a recepção da Torá.
Baruch Shalom HaLevi Ashlag,
Filho de Baal HaSulam