Eu ouvi no ano de 1949, Tel Aviv
As sortes significam que ambos são iguais, e
que é impossível examinar o que é mais importante com o intelecto. É por isso
que a sorte é necessária. O Zohar, Emor, pergunta: “como pode um
bode para o Senhor e um bode para Azazel serem iguais?”
O fato é que um bode para o Senhor é
considerado “direita”, e um bode para Azazel é considerado “esquerda”, onde há GAR
de Chochmá. Diz-se sobre isso que, “recompensado - bom, não
recompensado - ruim.” Isto significa que Malchút da qualidade de Din (julgamento)
apareceu. Este é considerado um cadeado e um bloqueio na Luzes. O bloqueio está
no lugar do Chazê em cada Partzuf, então Chochmá pode brilhar até
o local do bloqueio, mas para no lugar do Chazê, já que qualquer
restrição afeta apenas de si para baixo e não para cima.
E o bode para o Senhor é integrado com o
esquerdo do bode para Azazel, ou seja, com o Chochmá. No entanto, não é
como a esquerda de Azazel, onde é do Alto para baixo. É por isso que a Luz
para, porque o bloqueio fez efeito, ainda que apenas de baixo para cima,
momento em que o bloqueio é lacrado e a chave é revelada.
Segue que a respeito de Chochmá, o
bode para Azazel tem Chochmá do GAR, enquanto que o bode para o
Senhor é considerado VAK. No entanto, VAK pode brilhar, enquanto
que GAR deve ser impedido, logo o bode para Azazel, de modo que o diabo
não vai reclamar. Rabi Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) 355
Ele reclama porque seu único desejo é
estender Chochmá, que pertence ao Bechiná Dálet, uma vez que não
é preenchida por qualquer outro degrau, pois sua fonte é Bechiná Dálet.
Portanto, se ele não receber em seu próprio degrau, não está concluído.
É por isso que sempre seduz o homem a se estender para Bechiná
Dálet, e se o homem não está disposto, tem todos os tipos de manobras para
forçar o homem a estender. Assim, quando é dada uma porção do discernimento de Chochmá,
não se queixa de Israel, uma vez que ele tem medo que a abundância que ele já
tem seria interrompida.
No entanto, quando se estende GAR de Chochmá,
neste momento Israel estende VAK de Chochmá. Esta Luz de
Sabedoria é chamada de “Luz da absolvição”, pelo qual é atribuído um
arrependimento fora do amor, e pecados tornam-se como virtudes. Este é o
significado do bode para Azazel carregando os pecados dos filhos de Israel
sobre ele, o que significa que todos os pecados de Israel tornaram-se agora
virtudes.
Existe a parábola que O Zohar conta sobre o Rei
tolo. Quando a ele é dado vinho e lhe contam sobre tudo o que fez, mesmo as más
ações que ele fez, ele diz sobre estes atos que são boas ações, e que não
existe outro como ele no mundo inteiro. Em outras palavras, o diabo é chamado
de “o tolo.” Quando é dado vinho, o que significa sabedoria, quando ele alcança
isto, é a Luz da absolvição e, assim, todos os pecados tornar-se como virtudes.
Segue-se que é dito sobre todas as ações ruins que elas
são boas, pois os pecados tornaram-se como virtudes. E uma vez que o diabo quer
que lhe seja dado sua parte, ele não se queixa de Israel.
Este é o significado das queixas que estavam no Egito:
perguntou-se: “Como são diferentes daquelas? Ou Israel morrerá como os
egípcios, ou Israel voltará para o Egito. “O fato é que o Egito é a fonte para
a medida da sabedoria, mas lá é uma sabedoria
na forma de GAR, e quando Israel ainda estava no Egito, eles estavam sob
o seu controle.
Shamati 192