Eu ouvi em uma refeição em celebração a circuncisão, em Jerusalém,
1943
Malchút é chamado de “Chochmá inferior”, e com respeito à sua
conexão com Yessód é chamado de “fé”. E há um prepúcio sobre Yessód,
cuja tarefa é separar Malchút de Yessód, e não permitir sua
conexão à Yessód. O poder do prepúcio é representar a fé, como se fosse
poeira. Este é o significado da “Shechiná (Divindade) no pó”.
Quando essa força enganosa é removida, e ao invés de dizer que a
força enganosa é “pó”, isso é chamado de “circuncisão”, ou seja, quando o
prepúcio é retirado e jogado ao pó.
Assim, a Sagrada Shechiná sai do pó e o mérito da fé se
torna aparente. Isso é chamado de “redenção”, sendo recompensada com a elevação
da Divindade pela poeira. Portanto, devemos forçar todo o trabalho na
eliminação da força enganadora, e somente a fé é considerada completa.
Eles são meticulosos sobre si mesmos tanto como uma “azeitona”
quanto como um ovo. Uma “azeitona” é como disse a pomba, “Eu prefiro que o meu
alimento seja tão amargo como uma azeitona vinda do alto.” E o “ovo” significa
que é sem vida, embora um animal vivo saia desse ovo. Mas nesse meio tempo,
nenhuma vida é vista nele. E eles são meticulosos sobre si mesmos, e preferem
trabalhar mesmo apesar de a situação ser semelhante ao de uma “azeitona”.
Além disso, quando eles descobrem que não há vitalidade para o trabalho, e toda a sua força de trabalho está apenas no fato de que eles se destinam somente para elevar a divindade do pó, então, através deste trabalho, são recompensados com a redenção. E eles então veem que esta refeição, que antes era como uma “azeitona” e, como um “ovo”, que se tornou agora vivo, sublimemente doce e agradável.
Este é o significado da frase “tornar um prosélito é similar à uma
criança recém-nascida”. Ele deve então manter o discernimento da Brit (Aliança,
Pacto), e então ele será feliz.
Acontece que quando o menino é circuncidado, embora ele sofra, os
convidados e os pais estão felizes, porque eles acreditam que a alma da criança
está feliz. Da mesma forma, na Obra do Brit (aliança) devemos ser
felizes, mesmo sentimo-nos em um estado de sofrimento. Mas devemos acreditar
que a nossa alma está feliz.
Nosso
trabalho inteiro deverá ser estar num estado de felicidade. E isso é
evidenciado através do primeiro mandamento que foi dado ao homem. A Mitzvá é
dada pelos pais, e os pais e os convidados estão felizes. É assim que todas as Mitzvot
que a pessoa executa deve ser - somente em um estado de felicidade.
Shamati 95