Artigo Nº 3, Tav-Shin-Mem-Vav, 1985-86
Em O Zohar (Lech Lechá,
item 1), Rabi Aba explica porque Abraão foi recompensado com o Criador lhe
dizer Lech Lechá [Ide em frente] mais que todos os seus
contemporâneos. Ele escreve, “Rabi Aba começou e disse, ‘Escuta-Me, tu de
coração teimoso, que estás longe da rectidão.’ ‘Escuta-Me, tu de coração
teimoso’ significa quão duros são os corações dos ímpios. Eles vêem os trilhos
e caminhos da Torá e não olham para eles. Seus corações são duros dado que eles
não regressam ao seu Mestre em arrependimento. É por isso que são chamados
‘Corações teimosos que estão longe da rectidão,’ ou seja longe da Torá e
portanto longe da rectidão.”
Rabi Chizkiyá disse, “Eles estão longe do
Criador. E por estarem longe do Criador são chamados de coração teimoso.” O
sentido do versículo é “longe da rectidão.” Por quê? Isso é porque eles não se
desejam aproximar do Criador, pois são de coração teimoso. E por causa disso,
eles estão longe da rectidão.
Por estarem longe da rectidão, eles estão
longe da paz, ou seja que não têm paz, como está escrito, “’Não há paz,’ disse
o Senhor para os ímpios.” Qual é a razão? Isso é porque eles estão longe da
rectidão, portanto não têm paz.
Devemos entender por que quando Rabi Aba
diz que estar longe da rectidão significa que estão longe da Torá e desta forma
longe da rectidão. Por um lado, ele diz que a rectidão se chama Torá e então
ele diz que ao se afastarem da Torá eles se afastam da rectidão. Isto implica
que a Torá é a razão da rectidão, mas não vemos qualquer conexão entre a Torá e
a rectidão.
Nós vemos que as nações do mundo não têm
Torá, como disseram nossos sábios, “Ele diz Suas palavras para Jacó” e ainda
assim elas dão Tzedaká [rectidão/caridade].” Será que dar Tzedaká requer
acreditar no Criador e manter a Torá e Mitsvot [mandamentos] e
somente então pode um dar Tzedaká? Em vez disso, ele diz que elas
estão longe de Tzedaká por estarem longe da Torá.
Ele também disse por estarem longe da Torá,
elas estão longe da Tzedaká. Implica isto que a Torá é a razão pela
qual elas podem manter Tzedaká. Isto é, a coisa mais importante
para nós é alcançar Tzedaká. Como podemos alcançar grau tão alto?
Através da Torá.
Logo, devemos entender a grandeza e
importância da Tzedaká, que significa que a Torá é um grau inferior
a Tzedaká pois através da Torá podemos alcançar Tzedaká.
Nós precisamos de entender isto.
Também, é difícil entender as palavras de
Rabi Chizkiyá naquilo que ele acrescenta às palavras de Rabi Aba e diz, “Quem
são os de coração teimoso? Aqueles que não se querem aproximar do Criador pois
estão longe de Tzedaká.” Como podemos entender isto? Isso significa
que através da aproximação do Criador serão eles recompensados com um grau mais
elevado, que é Tzedaká?
Também devemos entender por que Rabi Chizkiyá
diz, “Dado que estão longe de Tzedaká, eles estão longe da paz.” Isto
é ainda mais perplexo pois assim que ele nos clarificou a importância da Tzedaká,
ou seja na visão de Rabi Aba, Tzedaká é mais importante que a
Torá e na visão de Rabi Chizkiyá, Tzedaká é maior que a
aproximação do Criador. Agora ele vem e diz que se eles não tiverem o grau de Tzedaká,
não conseguem alcançar o grau da paz.
Portanto, devemos entender o que é o grau
da paz. É implicito que depois de todo o trabalho alcançaremos o grau da paz.
Isto é, o primeiro grau é ora Torá ou aproximação do Criador, o segundo é Tzedaká
e o terceiro é a paz. Isto requer clarificação.
Descobrimos que Tzedaká é
chamada “fé,” como está escrito sobre Abraão, “E ele acreditou no Senhor e Ele
o considerou para ele como rectidão.” Logo, por a fé ser considerada Tzedaká,
podemos já saber a importância da Tzedaká. Não é como parece
literalmente. Em vez disso, Tzedakáimplica fé.
O que é fé? É ela considerada Tzedaká?
Podemos ver que aquele que dá Tzedaká [caridade] ao pobre não
espera que o pobre lhe retribua de alguma maneira a caridade que ele lhe deu.
Isso é especialmente assim com a caridade oculta; ele certamente não planeia
receber alguma coisa em retorno. Desta forma, Tzedaká significa
que ele faz alguma coisa sem qualquer recompensa.
Mas uma vez que a fé que devemos assumir
sobre nós mesmos deve ser sem qualquer coisa em retorno, isso significa que
devemos acreditar na grandeza do Criador, a que o sagrado Zohar chama,
“Pois Ele é grande e governante.” Ele não deve ter pensamento de que está a
assumir sobre si mesmo o fardo do reino dos céus e que com isto receberá Dele
alguma recompensa. Em vez disso, ele trabalha inteiramente em prol de doar. É
por isso que fé é chamada Tzedaká, para interpretar para nós a
forma que a fé que estamos a assumir deve ter.
Contudo, devemos prestar atenção a como
podemos alcançar tal fé, que é em prol de doar. Nossa natureza é somente
receber e não doar. Deste modo, o que pode um fazer em prol de alcançar a
doação? Ele nos diz que isso é precisamente através da Torá, como disseram
nossos sábios (Kidushin30), “Eu criei a inclinação do mal, Eu criei
para ela a Torá como tempero.”
Na “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”
(item 11) diz ele, “Porém, descobrimos e vemos na palavras dos sábios do
Talmude que eles fizeram o caminho da Torá mais fácil para nós que os sábios do
Mishná. Isto é pois disseram, ‘Um sempre se deve envolver em Torá eMitsvot,
até Lo Lishma e de Lo Lishma chegará ele
a Lishma.’ Isto é, a luz nela o reforma. Logo, eles nos forneceram
um novo meio em vez da penitência apresentada pelo supracitado Mishná, Avot:
a ‘Luz na Torá.’ Ela transporta poder suficiente para o reformar e o trazer a
se envolver em Torá e Mitsvot Lishma. ”
Com isto vamos entender as palavras de
Rabi Aba, que disse que “longe de Tzedaká” significa que se estão
a afastar da Torá, daí que estejam longe de Tzedaká. Perguntámos,
“É a Torá a razão para alcançar Tzedaká? É impossível dar Tzedaká sem
Torá?” A questão é que Tzedaká se refere à fé. É impossível
alcançar verdadeira fé antes que um tenha equivalência de forma com o Criador,
ou seja que todas as suas acções sejam em prol de doar contentamento ao Criador.
Diz ele na “Introdução ao Livro do Zohar”
(item 138): “É uma lei que a criatura não consegue receber mal divulgado do
Criador, pois é um defeito na glória do Criador que a criatura O perceba como
malfeitor. Assim, quando um se sente mal, a essa mesma medida, negação da
orientação do Criador repousa sobre ele e o Operador é ocultado dele.”
A razão é que antes que uma pessoa seja
recompensada com vasos de doação ela é desadequada a receber deleite e prazer
Dele. Sucede-se que ele se sente mal e desta forma não pode ser recompensado
com verdadeira fé antes que tenha corrigido o mal nele, chamado “receber em
prol de receber.”
Sucede-se que através da Torá, que o
reforma, ou seja que ao receber vasos de doação será ele recompensado com fé,
que é chamada Tzedaká, que é “fé pois Ele é grande e governador” e
não que a base de sua fé seja em prol de receber certa recompensa.
Agora entenderemos o que questionámos
sobre as palavras de Rabi Chizkiyá, onde ele explica o sentido de “coração
teimoso.” Ele explica que por se afastarem do Criador, se afastam da Tzedaká.
Perguntámos, “Poderá se aproximar do Criador ser a razão para que tenhamos a
habilidade de fazer Tzedaká? Qual é a ligação entre eles?” Está
escrito na Sulam[comentário sobre O Zohar], “Rabi Chizkiyá
não disputa Rabi Aba. Em vez disso, ele interpreta mais que ele.”
Questionámos, “Mas a explicação de Rabi Chizkiyá é ainda mais difícil de
entender!”
De acordo com o que acima explicámos, Rabi
Chizkiyá explica mais o que significa que são chamados “de coração teimoso,”
pelo qual estão longe da Tzedaká, uma vez que a respeito do que diz
Rabi Aba, que eles se afastaram da Torá, eles pensam que precisam simplesmente
de aprender Torá e que com isto serão recompensados com Tzedaká, chamada
“fé.” Todavia, a intenção de Rabi Aba é que através da Torá eles alcancem
equivalência de forma, chamada “vasos de doação,” uma vez que eles não
conseguem alcançar verdadeira fé antes que tenham vasos de doação, como está
escrito na Sulam(“Introdução para o Livro do Zohar”).
É por isso que Rabi Chizkiyá elabora mais
e diz mais simplesmente que “de coração teimoso” são aqueles que se afastam do
Criador. Isto é, eles não se querem aproximar do Criador por serem de coração teimoso, desta forma estão longe da Tzedaká. Isto é como acima dissemos, que é impossível ser recompensado com fé, que é Tzedaká, antes
que sejamos recompensados com aproximar-nos co Criador, chamado equivalência de forma, que são vasos de doação.
Talvez seja a razão pela qual Rabi Aba não
interpreta o mesmo que Rabi Chizkiyá seja que Rabi Aba nos quer dizer duas
coisas de uma só vez, ou seja a razão e o conselho. A razão é que não têm fé
por não terem vasos de doação. O conselho é que para isto se envolverem na
Torá, onde pela luz da Torá serão recompensados com equivalência de forma,
considerada que todas suas acções são somente para doar. Nessa altura serão
eles recompensados com Tzedaká, que é verdadeira fé.
E a respeito da adição de Rabi Chizkiyá de
que através de Tzedaká serão eles recompensados com a paz,
questionámos, “Se Tzedaká é coisa tão grande, que se refere à
fé, então o que é a paz? Isso implica que a paz é ainda mais importante!”
Devemos interpretar que paz é a conclusão
do trabalho. Antes que um seja recompensado com vasos de doação ele não tem
espaço para a fé. Assim que ele tenha vasos de doação e tenha sido recompensado
com a fé, ele obtém o propósito da criação, que é fazer o bem às Suas criações.
Significa isto que então ele sente o deleite e prazer que o Criador criou para
fazer o bem às Suas criações. Nessa altura ele é recompensado com a paz.
Mas antes que ele tenha sido recompensado
com Tzedaká, que é fé, sobre a base de vasos de doação, ele não tem
os Kelim para obter o deleite e prazer, dado que falta ao bem
a correcção de não ser o pão da vergonha, pelo qual houve a correcção de TzimtzumAléf [primeira
restrição]. Somente assim que as criaturas tiverem essa correcção, chamada “vasos
de doação,” haverá um lugar onde a luz do Criador, que é para beneficiar Suas
criações, pode estar presente.
Antes disto ele está em contenda com o
Criador, como diz ele na Sulam (“Introdução para o Livro do
Zohar,” item 175): “Paz, também, se queixou que ele era todo contenda pois não
se consegue envolver emMitsvot [mandamentos] em prol de doar, mas
com uma mistura de auto-gratificação.” Com isto ele está sempre em contenda com
o Criador, dado que ele pensa ser um justo completo e não sente seus defeitos
de todo. Isto é, ele não sente que seu inteiro envolvimento em Torá e Mitsvot é Lo Lishma[não
pelo Seu bem] e está zangado para o Criador por não o recompensar tanto como um
justo completo deve ser recompensado.
Portanto, vemos que antes que um seja
recompensado com Tzedaká, que é fé no Criador sobre a base dos
vasos de doação, que trás um a se aproximar do Criador, é impossível ter paz.
Sucede-se que no fim da obra, quando a meta é alcançada, é quando alcançamos o
grau da paz. Essa paz não pode ser alcançada antes que atravessemos as fases
preliminares, que são aproximação do Criador, então fé, chamada Tzedaká
e finalmente a meta, que é chamada “paz.”