Artigo Nº 6, Tav-Shin-Mem-Hey, 1984-85
“E o Senhor lhe apareceu nos carvalhos de
Mamré.” RASHI interpreta, “Ele lhe deu um conselho sobre a circuncisão. Desta
forma, Ele lhe apareceu parcialmente.” Está escrito em O Zohar(VaYera,
item 17), “‘E o Senhor lhe apareceu nos carvalhos de Mamré.’ Ele pergunta, ‘Por
quê nos carvalhos de Mamré e não noutro lugar?’ E ele responde, “É pois Mamré
lhe deu um conselho sobre sua circuncisão.’ Quando o Criador disse para Abraão
se circuncidar, Abraão consultou seus amigos. Anér disse-lhe, ‘Tu tens mais de
90 anos de idade, tu te irás afligir.’
“Mamré lhe disse, ‘Recorda-te do dia em
que os Caldeus te jogaram na fornalha e da fome que o mundo experimentou, como
está escrito, ‘Houve fome na terra e Abraão desceu para o Egipto.’ E esses Reis que teus homens perseguiram e tu os golpeaste. O Criador te salvou de todos
eles e ninguém te podia prejudicar. Levanta-te e faz como o Senhor te ordena.’ Disse o Criador para
Mamré, ‘Mamré, tu o aconselhaste sobre a circuncisão, desta forma Eu lhe
falarei somente no teu lugar.’”
Há uma pergunta, “Como pode ser dito que
se o Criador lhe disse para se circuncidar, ele consultou os amigos se eles
escutaram ou não o Criador? Como pode tal coisa ser dita?”
Nós devemos interpretar isto na obra.
Quando o Criador lhe disse para se circuncidar, ele consultou os seus amigos,
ou seja o seu corpo, dado que o corpo é aquele que tem de realizar a acção.
Desta forma, ele questionou a seu corpo se ele concordava, ou se ele pensava
que não devia obedecer ao mandamento do Criador. Isto assim é pois os amigos do
homem estão no corpo, ou seja que eles são desejos que estão juntos, conectados
ao corpo e ele lhes deve perguntar pois são eles que têm de manter o mandamento
que ele recebeu do Criador. Então, quando ele soube suas opiniões, ele podia
saber o que devia fazer.
Nós temos de saber que há três almas no
corpo, como está escrito em O Zohar, VaYera (item
315), “Rabi Yehuda disse, ‘Há três formas de orientação no homem: a orientação
do intelecto e sabedoria é o poder da sagrada alma. A orientação da luxúria,
que cobiça a paixão ímpia. Este é o poder da luxúria. E uma orientação que guia
as pessoas e fortalece o corpo é chamada a ‘alma do corpo.’ Estas três formas
de orientação são chamadas amigos de Abraão. Isto é, ele os contém. Abraão foi
pedir sua opinião; ele quis conhecer a visão de todo e cada um dos seus amigos.’”
Anér lhe disse: “Tu tens mais de 90 anos
de idade; tu vais te afligir.” Na Guematria, Anér é 320, implicando
320 centelhas que estão presentes lá, incluindo Malchut que é
chamada o “coração de pedra,” que é a vontade de receber em prol de receber, ou
seja amor próprio. Foi por isso que ele lhe disse: “Tu já tens mais de 90 anos
de idade; tu te vais afligir.” O coração de pedra, que é a alma cobiçadora, lhe
disse, “Tu tens sempre de tentar receber a Luz e prazer e não te afligires.”
Desta forma, ela lhe disse que ele não deve obedecer ao mandamento do Criador.
Mamré lhe disse, “Lembra-te do dia em que
os Caldeus te jogaram na fornalha.” Por outras palavras, ele lhe disse, “Vês
que o Criador se comporta contigo acima da razão, pois isso serve para afirmar
que aquele que é jogado na fornalha é queimado, mas tua salvação é acima daquilo que parece razoável. Desta forma, tu, também, apega-te às Suas
qualidades e tu, também, avança acima da razão. Isto é, embora pareça razoável
que Anér esteja certo, tu deves avançar acima da razão.”
Eshkol é
a alma do corpo e sustenta o corpo. Ela vem da palavra, Eshkol [Eu
considerarei], ou seja que ele precisa de considerar com quem se unir — com uma
alma cobiçadora, que é Anér , ou com Mamré, que é a alma do intelecto e
sabedoria. Este é o poder da alma sagrada, como está escrito nas palavras O
Zohar.
Mamré vem das palavras, “pois ele Himrá [desobedeceu]
a Aner.” Ele lhe disse para avançar acima da razão. Este é o sentido de “E o
Senhor lhe apareceu nos carvalhos de Mamré,” pois precisamente onde um avança
acima da razão, onde não há intelecto, precisamente lá o Criador aparece e um é
recompensado com o Daat [conhecimento] da santidade. É por
isso que isso é chamado Mamre[desobedecer], que é considerado acima
da razão, chamada “a alma do intelecto e sabedoria,” pois precisamente onde um
avança acima da razão o intelecto e sabedoria aparecem.
Portanto sucede-se, que o sentido do que
diz O Zohar, que Abraão foi consultar seus amigos, refere-se ao
próprio corpo de Abraão. O corpo precisa de manter o mandamento, desta forma
ele pediu ao corpo sua opinião em prol de saber o que ele deve fazer. Isto é,
se ele o deve forçar ou ele concordou com o que o Criador lhe havia dito.
Quando lá diz que ele consultou com seus amigos, isso refere-se às três almas
que existem no seu corpo, que são seus amigos, que estão sempre com ele.
Está escrito no Midrash Rába (fim
da porção Lech Lechá e no princípio da porçãoVaYera): “Disse
Abraão, ‘antes de eu ser circuncidado, transeuntes viriam até mim. Agora que
sou circuncidado, eles não vêm até mim.’ O Criador lhe disse, ‘antes de seres
circuncidado, pessoas não circuncidadas vinham até ti. Agora, Eu e minha comitiva
te aparecem.’”
Nós devemos entender isto, pois ele não
recebeu uma resposta à sua pergunta. Ele perguntou, “Por que os transeuntes não
vêm agora?” Qual foi a resposta? Nenhuma resposta está escrita sobre porque
eles não vêm. Em vez disso, ele recebeu um tipo diferente de resposta — que
anteriormente eles eram não circuncidados e que agora, o Criador vem até Ele.
Isto não responde à pergunta.
Nós devemos interpretar isto na obra. Ele
disse que antes de ser circuncidado, a ordem da sua obra era que transeuntes sempre
viriam até ele, ou seja que tinha pensamentos das pessoas que vinham e então,
pessoas que iam. Isto significa que antes de ele ser circuncidado ele tinha
espaço para trabalhar, pois tinha pensamentos de transgressão. Posteriormente,
ele tinha espaço para aqueles que vêm, ou seja por arrependimento e então, ele
soube que estava a trabalhar verdadeiramente.
Mas agora ele não tem espaço para
transeuntes, todavia ele ansiava por trabalhar. Então o Criador lhe disse, “Não
te deves arrepender disto, pois no fim, teu trabalho é o trabalho das pessoas
que são circuncidadas. Isto é, teu trabalho ainda não era em pura doação pois
ainda não havias sido recompensado com a remoção do prepúcio, que é chamado a
vontade de receber.
Agora, contudo, não precisas de te
arrepender da obra que então tiveste, pois no final, era trabalho das pessoas,
que é bom trabalho, mas ainda externo, pois elas não eram circuncidadas. mas
agora que és circuncidado há equivalência de forma, então Eu e minha comitiva
podem vir, que assim não era anteriormente.