1923,
Jerusalém
Para
meu amigo ... que sua vela arda:
Não
posso mais conter-me em relação a tudo o que está entre nós, por isso vou
tentar uma admoestação aberta e sincera. Preciso saber o valor de uma palavra
de verdade em nossa terra, pois esse é sempre o meu caminho–estudar todos os
trabalhos da criação com precisão absoluta e conhecer o seu mérito, se é bom ou
ruim. Este é o único lugar que meus pais me deixaram como um limite, e já
encontrei coisas preciosas e segredos nestas imagens passageiras e
insignificantes. É com razão que esta parte foi criada antes de mim, e são
letras lindas para o veredito de toda a ciência e todo o conhecimento, e foram
criadas apenas para as junções de sabedoria.
Primeiro,
julgaremos a qualidade da preguiça neste mundo. ... Em geral, não é uma
qualidade tão negativa e desprezível. A evidência é que os nossos sábios já
disseram: “Sente-se e não faça nada–é melhor”. E, embora o senso comum e vários
escritos contradigam essa regra, ainda, sendo preciso, mostrarei que “Ambas são
palavras do Deus vivo” e tudo será resolvido pacificamente.
Esclareça-se
para além de qualquer dúvida que não há outra obra no mundo, mas a Sua obra, e
todos as outras obras além da Sua–mesmo para as almas, se apenas diz respeito a
si mesma–seria melhor que não viessem ao mundo, porque giram as questões de
cabeça para baixo, pois um receptor não se torna um doador. Esta é uma lei
inquebrável, e “Se ele tivesse estado lá, não teria sido redimido”.
Assim,
não devemos discutir uma obra ou um trabalhador cujo executor está na forma de
recepção, uma vez que isto é vaidade extrema, e não há dúvida de que seria
melhor “Sentar-se e não fazer nada”, por que ele está fazendo mal para seu
trabalho, seja para si mesmo ou para os outros. Seu benefício é totalmente
inexistente, como dissemos acima.
Não
me importo absolutamente se uma parte de você achar esta decisão
desconfortável, e até mesmo contestar abertamente minhas palavras, pois assim é
a natureza de cada verdade–não requer o consentimento de qualquer pessoa grande
ou pequena nascida de mulher, e quem foi recompensado com um profundo
conhecimento da Torá é muito teimoso.
Portanto,
seguindo esta grande e famosa verdade–quem amaldiçoa em seu trabalho “é um
amigo de um destruidor”–não sinto nenhuma compaixão ou preocupação com os
indolentes, para procurar aconselhamento para eles, devido à grande regra: “Sentar-se
e não fazer nada–é melhor”. Em qualquer caso, se eles valorizarem a palavra de
Deus e verdadeiramente desejarem adorar seu criador, para glorificar Suas
obras, não há dúvida de que o espírito de indolência não estará com eles, uma
vez que o espírito do Criador veste-se com força e poder, de quem a indolência é
soprada como palha ao vento. No entanto, se for verificado que eles têm unidade,
juntamente com este espírito de indolência, não há dúvida de que, nessa época
as suas mentes não são dedicadas somente ao Criador, e, então “Sentar-se e não
fazer nada” é certamente melhor.
Tenho
muito a dizer sobre este assunto, mas o que posso fazer nesse tempo o motiva a
entender mal minhas palavras, pois você não está acostumado às minhas inovações
na Torá, que são ditas com simplicidade absoluta. Requer-se um nível muito alto
para ser capaz de reduzir tanto o nível de uma pessoa, e então elevá-los. E
ainda assim, não posso mudar meu jeito, já que vejo nisso a vontade de Deus.
Embora
você já tenha ouvido de mim muitas palavras da Torá ditas com simplicidade, e
eu também me preocupo bastante em fazer você entender todos os meus caminhos e
todos os meus desejos na obra do Criador, gostaria de dizer–sobre essa ocupação–que,
com a ajuda do Criador, eu acrescentei aos professores da geração antes de mim,
e o Criador me permitiu, e você é minha testemunha.
E
ainda que o nosso estudo sobre este assunto tenha sido curto, cerca de ... a
partir do segundo dia da porção, BeHa’alotchá
[Quando Subires], até a porção, Shemot [Êxodo], uma vez que a sua situação durante a semana ... não
me permite falar com você mais de minhas inovações na Torá. Além disso, parei
completamente a maneira que ensino por razões que guardo para mim próprio, e
ainda antes daquilo, eu deixei você saber sobre isso com alguma explicação.
Mas
uma vez que o tempo foi muito curto, você não se acostumou com a minha maneira,
portanto, os meus caminhos não foram absolutamente imersos em você. Por esta
razão, você inseriu muitas mudanças nos meus ensinamentos ... por isso você
perdeu muito tempo. ...
Você
disse explicitamente que você poderia me ajudar com toda a sua força e poder
para investigar os caminhos dos meus ensinamentos e seu desenvolvimento no
mundo, mas você se sentou e esperou o momento certo para vir quando pudesse
participar comigo neste assunto. Você prometeu de todo o coração,
resolutamente, e cerimoniosamente, sem um pingo de dúvida, e quem sabe se você
será recompensado com o acima dito.
E
agora o que você pode dizer de todas as suas promessas para mim ... e eu
conheço sua tática e estratagema, que você inventou, para lavar o seu corpo
todo de uma só vez em águas infinitas.
Também
conheço a resposta que está prontamente disponível para você em relação à minha
pergunta–que você ainda está inapto para mostrar conhecimento e para arruinar
ou construir, muito menos para unir-se comigo no trabalho, enquanto você
próprio tiver compreensão insuficiente nisto.
E,
no entanto, esta é a inclinação em você, e você propriamente se contradiz. Ou
seja, você responde a outra pergunta, sem humildade, mas ao contrário. Assim,
como você pode agarrar as duas extremidades da corda?
...
Eu digo a você que não há qualquer vergonha aqui, nenhuma pequenez, e nenhuma
grandeza, só o trabalho do diabo, que conseguiu interferir em todas as coisas
boas que apareçam em seu caminho. Afinal, por que você deve se importar se eu
percebi demais sua pequenez? É o meu louvor que você almeja? Eu prefiro saber
que seu coração está mais puro que tal lixo.
Além
disso, por que você se importaria se eu entender a exata medida de sua grandeza
visto que está dentro do seu coração? Você não teme minha zombaria de você pela
sua obstinação?
E
por que essa vergonha de falar ante um amigo, como eu com palavras jactantes? E
também, todos os nossos sábios têm percorrido este caminho, revelando os seus
segredos seja para um professor especial seja para um amigo especial e
verdadeiro, seja alto ou baixo, exatamente como elas surgiram em seus corações.
As direções do caminho da verdade não são absolutamente gravadas pela
verdade, sejam amargos ou doces. E o mais importante, cada exame é como
aceitado na época, pois a mente deve estar “limpa”, e sob nenhuma circunstância
tendenciosa devido à sua amargura. E o coração, também, deve ser justo em seu lugar,
o que justifica o Criador, mesmo que Ele não seja representado.
E
como não há nenhuma medida para o mérito e Onipotência do Criador, não há
nenhuma medida para a inferioridade de quem é nascido de mulher (e sua
fraqueza), a menos que a criação, por toda a sua inferioridade, esteja disposta
a aceitar uma palavra de verdade, sem qualquer preconceito, para o seu corpo
aflito. Em vez disso, é sempre como no verso, “O puro e o justo não matam”, por
isso marcha sobre os degraus da santidade e pureza até que ... “O que é este
trabalho para você?”
Eu,
evidentemente, vejo que você vai cair neste buraco, seja menos ou mais. Este é
o Satan final, que encontro no meu trabalho frutífero para a minha geração. Com
a bênção de Deus, tenho sido considerado agradável aos olhos de meu Criador,
para revelar-me a inferioridade total da geração, e todos os tipos de correções
simples e fiéis, para levar cada alma de volta à sua raiz o mais rápido
possível.
Mas
o que eu posso fazer no dia da chamada, pois você terá que responder à pergunta
do ímpio: “O que é este trabalho para você?”
Embora
a resposta seja esclarecida na Hagadá
[história da Páscoa]: “Se ele tivesse estado
lá, ele não teria sido redimido”, pois não há necessidade de tolos, adoradores
da vaidade. Ainda assim, ninguém é escolhido para a Sua obra, a menos que seu
coração esteja totalmente com o Criador, para realizar o trabalho do fardo devotadamente,
durante todo o dia e toda a noite, sempre, sem parar, só para levar um pouco de
contentamento ao seu Criador. Assim, por que este perverso se misturaria e
deliberaria com certos amantes do Criador?
E,
no entanto, meu irmão, esta não é uma pergunta intelectual. É clara e é
verdade, e nenhuma reflexão ou dúvida é deixada no assunto. Mas, precisamente
por causa disso, é uma pergunta para a qual não existe uma resposta, pois é a
pergunta de um assunto obscuro e turvo, e é apenas uma exigência por parte do
corpo material para retornar aos ídolos de seu pai, em cuja obra ele
compartilha, ou ainda mais verdadeiro–ele é o trabalhador e todo o prazer é
dele. E já que o autor da pergunta é apenas uma questão sem sentido e corpórea,
o poder da mente é fraco em responder quaisquer respostas para isso, pois ele
não tem ouvidos e é “como a víbora surda que corta a sua orelha”.
Sei que a grande vantagem que o Criador me concedeu sobre os meus contemporâneos,
por ter buscado por um longo, longo tempo é a razão de ter sido escolhido pela
vontade de Deus. E depois de toda a fraqueza demonstrada pelo filho perverso,
que é a Klipá [casca] que governa no meu tempo, e depois de eu ter
testemunhado a sua verdadeira medida, percebo a bondade do Criador comigo, para
afastar meu coração hoje e sempre de ouvir a pergunta supracitada dos
perversos.
Encontro-me
comprometido e obrigado, tanto hoje como sempre, de ser como um boi de carga e
como um burro de carga, durante todo o dia e toda a noite. Não descansarei de
procurar por algum lugar onde eu possa trazer um pouco de contentamento ao meu
Criador. Mesmo neste dia em que eu estou, tenho o prazer de trabalhar sob um
grande fardo mesmo por setenta anos, sem qualquer conhecimento do sucesso
(mesmo por toda a minha vida), exceto que esta é certamente a direção que me
foi ordenada a andar em todos a Seus caminhos e me apegar a Ele, que ouvi
inicialmente.
E
ao mesmo tempo, não posso me desculpar por qualquer noção ou contemplação de
fazer qualquer trabalho por amor a Ele por causa da minha inferioridade. Almejo
e penso todos os dias sobre a sublimidade da obra de Deus, de cuja sublimidade
não posso nem escrever sobre ela.
É
verdade que, como eu discuti esses assuntos com os meus contemporâneos, vi que
eles têm uma espécie de código de leis no qual se aprofundam em encontrar a sua
medida do trabalho de Deus para todas as suas necessidades. Mas eu nunca vi
esse código de leis, que atribui condições e valor para o desejo do Criador a
partir de Suas criações, que Ele criou, conforme os degraus da Dvekút [adesão] com ele.
De
um modo geral, tenho recebido face a face que os pequenos e grandes são iguais
perante Ele, e todas as criações estão prontas para a instilação de Sua
Divindade em seus corações, e a medida da instilação depende da vontade do
Criador, e não dele. Por isso, pergunto–é uma grave desgraça para alguém
nascido de mulher, seja ele quem for, colocar um limite, ou um limite aparente,
sobre a qualidade da vontade do Criador.
Minhas
palavras são completamente simples, mas ainda não vi na minha geração quem seja–em
seus próprios olhos–tanto quanto um homem simples para compreender o valor das
minhas palavras como elas são, pois não podem diminuir os seus corpos assim.
E
uma vez que vim para isso, revelarei para você todos os seus segredos nas
câmaras dos seus números. Se você entender ... que isso tudo chegou a eles por
causa da pergunta de um homem perverso, “O que é este trabalho para você?” pois
eles sempre precisam de cegueira em direção a esse homem perverso.
…
Mas eles são pessoas, e por que não transformam o seu trabalho a despeito dessa
profissão? O que o dono da vinha recebe de sua vinha? E ainda assim, eles
estavam adorando o seu Criador intelectualmente, quer Ele derramasse sobre eles
o espírito do alto para ver frutos em seu trabalho, quer não. Mas eles não
seriam excluídos dentre os adoradores do Criador a despeito disso.
Quando
eles são comparados com os animais, levando as emoções materiais, tais como
adorar a Deus com seus desejos, sem querer entender que eles perderão todos os
bens, juntamente com tudo o que puderem adquirir, e sua memória será cortada da
terra para sempre.
E,
no entanto, meu irmão, tenho falado com você longamente em relação a estes
assuntos face a face quando estávamos juntos, e é impossível elaborar por
escrito. No entanto, estou certo de que, se você analisar adequadamente estas
palavras que tenho escrito nesta carta, você certamente vai encontrar muitas
questões com as quais você ficará ofendido, e que eu escrevi para você,
deliberadamente, como acredito que, talvez, você entenderá daqui em diante.
Deixe-me
saber todo detalhe e toda base onde você não concorda completamente comigo, pois
meu coração está totalmente com o seu, e você ... e o Criador é o meu
testemunho de que, se eu pudesse alimentá-lo do leite de céu acima, não
pouparia labuta ou esforço.
Yehuda Leib