11 de Junho, 1962, Antuérpia
Para o meu amigo,
Estou atrasado em responder as cartas que
recebi dos amigos dado que o correio que recebo não trabalha adequadamente pois
me mudo de lugar para lugar, então na altura em que as cartas me chegam já
estou noutro lugar, noutro país. Recebi tua carta só na passada semana. Também
recebi a carta de … na semana passada e respondi-lhe muito abreviadamente.
A respeito do teu pedido de uma explicação
sobre o artigo, “Qualquer um que estiver mais feliz com seu Daat[conhecimento]
que com sua Chochmá [sabedoria], isso é um bom sinal para ele,”
precisamos de entender o sentido dos sinais. É sabido que um deve sempre saber
e testar se ele avança no caminho da verdade, que é o caminho directo para a
meta para a qual o homem foi criado. Desta forma, nos foram dados sinais de
modo a conhecer a verdade.
Na Cabala, Daat [conhecimento]
é a linha média, mas por agora não desejo interpretar isto. Na ética,Daat significa
fé no Criador. Isto assim é pois Daat é referido em todos os
livros como “ Dvekut[adesão] com o Criador” e Dvekut é
especificamente através da fé.
Este é o sentido de “Qualquer um que
estiver mais feliz com seu Daat que com sua Chochmá.”
Isto significa que a Chochmá que ele obteve não diminui sua fé.
Isto é chamado de ser feliz com seuDaat. Mas se a Chochmá que
um obteve cancela a fé, ou seja o Daat, então ele já não está mais
feliz com seu Daat que com sua Chochmá pois
sua Chochmá quer cancelar seu Daat e este é um bom
sinal de que ele está a caminhar no caminho da verdade.
Também devemos entender aquilo que
disseram nossos sábios, “Aquele que se acomoda com seu vinho tem o Daat [conhecimento]
do seu mestre,” “entra vinho, sai o segredo.”
O sagrado Zohar interpreta
o versiculo, “Comam amigos, bebam e embebedem-se, Ó amados.” Ele interpreta que
beber se refere a Chochmá. Correspondendo a isso, devemos dizer que
“Aquele que se acomoda com seu vinho,” querendo dizer que através da Chochmá que
ele obteve ele permanece acomodado com a fé e tem o Daat de seu
mestre. Isto demonstra que ele tem Dvekut com o Criador,
considerado ter o Daat de seu mestre.
Deste modo devemos interpretar, Qualquer
um que estiver mais feliz com seu Daat [conhecimento] que com
sua inclinação, isso é um bom sinal para ele. E aquele que não está mais feliz
com seu Daat que com sua inclinação, isso é um mau sinal para
ele.” Uma vez que é a conduta da inclinação interferir, um homem não está
satisfeito com a inclinação. Em vez disso, especificamente quando a inclinação
está exausta, então está ele feliz. Sucede-se que ele consegue avançar na obra
do Criador precisamente quando ele não sente tão grandes prazeres das coisas
corpóreas.
Isto é, um se consegue envolver em Torá e Mitsvot precisamente
onde ele não consegue ganhar grandes prazeres. Nessa altura está ele disposto a
dedicar o seu tempo e esforço pelas altas necessidades. Mas quando a inclinação
o deixa entender que ele receberá grandes prazeres na corporalidade, ele não
consegue subjugar a sua inclinação pois ele consegue trabalhar onde há grandes
lucros e pequenos lucros são rejeitados perante grandes lucros. Sucede-se que o
trabalho é como o comércio.
Tudo isto assim é se uma pessoa assumiu
sobre si mesma o trabalho por recompensa. Nessa altura a inclinação pode
argumentar que ela pode lucrar mais na corporalidade. Sucede-se que ele fica
desagradado pois a inclinação fica no controle. Este é um mau sinal para ele,
ou seja é um sinal de que ele não caminha no caminho da verdade.
Mas se a razão para seu envolvimento na
Torá e Mitsvot é para ser “como um boi para o fardo e um burro
para a carga,” ou seja estabelecido sobre fé acima da razão e por causa de “Ele
disse e Sua vontade foi feita” (Não elaboro sobre isto pois falei muitas vezes
sobre isto), a inclinação não tem base sobre a qual argumentar que ele deve
parar o seu trabalho. Ele responde a tudo que a inclinação argumenta com “Agora
tu me deste espaço para trabalhar acima da mente e da razão.” Isto é, não
tivesse a inclinação argumentado com argumentos intelectuais, ele nada teria
com a qual ir contra o seu intelecto. Sucede-se que ele está mais feliz com seu Daat que
com sua inclinação e este é um bom sinal para ele, um sinal que ele caminha no
caminho da verdade.
Que o Criador nos ajude a caminhar no
caminho da verdade.
Baruch Shalom HaLevi,
Filho de Baal HaSulam