Maio, 1967
Para o meu
amigo,
Anseio ouvir
de ti e de tua família, em geral e em particular.
“Se
caminhares nos Meus estatutos e mantiveres Meus mandamentos de modo a os
fazeres.” O sagrado Zohar pergunta, “Uma vez que ele já disse ‘caminhares’
e ‘mantiveres,’ por quê também ‘fazeres’?” Ele responde, “Aquele que faz os Mitsvot[mandamentos]
da Torá e caminha nos Seus caminhos, é como se ele O tivesse feito no alto. O
Criador disse, ‘como se ele Me tivesse feito.’ Este é o sentido de ‘os
fazeres,’ como se tu Me fizesses” (Behukotai, item 18).
Devemos
entender o que significa que aquele que caminha no caminho do Criador faz o
Criador. Como pode um pensar tal coisa?
É sabido que
“A terra inteira está cheia da Sua glória.” Isto é o que cada pessoa deve
acreditar, como está escrito, “Eu preencho os céus e a terra.” Porém, o Criador
fez uma ocultação para que não O possamos ver de modo a termos espaço para a
escolha e então há espaço para a fé — de acreditar que o Criador “preenche
todos os mundos e abrange todos os mundos.” E depois de uma pessoa se envolver
em Torá e Mitsvot e mantiver os mandamentos por escolha, o
Criador Se revela a ela e então ela vê que o Criador é o governante do mundo.
Logo, nessa
altura uma pessoa faz o rei que governará sobre ela. Isto é, uma pessoa sente
que o Criador é o governante do mundo e isto é considerado que a pessoa faz o
Criador rei sobre ela. Enquanto um não chegou a tal sensação, o reinado do
Criador está oculto. É por isso que dizemos, “Nesse dia, o Senhor será um e Seu
nome, ‘Um.’” Isto é, a glória do Seu reinado aparecerá sobre nós.
Esta é a
inteira correcção que devemos fazer neste mundo e com isto propagamos
abundância no mundo, pois todas as doações do alto são atraídas ao nos
envolvermos em Torá e Mitsvot com a meta de prolongar Seu
reinado sobre nós.
Este é o
sentido de Moisés sentenciar o povo, como está escrito na porção, Yitrô [Jetro]:
“E o povo se encontrou perto de Moisés de manhã à tarde. …e Eu julgarei entre o
homem e seu próximo.” Na ética “entre um homem e seu próximo” significa entre a
boa inclinação e a inclinação do mal, para lhes mostrar os estatutos do
Criador, para que elas conheçam os pensamentos e desejos da boa inclinação e os
pensamentos e desejos da inclinação do mal e eu siba o que separar, pois é
difícil para um escrutinar sozinho se a boa inclinação fala para ele ou se
essas são as palavras da inclinação do mal.
Com isto
vamos entender aquilo que nossos sábios disseram sobre o versículo, “‘Quem é o
sábio homem que consiga entender isto? ... Por que foi a terra arruinada?’ Rav
Yehuda disse, ‘Rav disse que eles não abençoaram na Torá primeiro.’ O RAN introduz
lá em nome de nosso rav Jonas e estas são suas palavras: ‘Este versículo é
exacto — a terra foi perdida pois eles não abençoaram primeiro na Torá. Se lá
diz, ‘pois eles abandonaram Minha lei,’ literalmente, que eles abandonaram a
Torá e não se envolveram nela, quando questionamos aos sábios e profetas por
que não o interpretaram, pois é revelado e fácil de interpretar, eles
certamente sempre se envolveram na Torá. Foi por isso que os sábios e os
profetas estavam perplexos sobre por quê a terra foi a terra arruinada?
Finalmente,
o Próprio Criador o explicou. Ele conhece as profundezas do coração — que eles
não abençoaram na Torá primeiro. Isto é, a Torá não era importante o suficiente
para eles que ela fosse digna de bênção, ou seja que não se envolveram nela em Lishma [pelo
Seu bem] e desta forma desrespeitaram sua bênção.” Até então foram suas
palavras.
Significa
isto que o estudo da Torá e observar as Mitsvot é
principalmente em prol de atrair a divulgação da luz da Sua face para baixo.
Isto é considerado “a luz que o reforma,” que aparece através da escolha e
quando se envolvendo em Lishma. Nessa altura aquilo que Rabbi Meir
disse se torna realidade — “Os segredos da Torá são revelados para aquele que
aprende Torá Lishma.” Isto é considerado Seu reinado aparecer
abaixo e este é o sentido de “os fazeres,” como se vós Me fizessem.
Que o
Criador nos ajude na atracção e que a glória do Criador apareça sobre toda a
terra em breve nos nossos dias, Amen.
Do teu amigo
que te deseja a ti e a tua família tudo de bom,
Baruch
Shalom HaLevi Ashlag
Filho de Baal
HaSulam