1928
Ao
amado da minha alma, que sua vela arda:
Hoje
eu recebi sua carta com todas as aventuras que aconteceram a você, e que você
escreveu na noite do quarto de [a porção da Torá] YaYechi [Jacó Viveu]: “Se a Luz tivesse circundado todo o seu corpo
você teria sido salvo de todos os seus problemas”.
Parece
que você não compreendeu plenamente o que eu lhe disse antes da sua jornada:
“Não existe outra salvação além do atingimento da Torá. Toda a Merkavá [carruagem/estrutura] da Sitra Achra existe
apenas para enganar as pessoas em outros negócios, para negar esta verdade
delas. Isso é o que significa o exílio no Egito em argamassa e tijolos, e a
soberba do seu rei, “Meu Nilo é meu e eu o fiz”.
Veja
o que está escrito nesta porção: “e isto te será por sinal de que eu te enviei:
Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte”. Isto
é, quando o Criador desejou verificar para ele a situação sagrada na qual ele
havia sido recompensado então (como explicado nos escritos), Ele verificou isto
com aquele sinal, que ele sem dúvida seria uma vez mais recompensado com a
recepção da Torá naquele lugar.
Compreenda
bem isso: Ainda que a face do Criador apareceu a Moises em completa claridade,
tanto que ele teve medo de olhar para Deus, ele ainda precisava da garantia da
Torá, pois de outra maneira o Criador certamente não o faria olhá-lo.
Está
escrito, “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está
perto”. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa enquanto Ele está presente, e você não falhará
com a Sitra Achra, que sempre desvia a pessoa para busca-Lo aonde Ele não
está presente. Assim, a pessoa dispersa em vão a sua labuta. Assim, o profeta
adverte, “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significando em um lugar de
Torá, e não em um lugar aonde não há Torá, pois Ele não está presente lá de
modo algum.
Ele
também diz: “Invocai-o enquanto está perto”. Quando o Criador lhe mostra uma
face brilhante, essa é a hora de invoca-lo—para contemplar e refletir nos segredos e nas razões [também
sabores] da Torá, que é a leitura—
talvez o Criador abra o coração dos
homens para ser recompensado com a benção da Torá.
Este
é o significado de “O Criador, a Torá e Israel são um”. Através disso você
também pode observar a necessidade que o Criador teve no evento da primeira
profecia a Moisés para prometer a ele com o sinal de aceitação da Torá.
Esse
é o significado das palavras, “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem
permanecerá no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração;
que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”.
Está
dito que antes que o indivíduo saia do ventre da sua mãe, ele faz um juramento:
“Mesmo que o mundo inteiro diga que você é justo, considere-se um ímpio a seus
olhos”. Este assunto requer uma explicação:
Nossos
sábios já disseram, “não se considere ímpio em seus próprios olhos”, muito
menos, quando o mundo inteiro testifica que ele é justo, deveria ele se
considerar como ímpio? Eu me pergunto. Nós também temos que entender as
palavras, “considere-se um ímpio a seus olhos”, o que implica que em seu
próprio coração ele pode saber a verdade —
que ele é justo.
Sucede-se
que há dois trabalhos: um no coração e outro na mente. Ou seja, para
transformar os vasos de recepção em ambos, em prol da doação. No momento em que
o indivíduo purifica os vasos de recepção do coração, ele imediatamente se
torna digno da Sua Luz, que se derrama incessantemente. Esta Luz é chamada de Néfesh [alma], depois da revelação de Nefishá [descanso] em todos os órgãos.
Este
é o significado das palavras, “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem
permanecerá...” significando ganhar um nível eterno e não cair mais. É precisamente
“Ele ... que não ascendeu sua alma”. Em outras palavras, uma vez que o Criador
se dirigiu a ele e o trouxe um pouco mais perto, ele precisa se fortalecer
imensamente e tomar essa Luz para o escrutínio da Torá, para encontrar seus
segredos e aumentar seu conhecimento do Criador. Esse é o significado de elevar
os olhos da Santa Divindade. Como está escrito, “A noiva cujos olhos são
lindos, não requer que o resto do seu corpo seja examinado”.
E
se o indivíduo não se importa em elevar os olhos então essa pessoa carrega
futilmente a Luz de Néfesh. Pior ainda, ele jura enganosamente porque no momento do
nascimento, ele jurou, “Mesmo que o mundo inteiro diga que você é justo”. Ou
seja, mesmo se ele é recompensado com a Luz de Néfesh, onde todos os órgãos e tendões desse mundo pequeno sentissem
que ele é completamente justo, colocado no Jardim do Éden, ele ainda não deve
acreditar nisso de modo algum até que ele eleve os olhos de Kedushá [santidade].
Esse
é o significado de “Quem subirá” e “Quem permanecerá”— precisamente “Aquele que é limpo de
mãos”, aquele que foi recompensado em limpar ambas as formas de recepção—da mente e do coração. “E
puro de coração” significando que ele já foi recompensado com o atingimento dos
sabores [também “razões] da Torá e todos seus segredos, como está escrito, “E
você saberá neste dia e responderá ao seu coração que o Senhor, Ele é Deus ...
e não existe nenhum outro”.
“Que
não entrega a sua alma à vaidade” significa que ele entendeu como trabalho e
usar a Luz de Néfesh que o Criador iluminou para ele, “nem jura enganosamente”,
mas elevou os olhos, como dito acima. Mergulhe profundamente em tudo o que foi
dito aqui porque é um conselho verdadeiro e sincero para evitar ser preso pelo
conselho da Sitra Achra, que sempre engana na busca do Criador onde Ele não é
encontrado. Portanto, a
cada
dia a pessoa deverá lembrar-se a si mesma disso.
Mas
o que eu posso fazer por você se você não aprecia as minhas palavras
adequadamente, e portanto desperdiça sua energia futilmente? Eu quero que você
me ouça de agora em diante, porque minhas palavras estão em “nem adicione, nem
subtraia”, e portanto ficam paradas e aguardando por um coração que escute.
Minhas
palavras estão sendo ditas no devido tempo porque o trabalho preciso mencionado
acima é muito capaz nesses dias, que é chamado nos livros, “Tikún Shovavim TaT [Correção dos Travessos, Tav-Tav (acrônimo)]”.
Deixe-me
revelar-lhe que os livros oferecem apenas intimações que são completamente
obscuras para as massas.
De
fato, eles marcaram Shovavim TaT como um acrônimo para Talmud
Torá [estudo da Torá], e não nenhuma outra
correção a não ser TaT, e “Aquele que não conhece o
mandamento
do Superior, como irá servi-Lo?”
O
que acontece é que a Luz Superior que aproxima-se a uma pessoa para conduzi-la
em direção ao renascimento é chamada Néfesh, devido à recepção de Nefishá [descanso]
nos órgãos, cada um de acordo com a sua medida em seu tempo. Entretanto, ela
não pode existir sem Ruach [espírito], que significa o atingimento da Torá.
É
devido a isso que a pessoa é chamada de “travessa”, como um pequeno menino que
coloca suas duas mãos num saco cheio de dinheiro, pulando e dançando, sem saber
o que vai fazer com esse dinheiro porque ele não sabe a forma do dinheiro ou
como negocia-lo. Acontece que quem dá o presente de um saco de dinheiro para um
pequeno menino não faz a ele nenhum bem. Pelo contrário, torna-o travessa e o
deixa louco.
Esse
é o significado das palavras, “Ele fará minha alma travessa”. Em outras
palavras, se o Criador não der Ruach, mas somente Néfesh, Ele faz a pessoa travessa e louca. Entretanto, de Lo Lishmá [não pela Torá] a pessoa chega a Lishmá [pela Torá], significando como ela termina, “pelo Seu nome”,
que significa que através disso ele será recompensado com Lishmá.
É
por isso que ele disse, “Retornem, oh meninos travessos”, significando aqueles
a quem não tenha sido concedido Ruach. Esse é o significado do atingimento da Torá. Também, como
eu lhe falei antes da sua viagem, este é o significado da Klipá [casca] do Faraó, rei do Egito, que era uma Klipá tão dura que nenhum escravo conseguiu escapar do Egito,
porque as Luzes que eles tinham que dar a todos aqueles que caíram em suas
mãos, até que eles não conseguiam rompe-las.
É
como está escrito, “Meu Nilo é meu e eu o fiz”, como eu interpretei para você
enquanto você ainda estava aqui ... É por isso que a escravidão na porção [da
Torá], Shemot [Êxodo] começa com o exílio no Egito, e não termina antes da
porção Yitro [Jetro], no tempo da recepção da Torá, como em “e isto te
será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito,
servireis a Deus neste monte”, como eu já expliquei acima.
Portanto,
é muito possível para qualquer pessoa que deseje completar o que é desejado
dela, pois nessas sequências—Shovavim, Terumá [doação/contribuição], Tetzavê [ordene
(verbo, forma imperativa)]—ele examinará seus trabalhos e corrigirá seus caminhos para
a recepção da Torá.
...
Ele juntara todas as centelhas de Luz de sua alma que foram capturadas pela Klipá do Egito em um lugar de Torá com grande anseio e súplica.
Através
do estudo com a mente externa, como em “Tudo quanto te vier à mão para fazer,
faze-o”, nós seremos recompensados com os nossos corações se abrindo em Suas
leis e nas profundezas de Seus segredos, e nós seremos recompensados com a
recepção da Torá como está explicado na porção, Yitro. O resto das sequências, Mishpatim [leis],
Terumá [doação/contribuição], Tetzavê [ordene]
são ensinamentos provindos da feitura do bezerro e a quebra das tábuas.
O
Tikún Shovavim está implícito nos livros em relação ao derramamento de
sêmen em vão, chamado de “polução noturna”.
Entretanto,
se tratam do mesmo assunto, como eu expliquei que aquele que não purifica os
vasos de recepção do coração, os vasos de recepção da mente também estão
necessariamente sujos, e sua fé é falhas porque ele não pode acreditar no que
os seus olhos não veem.
Assim,
aquele cujos vasos de recepção do coração são falhos, necessariamente contempla
mais ou menos uma vez ao dia, e chegará ao derramamento de sêmen durante a
noite.
Ao
mesmo tempo, é necessário que ele chegue por um pensamento de heresia, Deus
proíba, chamado “um saco de ejaculação”, desde que estes vasos de recepção do
coração e os vasos de recepção da mente andam de mãos dadas, e então “A justiça
do justo não o livrará no dia de sua transgressão”.
Segue-se
que todas as Luzes que ele recebeu caíram nas mãos da Sitra Achra, e mergulharam nela, pois eu estou sendo breve. Tudo isso
continua, Deus proíba, até que a pessoa é recompensada com Ruach estendida juntamente com a Néfesh,
significando a recepção da Torá.
Eu
não posso continuar com isso por mais tempo, e é tempo de você tomar minhas
palavras a sério. Talvez o Criador resolva derramar sobre nós o espírito do
alto e que a vontade do Criador lhe conceda o sucesso...
Yehuda Leib