1928,
Londres
Para
meu professor [Rav] … que sua vela arda:
Eu
recebi sua carta e nota intactas: E eis que o Rav ... interpretou por mim o
verso, “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está
perto”. Isto é desconcertante. Se o Criador já está com ele, e Ele já está perto,
por que há a necessidade de procurar e clamar por Ele? Ele explicou que os
escritos e os discursos para aqueles que já são recompensados com constante
proximidade ao Criador. O profeta os adverte então que embora pareça a eles que
não há nada mais a buscar ou obter, Deus proíba, nós nunca deveríamos pensar
que é assim, porque é como colocar abaixo as plantações. Pelo contrário, a
pessoa deveria procurar mais e clamar mais ao Criador por maiores atingimentos,
etc., e estas palavras são sinceras.
Deixe-me
interpretar isto ao nosso modo. Claramente, qualquer um que foi recompensado
com o carinho do seu Fazedor, o Criador garante todos seus desejos, como
amentes e amigos que complementam os desejos um ao outro, cada um de acordo com
sua habilidade. E porque que a pessoa foi recompensada com o favorecimento do
Criador, ele necessariamente consiste de corpo e alma. Portanto, ele não é ...
para colocá-los dispostos diante do Criador.
Mas,
“O Amor cobre todas as transgressões”, e especialmente diante dEle não existem
obscenidades ou transgressões, como está escrito, “Nenhuma imundície Lhe
contaminará; o fogo consumidor não Lhe queimará” (veja, “Poema da Unificação”).
Portanto, através do amor genuíno entre ele e o Criador, é inevitável que o
homem também revele desejos
corpóreos
diante dEle.
Claramente,
o Criador não falhará em preencher cada desejo de Seu amado, ambos próprios e
impróprios, desde que a capacidade do Criador está amarrada a Sua vontade. Mas
uma vez que o Criador satisfaz seu desejo, essa pessoa aparentemente se
arrepende dos desejos excessivos que ele apresenta frente ao Criador, e ele
aprende que de Cima há dar e não tomar, pois o Criador já o santificou.
Segue-se
portanto que a pessoa deve remendar o erro mencionado acima, em dois: 1) que
ele insultou a honra do Criador ao apresentar desejos corpóreos diante do Rei,
2) que ele não foi cauteloso em apreciar o presente do Rei dos reis, se grande
ou pequeno.
Isto
é assim porque há dois valores para cada presente. O primeiro valor é o
presente seja ele grande ou pequeno. O segundo valor é o doador seja ele
importante ou não.
Naturalmente,
quando uma pessoa importante presenteia mesmo que uma coisa pequena, o presente
tem um grande valor, de acordo com a importância do doador. É como nossos
sábios disseram ... estar no palácio do rei, e deve-se sair para ser corrigido.
E uma vez que ele sai, ele perde todos os atingimentos que ele já tinha sido
recompensado com atingimento porque os presentes do Criados estão unidos em
“mundo, ano, alma”.
Ou
seja, deve existir uma “alma” escolhida, um “tempo” escolhido e um “lugar” escolhido.
E desde que ele mudou sua localização, este ano e alma mudam, também, então a
pessoa está em grande espanto.
O
profeta alerta sobre isto: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”,
significando retorne e continue a atingir todas as matérias da espiritualidade
que ele atingiu, porque em assuntos que concernem a alma, o Criador é
encontrado para todos. Está escrito sobre isto: quando Ele é encontrado,
“Invoque Ele quando Ele estiver perto”, sendo os assuntos
corpóreos,
que ele já atingiu porque Ele está perto.
O
profeta nos alerta que aqui é proibido pedir porque é um insulto ao Rei vir a
Ele com desejos corpóreos. Pelo contrário, a pessoa deve “invocar” a Ele
somente “pelo nome”. Ou seja, quando ele apresenta suas orações frente o
Criador, deve mencionar todos os Seus benefícios que Ele fez por ele antes com
benevolência, satisfazendo todos os desejos corpóreos para ele, então é um fato
que Ele satisfará os assuntos da alma para ele agora.
Este
é o significado das palavras dos nossos sábios: “Os céus entre mim e você fará
um caminho para súplica”.
As
palavras são profundas. Nestas palavras, o resto de Haftará [parte final de cada porção da Torá] é explicado que o estrangeiro se preocupa com
assuntos corpóreos, e que o
eunuco
se preocupa com assuntos da alma, e os iluminados entenderão.
A
interpretação acima é imensamente profunda; quem a entenderá?
Portanto,
eu explicarei pela forma das “setenta faces da Torá”: Quando uma pessoa olha
para dentro e sente seu pobre estado, ela desperta para retornar ao Criador e
derrama sua oração em grande anseio para aderir ao Criador.
Ela
pensa que todas aquelas orações e todos os despertamentos são suas próprias
forças, e senta e aguarda a salvação do Criador, se pequena ou grande. Quando o
tempo passa e ela não vê sinal de boas vindas do Criador, ela cai em desespero
porque o Criador não a quer, mesmo depois de todas as súplicas, Ele não se
volta para ela de modo algum.
Está
escrito sobre isso que: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, quando o
Criador Se apresenta a você para pedir. Então você também irá necessariamente
busca-Lo, pois é o modo do homem se mover primeiro. Em outras palavras, o
Criador primeiro dá o coração para busca- Lo. Quando você sabe isso, você
certamente se fortalecerá, tão forte quanto você possa pedir, pois o Rei está
lhe chamando.
Então
ele diz, “Invoque-O quando Ele está perto”. Isto é, quando você invoca o
Criador para levá-lo para mais perto dEle, saiba que Ele já está perto de você,
pois de outra forma não há dúvida que você não estaria O invocando. Este é o
significado do verso, “Antes que chamem, Eu responderei”, significando que se
você invocar Ele, então Ele já estará
voltado
para você para dar o despertamento para invoca-Lo.
“Enquanto
eles falam, Eu ouço”, significando que a medida do escutar do Criador depende
precisamente da medida do anseio que surge durante as palavras da oração.
Quando a pessoa sente excessivo anseio, ela deveria saber que é o tempo que o
Criador está atentamente escutando a ela.
Claramente,
quando ela sabe disso, ela derrama seu coração ainda mais forte, pois não há
maior privilégio do que o rei do mundo estar atento a ela. Isto é muito similar
ao que nossos sábios disseram: “O Criador deseja a oração do justo” porque o
desejo do Criador é que uma pessoa seja atraída para perto dEle despertando
grande poder e anseio na pessoa para suplicar pelo Criador, pois “Como na água
a face corresponde a face, assim o coração do homem ao homem”.
Segue-se
que o dito da oração e o ouvir da oração andam de mão dadas até que eles se
acumulem à completa medida e ele adquira tudo. Este é o significado de “espírito
atrai espirito, e trás espírito”. Note estas palavras, pois elas são as
primeiras fundações nos caminhos do Criador.
Você
escreveu e perguntou se eu o aceitaria como estudante. Você também suspeitava
que eu fosse desagradável com você porque eu já tenho estudantes o suficiente.
Mas para lhe falar a verdade, é mais difícil para mim com você do que com os
outros, pois você é de uma linhagem mais eminente.
Você
deve ter ouvido que o Rabi Elimelech recusou quaisquer estudantes com linhagens
eminentes, e o Rav de Rufshitz insistiu com ele e chorou amargamente, mas sem
sucesso, até que toda a fragrância da eminência desvaneceu dele. Isto é o que
ele disse para ele: “Por que é minha falta que meu pai é tão eminente?” Uma vez
que ele reconheceu a sinceridade de suas palavras, ele o aceitou.
Não
fique surpreso que nos olhos dos donos de terras, parece que o eminente esteja
mais perto do Criador do que uma pessoa comum, pois ele vê e observa as boas
ações de seu pai através desde sua juventude, e a criação de infância é
definida mais firmemente no coração.
O
fato é que em todo e cada movimento no trabalho dEle há dois opostos no mesmo
assunto, como elaborei nas cartas anteriores, pois o receptor consiste de corpo
e alma, que são opostos. Portanto, em cada atingimento, grande ou pequeno, Ele
faz duas formas opostas.
Há
dois conceitos no trabalho do Criador: 1) “oração e súplica”, 2) “oração e ação
de graças”. Naturalmente, ambas devem ser o seu máximo.
Para
completar a oração, a pessoa deve sentir a proximidade do Criador a ela como
obrigatória, como um órgão que está solto, pois estão ele pode queixar e
derramar seu coração diante dEle.
Mas
oposto a isso, referente à completa oração e ação de graças, a pessoa deve
sentir a proximidade do Criador a ela como uma adição, um suplemento, como algo
que não pertence a ela, pois “que é o homem, para que o conheças, e o filho do
homem, para que o consideres?” então ele pode certamente conceder louvor e ação
de graças ao Seu grande nome em totalidade por escolhê-lo dentre todos que
estão prontos para servir o Criador.
É
grande o trabalho para o homem complexo ser competido em ambos estes opostos,
então eles são definidos em seu coração para sempre de uma só vez. O segundo
discernimento, sentir a si mesmo humilde e distante, e a bondade do Criador
como suplemento, é um conceito mais difícil do que o primeiro. Para a maior
parte, todos aqueles que são rejeitados falham somente no segundo conceito.
Através
disto você sabe que uma pessoa de linhagem eminente está mais distante do
segundo conceito do que uma pessoa comum porque ela sente a bondade do Criador
para com ela como obrigatória.
Todavia,
eu não tenho essa suspeita porque eu já me escravizei ao Criador, para servi-Lo
de qualquer modo que possa. Nenhum trabalho é tão pesado para eu fazer para o
Seu grande nome. Pelo contrário, eu sempre amo e saboreio em grandes esforços
que traga contentamento para Ele, e a evidência é que eu escolho a terra de
Israel como meu local de trabalho, onde o domínio de SAM é o maior. E não
somente isso, mas em Jerusalém, onde mesmo o santo ARI teve medo de abrir seu Beit Midrash (Casa de Estudos).
...
Eu também reuni em meu Beit
Midrash (Casa de Estudos) todos os eminentes de
Jerusalém ... através do que você pode saber que eu não estou evitando o
trabalho. Mas, tudo depende somente de você; sempre lembre-se disso.
O
tempo é curto, e o bom dia está se aproximando, então eu não posso elaborar
para você nisso. Mas se você acreditar em mim, você será recompensado em me
compreender.
Yehuda Leib