6 de Março, 1958, Manchester
Olá e tudo de bom para o meu amigo,
Recebi dez libras em Purim, que é meio
shekel. Dez gera (uma moeda que era usada em Israel em tempos antigos. Vinte
shekels são um gera) são um shekel e metade dele são dez. Está escrito no santo Zohar que
metade de um shekel é chamado dez, que é uma pedra com a qual pesar a
contribuição para o Senhor (Ki Tissa, item 4).
Nós devemos interpretar as palavras do
sagrado Zohar. Meio shekel significa que quando uma pessoa começa a
pesar como regressar ao Criador, quando ela sabe que ela tem muitas iniquidades
e transgressões, o sagrado Zohar diz sobre isto que a pessoa
deve saber ue ela sempre é considerada como sendo metade e metade. Isto é, ela
é metade méritos e metade faltas e ela pode sempre escolher sentenciar a uma
escala de mérito. É como nossos sábios disseram, “Um sempre se deve ver a si
mesmo como metade culpado e metade não culpado. Se ele realizou um Mitsvá (boa
acção/mandamento), feliz é ele pois se sentenciou a si mesmo e ao mundo inteiro
a uma escala de mérito,” etc.
Nós devemos interpretar a razão como
nossos sábios disseram, “Aquele que é maior que seu amigo, seu desejo é maior
que o dele.” Isso assim é pois se não lhe for dada uma inclinação do mal maior,
ele não terá escolha, uma vez que se o bem for maior que o mal então ele não
tem escolha, pois escolha é precisamente quando ambos são iguais e a pessoa
escolhe.
Com isso entendereis aquilo que nossos
sábios disseram, “No futuro (fim da correcção), o Criador trás a inclinação do
mal e a mata perante os justos e perante os ímpios. Para os justos, ela parece
uma alta montanha. Para os ímpios, ela parece da largura de um cabelo.” Devemos
entender quem tem razão, ou seja qual é a medida da inclinação do mal.
Porém, como expliquei, os ímpios têm
poucos méritos, então sua inclinação do mal não é assim tão grande, mas só da
largura de um cabelo. Isto assim é pois em prol de ser metade-metade, quando há
pouco bem deve haver pouco mal. Mas os justos têm muitos méritos então sua
inclinação do mal deve ser grande, também. Desta forma, nos justos, a
inclinação do mal é como uma alta montanha.
Com isso entenderás as questões das
pessoas sobre o versículo, “Vinde ao Faraó pois Eu endureci seu coração.”
Significa isso que o Criador lhe negou a escolha ao endurecer seu coração? De
acordo com o que expliquei, é o oposto. Com o Criador endurecer seu coração ele
pode tomar uma escolha uma vez mais, pois quando o Faraó disse, “O Senhor é
justo e eu e meu povo somos ímpios,” isso significa que ele já sentenciou a uma
escala de mérito e ele é inteiramente bom e nada mais tem para fazer. Por esta
razão, de acordo com este bem, o Criador teve de aumentar a inclinação do mal,
como disseram nossos sábios, “Aquele que é maior que seu amigo, seu desejo é
maior que o dele.” Desta forma, quando o Criador endureceu seu coração, ele
podia tomar uma escolha uma vez mais.
Que o Senhor nos conceda duas porções — curativo
e salvação.
Do teu amigo que te deseja e a tua família
tudo de bom,
Baruch Shalom HaLevi Ashlag