1927,
Londres
Ao
famoso Chassid, que sua vela arda:
Lembranças
a você.
Devo
lhe informar que acabei de receber uma carta muito angustiante sobre o meu
sagrado panfleto sendo entregues a pessoas de fora, para abusar dele ao seu bel
prazer. Agora você entenderá minha severa advertência de manter segredo, e
porque eu não havia mandado o panfleto até agora. Isso era o que eu temia,
então eu quis mandar os panfletos ao MARAN e ao Rav.
De
fato, o que eu mais temia veio a mim e as mãos dos iletrados me traíram,
fazendo aquilo que não ordenei, após minha severa advertência para não revelar
a nenhuma pessoa, fosse ela quem fosse. E agora eles me difamaram aos olhos da
geração e falharam comigo no caminho do meu trabalho exaltado de trazer
contentamento ao meu Criador. Quem os pode perdoar? O céu vai testemunhar a
minha labuta em toda a minha força para estender a Sua santidade para aquela
geração.
E,
no entanto, Sitra Achra sempre encontra seu povo, cumpridores de suas missões,
estabelecendo obstáculos ante mim onde quer que me vire para beneficiar os
outros. Até aqui são as minhas palavras, e "os que estão conosco são mais
do que os que estão com eles", e o Criador não me priva de minha
recompensa. Pouco a pouco, eu abro caminho, às vezes menos, às vezes mais, mas
sempre com lucro (recompensa), até que eu seja recompensado com derrubada de
todos os inimigos do Criador com a ajuda de Seu grande e terrível nome.
Quanto
a você, não tema o temor dos tolos. Aqueles que caluniam, meu dedo mínimo é
maior do que a cintura deles. Assim o Criador desejou, e assim Ele me fez, e
quem vai Lhe dizer o que fazer e como agir? O mérito da minha lei, é maior do
que o mérito dos pais deles. Da mesma forma, os contemporâneos do profeta Amós
o difamaram e disseram que o Criador não tinha ninguém a quem inspirar Sua
Divindade, além de um gago, como está escrito no Psikta [o Midrash].
No
entanto, está escrito: "Um lábio veraz será estabelecido para sempre, e a
língua mentirosa é apenas momentânea," pois no final, as pessoas verdadeiras
são as vencedoras. Amós permanece vivo e existindo para sempre, e quem ouviu ou
soube o que aconteceu com seus adversários?
Assim
é aqui. Os pessimistas podem prejudicar apenas a sua própria espécie, segue-se
então que a tempestade faz redemoinhos na cabeça dos ímpios, a verdade vive e
não enfraquece por todas as mentiras. Em vez disso, cresce ainda mais forte por
causa delas, como um campo semeado que é reforçado pelo adubo e esterco que são
jogados. Com a vontade do Criador, a bênção do campo aumenta e multiplica por
eles.
Eu
ainda não sinto o mal que vai me atingir vindo deles, relativo à divulgação do
meu ensinamento, então eu não sei como calcular a minha maneira de incutir luz
e salvá-lo da maldade deles. E, no entanto, é certo que, se eu sentir algum
mal, eu vou me vingar deles eles, como é a lei da Torá, e eu vou lutar
vigorosamente com eles. Vou fazer tudo o que está ao meu alcance para fazer,
como é ao Criador que eu temo, e não há nenhuma outra força, a não ser Ele.
Como
regra, você deve saber que não é para minha própria necessidade ou a para minha
glória que eu compus o livro. Pelo contrário, é só por causa Dele, porque eu
notei grandes confusões nos escritos do ARI porque o ARI não escreveu nem
organizou-os por si mesmo em toda a profundidade desta sabedoria sublime.
Quando Rav Chaim Vital ouviu e escreveu as palavras, ele ainda não estava nos
graus de completude necessários para atingir essas palavras em sua raiz. Ele
era jovem, então, 30 anos de idade, quando estudava com o ARI, como está
escrito no Portão das Reencarnações (Portão 8, p 49). Ele escreve: "Agora, no ano de 1571,
e eu tenho vinte e nove anos ..." Então, na Páscoa ele já estava servindo
o ARI, e o Rav [ARI] adoeceu em 21 de julho de 1572. Na próxima terça-feira, no
Quinto de Av [25 de julho de 1572], ele faleceu.
Você,
portanto, descobre que, no momento da sua morte, ele [Chaim Vital] tinha apenas
trinta, e o ARI viveu trinta e oito anos, como é conhecido, e ele escreveu um
pouco mais lá (Portão 8, p 71).
No
momento da sua morte, Rav Chaim Vital não estava ao seu lado [do ARI]. Estas
são suas textuais palavras: "Rav Itzchak HaCohen me disse que no momento
da morte de meu professor, quando saí de seu quarto, ele (Rav Itzchak HaCohen)
entrou e chorou diante dele, dizendo: 'Essa é a esperança de que todos nós
tínhamos em nossa vida, ver um grande bem, a Torá, e a sabedoria no mundo?
"ele respondeu-lhe: '. Se ao menos eu encontrasse um completo justo no
meio de vós, eu não seria retirado prematuramente" ao dizer isso, ele
perguntou sobre mim (cerca de Chaim Vital). Ele disse, 'Onde Chaim foi? Será
que ele me deixou em tal hora? 'Ele estava muito triste. Ele entendeu de suas
palavras que ele tinha algum segredo para me passar, então ele (Rav Itzchak
HaCohen) disse-lhe: 'O que vamos fazer a partir de agora? "Ele (o ARI)
respondeu:" Diga aos amigos em meu nome que a partir deste dia não se
envolvam em nada desta sabedoria que ensinei, porque não entenderam
corretamente. Só Rav Chaim Vital deve se envolver com ela, sozinho, em um
sussurro, e na clandestinidade. "Ele (Rav Itzchak HaCohen) disse: 'Mas não
há nenhuma esperança?" Ele disse:' Se você merecer, eu venho a você e lhe
ensino "Ele respondeu-lhe: Como você virá e nos ensinar se você está
partindo agora deste mundo" Ele respondeu: "você não tem o
conhecimento do oculto, de como a minha vinda será? 'e ele em seguida morreu.
"
Eu
elaborei em copiar as palavras do livro de Rav Chaim Vital, O Portão da Reencarnação, assim você pode ver que o ARI proibiu a Rav Vital de
ensinar o que tinha aprendido com os outros, porque, naquele momento, ele não
entendeu suficientemente o que tinha ouvido do ARI. É por isso que ele não iria
nem mesmo organizar os escritos que ouvira de seu mestre, e seus sucessores os
arrumaram, a terceira geração-Rav Yaakov Tsemach e Rav Shmuel Vital.
Cada
um desses compiladores não tinham os escritos completos do ARI porque
seiscentas páginas dos escritos foram roubadas enquanto Rav Chaim Vital estava
vivo. Fora estes, Rav Yaakov Tsemach compilou a maioria da Árvore da Vida, bem como algumas outras composições. Rav Chaim Vital pediu
que a outra parte fosse enterrada com ele na sepultura, e assim o fizeram. Ele
deixou uma terceira parte como herança para seu filho, Rav Shmuel Vital, a
partir da qual os famosos Oito
Portões foram compilados.
Depois
de muito tempo, Rav Yaakov Tsemach montou um grande grupo de alunos, que cavou
a terceira porção da sepultura. Dela, a primeira e a próxima edições da Árvore da Vida foram compostas, bem como Holocausto Contínuo, e outras composições.
Portanto,
você vê que a cada vez, o compilador teve apenas um terço de todos os escritos,
que juntos compõem uma entidade e uma estrutura. Eu gostaria que fosse o
suficiente, mas desde que eles tinham apenas uma pequena parte dos escritos,
eles não entenderam a profundidade da sabedoria na época, e eles terrivelmente
confundiram os assuntos por não entender como organizá-los.
Tenha
a certeza de que, desde o tempo da ARI até hoje, nunca houve alguém que
compreendesse o método da ARI totalmente, como era mais fácil obter uma mente
duas vezes maior e duas vezes mais que a mente do santo ARI do que a entender o
seu método, no qual muitas mãos brincavam, desde quem o ouviu através do
primeiro escritor, aos últimos compiladores, enquanto eles ainda não atingiram
os assuntos que estão em sua raiz superior. Assim, cada um inverteu e confundiu
os assuntos.
E
agora, por vontade do Criador, eu fui recompensado com concepção [impregnação]
da alma do ARI, não por causa das minhas boas ações, mas por uma vontade
superior. Está além de minha compreensão, também, por que fui escolhido por
esta maravilhosa alma, que a ninguém foi concedida desde sua morte até hoje. Eu
não posso elaborar sobre este assunto, porque não é a minha maneira de discutir
coisas maravilhosas, mas achei que era meu dever facilitar para sua mente
porque ... antes de um fluxo de grandes águas de servos que irrompem contra seu
mestre e expulsam de suas águas lançando lama e lodo, que caem sob o trabalho
que a sua alma animal tem trabalhado, desde que ainda não entenderam
completamente como separa isso da alma espiritual. Você deve saber que não se
deve temer essas forças, que brotam apenas para lavar toda a santidade, e o
Criador nos salve deles.
Eu
acho que você vai acreditar em mim, já que nunca foi minha maneira de fabricar
ou exagerar, ou buscar respeito e ganhar um nome entre os tolos, que, até hoje,
tenho tolerado e não tive vontade de lutar, mesmo com eles.
Para
reforçar para que você não fique confuso com os exércitos deles de Sitra Achra, vou dar-lhe um sinal claro de que recebemos do ARI, através disso
saber que é um verdadeiro justo e o que não é um verdadeiro justo, mas é digno
de ser justo, para o qual ele deve ser tratado com respeito, também. Você
acredita que devemos lançar sortes [jogar uma moeda] sobre isso, para saber
quem está servindo o Criador e quem não está? Afinal, os sinais e símbolos não
determinam nesta matéria, como é conhecido entre os Chassidim, por isso é muita coisa que nós precisamos, Deus proíba.
Pelo
contrário, sabemos que Rav Chaim Vital fez essa pergunta ao ARI, e é explicado
no livro, O Portão da Inspiração Divina, o sétimo dos Oito
Portões pelo ARI, página 1. Eis as suas
palavras, palavra por palavra: "o sinal de que meu professor me deu foi
para ver se todas as suas palavras se tornem realidade, ou se todas as suas
palavras são para o Criador, e ele não vai estar errado, em nem mesmo uma de
suas palavras (relativas a uma carta que ele aprende com seu amigo que precisa,
etc., como é conhecido para os que conhecem a sabedoria do oculto). Ele também
deveria saber os segredos da Torá e como explicá-los, e então nós podemos
definitivamente acreditar nele "Rav Chaim Vital termina com este sinal, e
estas são as suas palavras, textualmente:". Segundo suas palavras, podemos
conhecer e reconhecer sua grandeza e mérito na medida de seu conhecimento
".
A
explicação como está escrita anteriormente, que quando uma pessoa é justa e Chassid, e se engaja na Torá e reza intensamente, anjos e espíritos
santos são criados dela. Este é o significado de "aquele que realiza uma Mitzvá adquiriu para si um advogado." As loucuras que saem de
sua boca tornam-se uma carruagem para as almas dos primeiros justos, para descer
para ensinar Torá para aquele o homem.
Ele
também diz que há que se as Mitzvot
[mandamentos] são incompletas, anjos
incompletos e espíritos são feitos do mesmo, e que são chamados de
"contadores." É sobre isso que ele deu o sinal acima mencionado que,
se a Torá e Mitzvot são completas, ele é recompensado com a atingimento completo
e sabe como explicar todos os segredos da Torá. Se ele está faltando nisso, o
que significa saber como explicar apenas algumas delas, suas obras são
certamente incompletas.
Na
verdade, todos aqueles que podem ser os meus adversários, é porque eles não
entendem nem mesmo as minhas palavras, assim como eles podem ser considerados
completos justo? Assim, eu lhe dei um sinal claro.
Eu
já escrevi a vocês que o meu livro não precisa de endossos, porque eu não
adicionei nenhuma única palavra às palavras do ARI, e eu também fiz um índice
para cada conceito, mostrando o seu lugar nos escritos do ARI e o ARI não
precisa do aval da nossa geração. Eu fiz isso deliberadamente, vendo os
caminhos de Sitra Achra em minha direção com antecedência. Meu próprio trabalho e
acréscimos em todos estes dois comentários são dificilmente reconhecíveis.
Assim, como eles vão segurar a campanha contra este caderno? Se eles têm
queixas sobre o meu estudo e ser mais eficiente nos escritos do ARI do que eles
são, isso não é um argumento. Eles não deveriam ter gasto seu tempo em
vaidades; eles tiveram tempo para estudar as palavras do ARI, e uma vez que
estavam ociosos, agora eles vão comer a sua própria carne.
Meus
cumprimentos para você e para ... e ... Diga a ele que todos os seus caminhos
são como esta ação, cuja intenção é boa, mas as ações não, e tudo segue a ação.
Mas o que posso fazer com ele? Ele é a minha carne e sangue. Portanto, deixe-me
informar com riqueza de detalhes toda a história e como ela se desenrolou do
começo ao fim, e eu vou responder a ele.
Peço
também que você deixe-me saber seus pensamentos sobre esta carta, e mais sobre
o que está acontecendo entre vocês, em grande detalhe e de forma elaborada,
para que eu preciso saber todos os detalhes, a fim de manter o escudo, para o
trabalho da Criador não é pouca coisa.
Yehuda