Véspera de Yom Kipur (Dia da Expiação), 4 de Outubro, 1957
A respeito
de tua pergunta, “Por que fomos deixados tão sozinhos na guerra?” nossos sábios
disseram, “Todos aqueles que choram e lamentam sobre uma pessoa digna,” etc. (Shabat 105b).
Qual é o sentido de chorar e lamentar?
É sabido que
há dois tipos de choro: Há o choro de aflição e há o choro de alegria. Quando o
coração se enche de excitação, ora a excitação vem de coisas boas ou de coisas
más, esta excitação se manifesta no exterior. É como um copo de água — quando
ele se enche, ele transborda. É semelhante com as lágrimas, que são um excesso
que derrama para fora. É por isso que há lágrimas de alegria e, é claro, o
oposto.
Porém,
lágrimas sem razão são impossíveis, embora hajam lágrimas artificiais, ou seja
daquele que quer mostrar ao outro que está impressionado com alguma coisa, isto
também é causa para as lágrimas. Porém, é considerado artificial.
Deste modo,
quando uma pessoa digna morre e sentimos a carência, o sentimento e tristeza se
acumulam no coração, isso se manifesta em lágrimas. Naturalmente, quando uma
pessoa sente certa medida de carência, essa carência é chamada de “oração” e através
da oração propagamos a perda uma vez mais. Mas quando não prestamos atenção e
aceitamos a situação, nos afastamos cada vez até que nos esquecemos.
É sabido que
os mortos são esquecidos do coração, uma vez que a morte é chamada “desespero.”
É por isso que há um queixume sobre o falecido que estava conectado a essa
pessoa — e essa conexão exigia a atenção dessa pessoa — que o justo pereceu mas
ninguém repara.
Desta forma,
em prol de evitar escarnecer uma pessoa que estava conectada ao justo falecido,
o justo falecido faz uma correcção ao levar dela aquilo que ele lhe deu. Nessa
altura, a pessoa torna-se muito má, uma vez que aqueles que já tinham vontade
de receber pela espiritualidade, quando perdem a espiritualidade, coisas
corpóreas começam a preencher a medida do prazer da espiritualidade. Assim,
eles caem mais baixo, ou seja para maiores medidas de luxúrias inferiores e
paixão pela honra.
Foi por isso
que ele explicou após o evento que nos aconteceu que eles esqueçeram a essência
e levaram para si mesmos um caminho de disputa …
Em qualquer
caso, eu sabia qual seria o resultado em antemão. Há pessoas que conseguem
ocultar seus pensamentos e há pessoas que não têm essa força e seus pensamentos
aparecem no exterior, ou seja que elas fazem coisas desadequadas e mostram a
todos que não têm, nem tiveram qualquer conexão com os justos.
Então por
que estás surpreso agora? Foi determinado logo depois de Yom Kipur (Dia
da Expiação) de 1954 e desde então tem sido senão uma sucessão de
desenvolvimento de seus pensamentos e acções.
Agora terás
um entendimento melhor da necessidade de acreditar nas palavras de nossos
sábios, que obrigaram o homem a dizer, “O mundo foi criado para mim.” Mas como se
aceita esta grandeza — para que não tenhamos orgulho excessivo? Todavia, se a
fundação é inteiramente de fé, podemos acreditar nisto, também. Se uma pessoa
trabalha para si mesma, então há tais argumentos. Mas se uma pessoa quer, no
mínimo dos minimos, que o seu desejo seja pelo Criador, ela pode acreditar
nisto, também, uma vez que precisamos de fé em cada passo no caminho.
“Os justos
são maiores na sua morte que na sua vida.” Isto é, devemos aumentar a fé quando
eles morrem mais que quando estão vivos, uma vez que a base inteira do caminho
do justo está na fé. Somente deste modo o conhecimento aparece e somente aquele
que foi recompensado com caminhar no caminho da fé terá a sabedoria e a força.
“Qualquer um
que for ocioso com o elogio de um sábio deve ser enterrado na sua vida” (Shabat 105b).
Significa isto que onde a deficiência não é sentida, o ócio é sentido. Uma vez
que ele não sente a perda e não é impressionado o suficiente para despertar um
elogio no seu coração, então embora esteja vivo, antes da vitalidade que ele
recebeu do sábio o abandonar, ainda assim, ele deve ser enterrado na sua vida.
Como os
mortos podem ser corrigidos somente através do enterro, este homem deve ser
enterrado pois a morte está certa de chegar, ou seja que a vida o abandonará. É
isto o que os nossos sábios nos contam que ele deve ser enterrado imediatamente
…
Baruch
Shalom HaLevi
Filho de
Baal HaSulam