1926
Para a minha alma
gémea, que sua vela arda:
... No entanto, ao
manter-se afastado do sofrimento um homem é sacudido prematuramente, pois “onde
a pessoa pensa é onde ela está”. Por isso, quando uma pessoa está certa que não
lhe faltará abundância, ela pode concentrar seus esforços nas palavras da Torá
porque “o abençoado apega-se ao abençoado”.
Mas a falta de
confiança diz respeito à labuta, e qualquer labuta é da Sitra Achra, e
“o maldito não se apega ao abençoado”, pois ele não será capaz de concentrar
todos os seus esforços apenas nas palavras da Torá. E ainda, se ele deseja
viajar para além do mar, ele não dever contemplar estas coisas de forma alguma,
mas tão rápido quanto possa, como se estivesse obcecado, e irá voltar à
normalidade, de modo a não espalhar suas centelhas em tempos e lugares que além
do mais ainda não estão suficientemente unidos.
Saiba que nenhuma
falha vem dos inferiores exceto no tempo e lugar permitido, como é agora. Eu
gostaria de dizer que ou útil ou arrependido, ou Deus proíba desesperado no
presente momento, está “apressando o fim em todos os momentos e em todos os
lugares do mundo”. Este é o significado de “um momento da Sua fúria” e “Quanto
é a Sua fúria? Um momento”.
Portanto, a pessoa
não tem escolha senão direcionar todos os momentos presentes e futuros para
serem oferecidos e apresentados em Seu grande nome.
Aquele que rejeita um
momento diante dEle, por isso lhe ser difícil, exibe a sua loucura abertamente,
pois todos os mundos e todos os tempos não valem a pena para ele, porque a Luz
do Seu semblante não está vestida na mudança dos tempos e ocasiões, embora o
trabalho de uma pessoa certamente muda por causa deles. É por isso que a fé e a
confiança acima da razão foram preparadas para nós pelos nossos santos pais, e
a pessoa pode usá-las nos tempos mais difíceis sem esforço e sem descanso.
Este é o significado
de “Por isso vem de ânimo leve, pronto para todas as Suas obras nestes seis
dias”. A letra Hey, que é a raiz da Criação, é uma letra de Luz, e
labutar para melhorar o seu nível não ajuda em nada, pois está lançada, como em
“nenhuma razão e nenhum fim”. Assim, aquele que assume o fardo completo do
reino dos céus não encontra labuta na adoração ao Criador, e pode, portanto,
estar aderido ao Criador dia e noite, na Luz e nas trevas. A chuva–que é criada
no ir e vir, muda e intercambia–não irá impedi-lo porque Kéter, que é Ein
Sóf, ilumina a todos igualmente. O tolo–que anda sob um dilúvio de
obstáculos que se despejam diante e detrás dele–diz a todos que ele não sente a
cessação e a falta de Dvekút [adesão] como corrupção ou injustiça da sua
parte.
Se ele tivesse
percebido isso, ele certamente teria se esforçado para encontrar alguma tática
para, ao menos, ser salvo da cessação da Dvekút, quer mais ou menos.
Esta tática nunca foi impedida a qualquer um que a buscou, seja como num
“pensamento de fé” ou como em “confiança”, ou como em “apelos da sua oração”,
que são adequados para uma pessoa, especificamente em lugares restritos e
estressantes, pois até mesmo um ladrão escondendo-se apela ao Criador. Por este
motivo, não é necessário Môchin de Gadlut para prevenir o corte do ramo
da sua raiz.
“Se ele não fizer
estas três por ela”, ela deve “sair” para o domínio público, sob a escravização
das pessoas, “livre, sem dinheiro”, para este mestre, porque a ele não lhe será
dado qualquer coisa para a sua labuta nas coisas ociosas. É como está escrito:
“Aqueles que o fazem tornem-se como eles”, etc., e o que a pessoa que foi
criada pelo o adorado–que se curva perante o seu próprio trabalho–lhes vai
pedir? Portanto, qualquer um que diga que tem obstáculos de cima, eu digo
que ele mente em nome do seu Fazedor. Ele maliciosamente finge ser incapaz,
porque ele não tem o desejo real de se
aderir ao Criador
devido aos seus fortes laços com os Ketarim da impureza.
Ou seja, ele não
deseja de todo o coração se separar deles para sempre. Este é o significado das
palavras: “E vós que não tens dinheiro, vinde, comprai e comei. Vinde, comprai
vinho e leite sem dinheiro e sem custo”.
Em outras palavras, a
nossa única oração ao Criador de nos dar de Sua sabedoria e esplendor é porque
Ele deseja que nos adornemos diante dEle com esses desejos, como em “Espírito
chama espírito e traz o espírito”.
Por exemplo, porque
não é educado vir diante do rei sem algum pedido ... mas na verdade, não temos
nenhum objetivo com o presente em si, a não ser em nos ser concedido Dvekút com
Ele, seja mais ou menos.
Assim, um escravo que
quer agarrar-se ao rei sem o desejo no seu coração começa a praticar nobres
maneiras, e requer a ele certo pedido. Mas o rei o rejeita. Se ele for
inteligente, ele irá falar ao rei da sinceridade do ponto no seu coração–que
ele não deseja nenhum presente, apenas que o rei lhe atribua qualquer serviço,
o mínimo dos mínimos, de qualquer maneira, desde que ele, ainda que levemente,
fique ligado ao rei em uma conexão que não será interrompida. Instantaneamente,
o rei a revelou a nós na forma de Dvekút [aderência], o que é
desprezível aos olhos dos inferiores e o seu valor é sempre de acordo com a
medida do desejo do ponto no coração, ou seja, a oração, fé e a confiança de
que ela nunca vai faltar, mesmo por um momento, durante as vinte e quatro horas
do dia.
Mas o inferior–no seu
ponto no coração–não anseia Dvekút com o Próprio Rei, com o corpo do
Rei, mas com os Seus inúmeros presentes, nos quais distribui bem e força com
maravilhosas delícias, centelhas fluem do fundo do coração para os Seus imensos
presentes. Por esta razão, eles acham a Dvekút com Ele muito trabalhosa,
pelo que eles se retiram disso e outras formas de “e daí”?
No entanto, “maçãs de
ouro...” para aqueles que entendam vão rir dos adoradores cujo coração está deficiente,
que estão dizendo a todos que são tolos porque eles dizem que têm obstáculos.
Mas “A aliança dos
pais não terminou” e “Aquele que vem para purificar é ajudado”. A primeira
coisa pela manhã, quando ele desperta de seu sono, ele deve santificar o
primeiro momento com Dvekút com Ele, abrir o coração ao Criador para
mantê-lo ao longo das vinte e quatro horas do dia, de modo que nenhum
pensamento indolente chegue à sua mente, e ele não vá considerá-lo impossível
ou acima da natureza.
De fato, é a imagem
da natureza que faz uma partição de ferro, e a pessoa deve cancelar as divisões
naturais que ela sente, e deve primeiro acreditar que estas divisões naturais
não o desligam dEle. Depois, ela deve orar do fundo do seu coração, mesmo por
algo que está acima da sua vontade natural.
Entenda que sempre,
mesmo quando as formas que não são de Kedushá [santidade] atravessam
você, elas vão parar imediatamente quando você se lembrar. Perceba que
doravante você derrama o seu coração, com toda a força que pode para que o
Criador o salve de cessações na Dvekút com Ele. Gradualmente, o seu
coração vai se acostumar ao Criador e vai implorar para aderir-se a Ele em
verdade, e o desejo do Senhor será bem-sucedido por você.
Yehuda Leib