Artigo Nº 20, Tav-Shin-Mem-Hey, 1984-85
Está escrito em O Zohar (item
186): “Rabbi Yitzhak disse, ‘Nós não achámos ninguém que endurecesse seu
coração perante o Criador como Faraó.’ Rabbi Yosi, disse, ‘Mas Siom e Ogue
também endureceram seus corações.’ Respondeu ele, ‘Isto assim não é. Eles
endureceram seus corações contra Israel, mas não endureceram seus corações
contra o Criador, como Faraó endureceu seu coração contra Ele, pois ele viu Seu
poder e não se arrependeu.’”
Devemos entender a diferença entre não
endurecerem seus corações perante o Criador, ou endurecerem seus corações
contra Israel. Afinal, todo o ódio que as nações sentem para Israel é só pois
eles são o povo do Criador, como disseram nossos sábios (Shabat, 89), “O que é
Monte Sinai? É que Sinaa [ódio] desceu aos idolatras.”
Para regressar a este tema, ou seja a
respeito do ódio por Israel: Faraó odiava o povo de Israel e os queria
escravizar. Moisés veio como mensageiro do Criador mas ele não escutava e
disse, “Quem é o Senhor que eu deva obedecer à Sua voz?” Siom e Ogue também
odiavam Israel, mas qual é a diferença em respeito a Israel? A razão pela qual
eles odeiam Israel. Siom e Ogue endureceram seus corações pois o povo de Israel
era sem importância e foi por isso que eles os odiavam? Ou eles endurecem seus
corações contra o Criador, que o Criador era sem importância aos seus olhos e
foi por isso que odiavam Israel? Nesse caso, qual é a diferença em respeito a
Israel?
Devemos interpretar as citadas palavras de O
Zohar na obra. Precisamos de saber que há dois obstrutores que se
encontram frente a uma pessoa não a deixando cruzar a barreira e alcançar o
amor pelo Criador, uma vez que o homem nasce com um desejo de receber para si
mesmo e não consegue fazer coisa alguma sem lucro. Isto é, um pode abdicar da
auto-recepção em prol de doar algo sobre alguém se isto lhe der satisfação
emocional. Nesse caso ele consegue abdicar da auto-recepção.
Por exemplo, uma pessoa pode trabalhar
para uma pessoa importante. Se, digamos, o ADMOR de Lubavitch chega ao
aeroporto com uma mala, dá-a a um dos seus seguidores e dá-lhe 100 dólares pelo
seu trabalho. Certamente, o seguidor não vai querer receber o pagamento do
rabbi e o devolverá a ele. Se o seu rabbi o questionar, “Por que não queres
recebê-lo? Paguei-te pouco pelo trabalho? Se tivesse dado a um porteiro comum
10 dólares ele teria ficado feliz; por que não o queres receber?” O seguidor
responderia, “Meu previlégio de servir o rabbi vale para mim mais que qualquer
fortuna no mundo que o rabbi me possa dar.”
Desta forma vemos que para uma pessoa
importante, uma pessoa consegue trabalhar sem qualquer recompensa. Por esta
razão, quando um vem para se envolver em Torá e Mitsvot [mandamentos]
em prol de doar, uma pessoa consegue abdicar do amor próprio pelo bem do
Criador. Nessa altura, o que faz o obstruidor na obra do Criador para que ela
não seja capaz de caminhar no caminho do Criador? Ele faz uma coisa: Ele não
deixa a pessoa descrever a grandeza e importância do Criador. Sucede-se que
toda a força que o Sitra Achra [outro lado] tem é contra
o Criador. Ele diz-lhe, “Sei que és muito poderoso, ou seja que consegues
superar teus luxos, ao contrário das pessoas fracas de cabeça e de coração
mole. Tu és o mais forte entre os fortes. Porém, a razão pela qual não estás a
caminhar no caminho da verdade é que a meta não te é assim tão importante, para
te fazer anular a ti mesmo a ela. Com esta força ele o obstrui de alcançar a
meta.
É isto o que O Zohar diz em
nome de Rabbi Yitzhak: “Não achamos ninguém que endurecesse seu coração perante
o Criador como Faraó.” Isto é, ele não valorizava o Criador e disse, “Quem é o
Senhor para que Eu obedeça à Sua voz?” Este é o primeiro obstruidor.
O segundo obstruidor é que quando um vê
que ele tem de superar seus argumetnos, vai acima da razão e não considera
aquilo que ele lhe diz, então ele vem com um queixume contra Israel. Isto é,
aquele que quer caminhar no caminho do Criador é chamado Yashar-El [direito
ao Criador], que é directamente para o Criador. Significa isto que ele quer que
todas as acções que ele faz subam directamente para o Criador e não quer ter
qualquer outra intenção.
Por esta razão, o que faz o obstruidor?
Ele degrada a Israel nele e diz-lhe, “A Israel em ti é muito fraca, tanto em
habilidade como em força de superar. Tens caracter fraco e este caminho por
onde queres ir — onde todas as obras são somente pelo Criador — pode ser
exigido de um Israel que tem todas as qualidades requisitadas, nomeadamente boa
educação, habilidades e coragem para combater contra o mal nele. Ele consegue
caminhar neste caminho, não tu.”
Logo, com o quê o obstrui ele? Ele não
fala mais para ele sobre a importância da meta, como com o argumento de Faraó,
que disputou a importância da meta. Em vez disso, ele lhe diz que a meta é
muito importante, mas “Tu não és importante o suficiente para seres capaz de
caminhar em caminho tão sublime, então caminha no caminho do público geral e
não precisas de ser excepcional. Somente este caminho é adequado para ti.”
Similarmente, encontramos em O
Zohar (Shlach, item 63) a respeito dos espiões: “E eles regressaram de
viajar pela terra.’ ‘Eles regressaram’ significa que eles regressaram para o
lado mau, regressaram do caminho da verdade, dizendo, ‘O que vamos ganhar com
isso? Até este dia não vimos bem no mundo. Trabalhámos em Torá e a casa está
vazia. Quem será recompensado com esse mundo? Quem chegará e estará nele? Teria
sido melhor se não tivessemos de trabalhar tanto. Trabalhámos e aprendemos em
prol de conhecer a parte desse mundo, como vós nos haveis aconselhado. ‘Ela
também flui com leite e mel,’ esse mundo superior é bom, como sabemos na Torá,
mas quem será recompensado com ele? ‘Porém, as pessoas ... são fortes,’ ou seja
as pessoas que foram recompensadas com esse mundo são fortes, não considerando
o resto do mundo de todo — para se envolverem nela, para terem grande riqueza —
quem consegue fazer isso e ser recompensado com ele? ‘Contudo, as pessoas ...
são fortes.’ ‘O homem rico responde abruptamente, ‘e também vimos os
descendentes do gigante lá,’ ou seja que vós precisais de um corpo tão forte e
tão poderoso como um leão, dado que a Torá enfraquece a força do homem.”
Sucede-se que o argumento dos espiões, de
acordo com a interpretação de O Zohar, é que Israel é sem
importância, como explicámos isso é semelhante ao argumento do segundo
obstruidor, ou seja que todo o endurecimento é contra Israel.
Com isso podemos interpretar a diferença
entre o argumento do Faraó, que endureceu seu coração contra o Criador e o argumento
de Siom e Ogue, que endureceram seus corações contra Israel. Faraó disse, “Quem
é o Senhor para que eu obedeça à Sua voz,” ou seja que toda a sua força era
para diminuir a importância do Criador, como foi dito, que ele é o primeiro
obstruidor. Siom e Ogue, todavia, endureceram seus corações contra Israel, ou
seja para diminuir a importância de Israel, que corresponde ao segundo
obstruidor.
Para isto, ou seja para todos esses
argumentos, não há outra táctica senão caminhar no caminho da verdade acima da
razão, desconsiderar seus argumentos e confiar no Criador que Ele consegue
ajudar todos e não há força que consiga resistir ao poder do Criador, então
devemos confiar que o Criador ajude.
Encontramos tal como isto em O
Zohar (Beshalach, item 187): “Rabbi Yehuda disse, ‘Rabbi Yitzhak disse,
‘Faraó era mais sábio que todos seus feiticeiros. …No seu lado inteiro não viu
ele que Israel teria a redenção... E Faraó não pensou que há outro laço de fé
que governa todas as forças do Sitra Achra. Foi por isso que ele
endureceu seu coração.’’” Sucede-se das palavras de O Zohar que
Faraó significa dentro da razão, que parece irracional que eles seriam capazes
de sair da sua autoridade, senão através de fé acima da razão, pois este poder
cancela todos os poderes no mundo.