20 de Novembro, 1964
Para o meu amigo, o mais querido dos homens,
Como haveis estado … que o Criador te ajude em tudo aquilo que
desejas para o melhor e que possas ter sucesso para onde quer que vás.
Está escrito no sagrado Zohar (Vayishlach, 19-20): “É melhor ser
ignóbil e um escravo para Ele que respeitável e sem pão. Ignóbil significa
Jacob, que baixou seu espírito perante Eisav
(Esau) para que posteriormente, Esau
fosse seu escravo,” etc. Do versículo, “É melhor ser ignóbil,” etc., isto é
Jacob, que baixou seu espírito perante Esau para que posteriormente Esau fosse
seu escravo e ele governasse sobre ele e existisse nele: ‘Que os povos te sirvam
e as nações se dobrem diante de ti.’
“Vinde e vê acerca ‘…Pois Jacob sabia que ele agora estava
necessitado dele, ele se tornou ignóbil perante ele. Com isso, ele era mais
sábio e retorcido que em qualquer acção que alguma vez tivesse feito contra
Esau,’ etc. Interpretação: ‘Porque Jacob sabia que agora estava necessitado
dele, ele se tornou ignóbil perante ele. Com isso, ele era mais sábio e
retorcido que em qualquer acção que tivesse feito contra Esau. E tivesse Esau
sentido isto, ele se teria matado, para que a isso não chegasse.”
Devemos entender que sabedoria há em se render a si mesmo perante Esau agora, ao ponto que O Zohar sdiz que se Esau soubesse disto se teria matado.
Devemos interpretar isto de acordo com Baal HaSulam, que é pelo
meio da ética, nomeadamente que um deve saber como lidar consigo mesmo na obra
do Criador. Nós vemos que com Labão foi o oposto. Com Esau vemos que Jacob se
subjugou a si mesmo perante ele e lhe deu presentes, mas Esau não qeuria
receber e respondeu para Jacob, “Eu tenho bastante,” até que Jacob rogou para
ele aceitar seus presentes. Inversamente, com Labão vemos que Labão lhe disse o
oposto: “As filhas são minhas filhas, os filhos são meus filhos e tudo aquilo
que vês é meu.”
Devemos saber que há dois tipos de inclinação do mal, chamadas “dois
tipos de Klipot[cascas/peles]”:
1) Primeiro há a acção. Quando a pessoa quer realizar um Mitzva [boa acção /mandamento] ou estudar uma
lição, ela vem até ela e diz-lhe: “Tu não és digno de fazer isto; afinal,
aquilo que fazes não é pelo Criador; fazes isto somente por mim,” ou seja pela
inclinação do mal.
“As filhas são minhas filhas” significa que todos os entendimentos
que tens em servir o Criador são aquilo que eu te dei e tu não tens visão [conhecimento]
da Torá. “E tudo aquilo que vês é meu,” ou seja que tudo aquilo que vês em
respeito à Torá e Mitsvot [mandamentos] é em meu nome,
nomeadamente da inclinação do mal. Assim, por quê te esforçares tanto na Torá e
boas acções uma vez que não é pelo Criador de qualquer modo e teu trabalho não
é aceite perante Ele, então não terás recompensa disto de qualquer modo. Desta
forma, não precisas de fazer bem algum.
Nessa altura um deve superar e dizer para ela: “Aquilo que dizes
está incorrecto. Em vez disso, eu faço tudo pelo Criador e tudo aquilo que faço
é aceite pelo Criador e Lhe dá contentamento. É suficiente para ti que trabalhe
para ti, ou seja que te dê de comer e beber e assim por diante. Mas a respeito
de servir o Criador, não tens permissão para interferir com tais assuntos.
2) Assim que ele fez boas acções, é ao contrário, ou seja que
então ele deve dizer para sua inclinação do mal (que é então chamada Eisau, da
palavra [Hebraica], Asu [feito/acção], ou seja depois do facto):
“Eu te dou tudo. Isto é, tudo o que fiz foi por ti, que é considerado Lo Lishma [não pelo Seu bem].” Isto é
considerado dar-lhe os presentes, que são a Torá e Mitsvot que ela reivindica pertencerem a Esau.
Nessa altura Esau afirma o contrário: “Eu tenho bastante e não
quero tuas Torá e Mitsvot.”
Isto é, Esau lhe diz, “Tu fizeste tudo pelo Criador, desta forma és um grande
Judeu, então deves te orgulhar sobre todos teus amigos que não trabalham para o
Criador, enquanto tu trabalhas. Ele quer que ele chegue à arrogância.
Mas aquele que está num estado de Jacob argumenta o inverso: “A
Torá e Mitsvot te pertencem. Agora preciso de me arrepender
pois quero trazer contentamento ao Criador e sinto minha humildade, que ainda
estou longe da verdade, de ser capaz de direccionar todas minhas obras ao
Criador.”
Esta é a diferença entre Labão e Esau.
Que o Criador nos ajude a sermos salvos de Labão e Esau e que nos
seja concedida completa redenção em breve nos nossos dias, Amen.
Do teu amigo que deseja para ti e para tua família tudo de bom.
Baruch Shalom Ashlag,
Filho de Baal HaSulam