1921
Em
honra ao amado da minha alma ... que sua vela arda para sempre.
...
O que você deduziu em sua última carta, que eu escondo minha face de você e te considero como um inimigo, sua intenção é como aquele que ouve a sua desgraça,
mas se mantém em silêncio, e que eu não estou compartilhando o fardo com os
meus amigos ou não me importo de maneira alguma com as dores dos meus amigos.
Admito que você está certo sobre isso; não sinto as dores que você sente, sejam
quais forem. Pelo contrário, eu me
regozijo com as corrupções reveladas e com as que estão sendo reveladas.
No
entanto, lamento e reclamo sobre as corrupções que não apareceram, mas que
estão destinadas a aparecer, pois uma corrupção oculta é sem esperança, e sua
aparição é uma grande salvação do céu. A regra é que a pessoa não dá o que não
tem. Então, se aparece agora, não há nenhuma dúvida de que estava aqui, para
começar, mas estava escondida. É por isso que eu fico feliz quando saem de seus
buracos, porque quando você lança o seu
olhar nelas, tornam-se uma pilha de ossos.
Mas
eu não me contento com isso nem por um momento, porque eu sei que aqueles que
estão conosco são mais do que os que estão com eles.
Mas
a fraqueza estica o tempo, e as formigas desprezíveis estão escondidas e seu
lugar é desconhecido. O sábio diz sobre isso: “O tolo cruza as mãos, e come a
sua própria carne”. Moisés deixa suas mãos para baixo, mas quando Moisés
levanta as mãos com fé, tudo o que deve aparecer imediatamente aparece e Israel
triunfa “em toda a mão poderosa, e em todo o grande terror”.
Este
é o significado de “Tudo o que você acha que pode fazer por sua força, faça”.
Quando o cálice está cheio, o verso: “Os ímpios são derrubados”, torna-se
realidade. E quando os ímpios são perdidos, Luz e alegria vem ao mundo, e então
eles se foram.
Lembro-me
de discutir com você da mesma forma, no primeiro dia de Rosh Hashaná [o primeiro dia do ano judaico], TARPA [13 de Setembro de
1920], em nosso retorno da casa de A.M. Você compartilhou comigo coisas muito
tristes que viu naquela manhã, durante o serviço [de orações] da manhã. Eu
estava cheio de alegria diante de você e você me perguntou:
“Por
que a alegria?”, Eu, então, respondi-lhe o mesmo, que quando os ímpios enterrados
aparecem, embora não tenham sido totalmente conquistados, a sua própria
aparição é considerada como grande salvação e causa a santidade do dia.
E
o que você me escreveu, que você não pode preferir o filho da amada sobre o
filho primogênito do odiado, eu falei com você sobre isso muitas vezes face a
face, que o lugar da fé é chamado Bor
[cova/buraco], e o preenchimento de fé
é chamado Be’er [fonte] de águas vivas, ou de forma sucinta, a “vida”. Não é
como a natureza da água comum, que, quando um pouco de água está faltando, o
poço ainda permanece. Em vez disso, este poço
também tem a natureza dos animais e, além disso, todos os seus componentes são
órgãos dos quais a alma depende. Perfurá-los de alguma forma faz com que todo o
nível animal morra e desapareça. Este é o significado de “Eles Me abandonaram,
a fonte das águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas quebradas, que
não retêm as águas”.
Embora
não haja uma deficiência na água, existe alguma deficiência no poço, porque
está completamente quebrado, certamente, sem sombra de dúvida não irá conter a
água dentro dele. Isto é o que o profeta deduz em nome do Criador, e essa é
verdadeira Cabalá para quem é sábio e entende com a sua própria mente. Se você
não entender, siga adiante e examine, então você, também, será sábio e com
discernimento de sua própria mente.
O
que você me escreveu a mim no final de sua carta, que você gostaria que eu
expressasse minha voz agradável para você, pois para mim não é labuta alguma
deleitar a alma amarga de suas dificuldades, pois um coração cheio de amor as
adoça em sua raiz, a raiz de todos os prazeres.
Vou
responder-lhe brevemente, que há um tempo para tudo. Você, evidentemente, viu isso
na minha primeira carta, que eu lhe escrevi e registrei uma coisa muito boa
para a época, regozijando o coração de Deus e dos homens, interpretando o
verdadeiro significado de “Eles serão saciados e deleitados com a Sua bondade”,
pois é verdade, e sua conclusão será agradável para todos os palatos que
anseiam por palavras verdadeiras.
Você
vê como eu posso me esforçar e te deleitar com palavras de verdade neste
momento. Deus não permita que eu peque deleitando-o com falsidade, como os
falsos profetas, durante o tempo da ruína, pois não há falsidade alguma em meu
domínio. Você já sabe o que eu digo sobre aqueles que atraem os seus alunos
para a verdade com uma rede de falsidade e mentira, ou com luxos. Eu nunca fui
contaminado por seus ídolos, e nem naqueles estão os quinhões de Jacó.
Portanto, todas as minhas palavras são ditas em verdade, e onde eu não posso
revelar a verdade, permaneço completamente em silêncio.
Não
pense que se eu estivesse perto de você eu estaria dizendo mais do que escrevo.
Se eu soubesse que isso seria assim, eu não teria deixado você em primeiro
lugar. O que eu disse a você é a verdade completa, que, a julgar pela nossa
preparação, você não precisa de mim, e assim é. Não suspeite que fabriquei
palavras não confiáveis para meu próprio prazer. Quando o Criador ajudar a ser
recompensado com o Gmar HaTikún (Fim da Correção), você vai precisar muito de mim, e que o
Criador nos conceda este prazo de
doze
meses, porque o dia ainda é longo e você não é tão rápido como eu.
Ainda
assim, espero que no prazo de doze meses a partir deste dia em diante você
termine o trabalho, e então você verá com todos os seus esforços que estaremos
juntos por alguns anos, porque a profundidade do trabalho começa principalmente
no seu final.
Eu
elaborei tudo isso para você por causa de pensamentos que detectei nas
entrelinhas de sua carta. Você esqueceu a pura verdade que está sempre no meu
coração e boca. Mas prometo-lhe que, por mais que você tenha testemunhado a
veracidade das minhas palavras, até agora, você certamente testemunhará que
todas as minhas palavras são para sempre verdadeiras, e não mudarão nem mesmo
como um milímetro. Além disso, todas as palavras que eu escrevi a você contêm
um significado verdadeiro que não sofrerá mudança, mas requerem atenção, porque
o tempo é um tempo para a brevidade.
Acredite
que eu não podia escrever para você até agora as palavras que são reveladas
nesta carta, por razões que guardo para mim mesmo. O meu olhar está fixo na
meta, para torná-la mais bem sucedida, e é isso que me cerca com o melhor
guardião para cada palavra. Sei que, com o tempo, todas as minhas palavras e
condutas em direção a você se tornarão claras, como está escrito: “Felizes são
vocês, vasos, que entraram com impureza e saíram com pureza”, pois esse é o
caminho da Torá.
Eu
já cansei de lhe pedir para escrever mais, e prometer-lhe que em troca eu iria
escrever-lhe frequentemente. Cada dia eu sento e espero, talvez uma palavra
sobre você–seja de sua vida espiritual, ou de sua vida corpórea– apareça em meu
caminho. Mas não há um som. O que você pode dizer para justificar isto? Não há
respostas aqui com palavras fortes ou com palavras fracas, apenas respostas com
palavras secas pronunciadas em um estilo floreado, como se fosse para ser
sobrecarregado, mas você provavelmente nem sequer compreende a si mesmo.
...
E ainda assim, eu sei que os tempos melhorarão, e então, na medida em que eles
melhorem, o amor aberto deles vai crescer, também. Ainda temos que ser saciados
com amor eterno juntos, como uma fonte inesgotável, saciados e deleitados
juntos, pois o prazer do Senhor é pelo receptor completo que não sente
saciedade. É por isso que Ele é chamado de “Todo Poderoso”, já que para aqueles
que fazem Sua vontade aparece uma Luz antiga e uma nova Luz em uma unificação.
Isto
é adquirido guardando os Shabatot
(plural de Shabat) e remissões para o mundo de Yovel [aniversário de
cinquenta anos, ou Jubileu]. Este também é o significado de “Deixaram-no até a manhã”,
etc., “E não apodreceu, nem havia qualquer verme”.
Está
escrito: “Eles serão saciados e satisfeitos com a Sua bondade”, assim como o
comer corporal enche a barriga pela medida corporal. Além disso, surge fumaça
no cérebro devido ao cozimento no estômago, e se cansa e adormece.
Este
é o significado de Pinchas esfaquear com a lança em sua barriga, enquanto eles
estavam amarrados. “Então Pinchas se levantou e orou, e a praga cessou”. É por
isso que ele foi recompensado com o óleo da unção, embora ele não fosse um dos filhos
de Aarão, já que o próprio Moisés lhe disse: “Eis que lhe dou o meu pacto de
paz”.
Primeiro
foi com uma Vav cortada, mas por intermédio da Luz da Torá, cresceu mais, e “Meu
pacto estava com ele, a vida e a paz” juntas, e “Pela Luz da face do rei está a
vida”.
Yehuda Leib