Carta Nº. 16
12
de Fevereiro de 1925, Varsóvia
Para
o meu amado da alma, que sua vela arda para sempre:
Eu
recebi sua carta ontem e desfrutei dela porque eu vi que você quer fazer como
eu, afinal. Sobre sua primeira pergunta, suas palavras são muito confusas. É
uma questão profunda, e eu estou preocupado agora, mas eu, no entanto, elaborei
um pouco no assunto; talvez você irá entender e aceitar isto de agora em
diante.
Eu
já disse em nome do Baal Shem Tov que antes de fazer uma Mitzvá [mandamento], a pessoa não deve considerar a Providência
privada de forma alguma. Pelo contrário, ela deve dizer, “Se eu não for por
mim, quem será?” Mas após o fato, a pessoa deve reconsiderar e acreditar que não
foi pelo “Meu poder e a força da minha mão” que eu fiz a Mitzvá, mas apenas pelo poder do Criador, que contemplou tanto
sobre mim com antecedência, e assim eu tinha que fazer.
É
da mesma forma com questões materiais porque espiritualidade e corporeidade são
iguais. Portanto, antes de alguém sair para fazer seu pão de cada dia, ele deve
remover seus pensamentos da Providência privada e dizer, “Se eu não for por
mim, quem será?” Ele deve fazer todas as táticas aplicadas na corporeidade para
ganhar seu sustento como os outros.
Mas
à noite, quando ele retornar para casa com seus ganhos, ele nunca deve pensar
que ele ganhou seu lucro por suas próprias novidades, mas, pelo contrário, que
mesmo se ele ficasse o dia todo no porão de sua casa, ele ainda teria ganhado
seu pagamento, pois o Criador tinha contemplado por ele com antecedência, e
assim tinha que ser.
E
embora as questões pareçam o contrário da superfície, e não sejam razoáveis, a
pessoa deve acreditar que assim o Criador determinou para ela em Sua lei, dos
autores e dos livros.
Este
é o significado da unificação de HaVaYaH
Elokim. HaVaYaH significa
Providência privada, onde o Criador é tudo, e Ele não precisa de habitantes de
casas materiais para ajudá-Lo. Elokim
em Gematria é
HaTeva [a Natureza], onde o homem se comporta de acordo com a
natureza que Ele instilou nos sistemas dos céus e terra corpóreos, e ele mantém
estas regras como o resto dos seres corpóreos. E ainda, ele também acredita em HaVaYaH, ou seja, na Providência privada.
Através
disto ele os une um com o outro, e “eles se tornam como um em sua mão”, e assim
ele traz grande contentamento ao seu Fazedor, e traz iluminação para todos os
mundos.
Este
é o significado dos três discernimentos—mandamento, transgressão e permissão. O
mandamento é um lugar de santidade, a transgressão é o lugar da Sitra Achra, e a permissão é nem um mandamento nem uma transgressão.
Pelo contrário, é o lugar sobre o qual a santidade e a Sitra Achra lutam.
Quando
uma pessoa faz coisas permitidas mas não as dedica para a santidade, todo este
lugar cai no domínio da Sitra
Achra. E quando uma pessoa cresce mais forte
e engaja em coisas permitidas para realizar unificações tanto quanto pode, ele
retorna a permissão ao domínio da santidade.
Assim,
eu interpretei o que nossos sábios disseram, “Segue-se que o médico recebeu
permissão para curar”. Ou seja, embora a cura esteja certamente nas mãos do
Criador, e as táticas humanas não O movam do Seu lugar, a santa Torá ainda nos
informa, “e o farei ser completamente curado”, para que você saiba que é
permitido, que este é o lugar da luta entre o mandamento e a transgressão.
Segue-se
que nós mesmos somos obrigados a conquistar esta “permissão” sobre a santidade.
Mas como ela é conquistada? Quando o indivíduo vai ao médico, e o médico o
prescreve um medicamento que foi testado e experimentado milhares de vezes, e
depois que ele toma a medicação ele é curado, ele deve acreditar que mesmo sem
o médico, o
Criador
ainda o teria curado, pois sua vida foi completamente preordenada.
Assim,
ao invés de cantar e louvar o médico humano, ele agradece e louva o Criador, e
fazendo isto ele conquista o permitido sobre o
domínio da santidade.
É
da mesma forma com o restante dos assuntos de “permissão”. Através disto ele
expande os limites da santidade para que a santidade se expanda em sua completa
medida, e ele de repente vê a si mesmo e sua completa estatura sobre e vivendo
no palácio da santidade. De fato, os limites da santidade expandiram tanto que
atingiram seu próprio lugar.
Eu
já expliquei todo o dito acima para você várias vezes porque esta questão é um
obstáculo para várias pessoas que não tem percepção clara da Providência
privada, e “um escravo se sente confortável com uma vida sem um mestre”. Ao invés
de trabalhar, ele quer confiar ainda mais, e deseja até mesmo revogar as
questões de sua fé e adquirir provas sobrenaturais.
É
por isto que eles são punidos e se sentenciam à morte, pois desde o pecado de Adam HaRishon em diante, o Criador criou uma correção para este pecado na
forma da unificação de HaVaYaH
e Elokim,
como eu expliquei.
Este
é o significado de “Do suor da tua face comerás o pão”. É da natureza humana
que o que a pessoa obtém através de seus próprios esforços, é muito difícil para
ele dizer que é dom do Criador. Assim, ele tem espaço para o trabalho, para
exercer em plena fé na Providência privada, e decidir que ele viria a isto,
mesmo sem o seu trabalho. Por isso, que a transgressão é atenuada.
Portanto,
uma vez que você sabia e escreveu que a Natureza é uma condição do Criador, por
que você se contentou mais uma vez para ocasionalmente violar a condição de “aconteceu”
em favor de “isso vai acontecer?” Aquele que não cumprir requisito do Criador,
certamente falhará porque não uniu HaVaYaH
e Elokim, e
“Aquele que diz: ‘Eu vou pecar e me arrepender’, não é permitido que se
arrependa”.
Além
disso, por que os experimentos quando há ações práticas? Eu também entendo como
você veio a pensar que não há necessidade de estabelecer Providência privada, e
eu já te alertei sobre isto várias vezes.
E
o que você escreveu sobre a sentença, a lamentar a continuação da carne, é
certamente uma necessidade. Se você é um homem forte, ao longo do dia e sempre,
você não encontrará manchas durante o exame. Isto é, você, também, ajudou um
pouco a esta conclusão.
É
ainda mais assim em um momento de raiva, bem como durante a inveja e dos
sentimentos de orgulho e assim por diante. Todos estes são manchas que surgem a
partir da criação de ideias que não são o meu poder e a força da minha mão em
minhas posses e propriedades. No entanto, é preciso muita habilidade para
evitar cair na negligência no trabalho por causa disso, pois ele não será capaz
de mover a inclinação ao bem sobre a inclinação
para o mal e dizer, “Se eu não for por mim, quem será” etc., como está escrito,
“E o tolo é vanglorio e confiante”. No entanto, como eu escrevi acima em nome
do Baal Shem Tov, todos os acima são leis fixas irrevogáveis; elas são eternas.
Nós
precisamos entender que Seus pensamentos não são nossos pensamentos. Quando vem
ao Criador, não há questão de oposição na realidade; é tudo uma avaliação dos
nossos cinco sentidos.
Nós
também devemos entender que todas as letras e as combinações são desejadas por
nós, mas no superior, tudo inclui duas formas— contentamento e raiva—que cercam
cada incidente no mundo.
Contentamento
inclui descanso e todos os seus prazeres, e raiva inclui todo o poder do
movimento. Todo ... e todo movimento ... renovação da criação, que é o
significado de “Fazedor da luz e criador das trevas”...
Yehuda Leib
Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam