Venha e veja as palavras do sábio, Rabi Even Ezra em seu livro, Yessód Morá, p 8b: “E agora note e saiba que todas as Mitzvot(mandamentos) que estão escritos na Torá ou as convenções que os pais tenham estabelecido, embora sejam principalmente em ações ou palavras, todos eles tem a finalidade de corrigir o coração, ‘porque o Senhor esquadrinha todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos”.
Baal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot,” Item 10
Há uma opinião comum que o objectivo principal da religião e da Torá é apenas a purificação das acções, e tudo o que é desejado diz respeito à observação dos Mitzvot (mandamentos) físicos, sem quaisquer acréscimos ou nada que possa resultar daí. Tivesse sido assim, os que dizem que estudar as acções reveladas e práticas é suficiente estariam certos.
Todavia, este não é o caso. Nossos sábios já disseram, “Porque se deveria preocupar o Criador se um abate na garganta ou atrás do pescoço? Afinal, todos os Mitzvot foram dados apenas para purificar pessoas.” Então, há um propósito além da observação das acções, e as acções são meramente preparações para este propósito. Então, claramente, se as acções não estão organizadas para o desejado objectivo, é como se nada existisse. E também está escrito em O Zohar: “Um Mitzva (mandamento) sem uma direcção é como um corpo sem uma alma.” Então, a direcção, também deve acompanhar a acção.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
Uma pessoa, nascida com a vontade de receber e desejando a corrigir em prol de doar, que é sabido ser contra a natureza, tem somente um conselho: Somente através da Luz da Torá consegue ela inverter para ser em prol de doar... Assim, tais pessoas que se envolvem na Torá, não necessariamente para conhecer as leis e os costumes, para saber como manter as Mitzvot, mas que têm outro grande papel, de estudar a Torá em prol de corrigir o coração, estes são chamados "sábios do coração." Tudo é nomenclado segundo sua acção. Assim, Torá que é estudada com esta intenção é chamada, "sábia de coração," e não "sábia da mente," uma vez que eles precisam da Torá para a correcção do coração.
Rabash, Os Degraus da Escada, “O Que É Torá e Trabalho no Caminho do Criador”
A aridez e a escuridão que cairam sobre nós nesta geração, tais como nunca nós vimos antes. É porque até os adoradores do Criador abandonaram o empenho nos segredos da Torá.
Assim é o assunto perante nós. Se os adoradores do Criador tivessem, pelo menos, se empenhado na interioridade da Torá e estendessem uma completa Luz de Ein Sof, toda a geração os teria seguido. E cada um estaria certo do seu caminho, que eles não cairiam. Mas se até os servos do Criador se distanciaram a si mesmos desta sabedoria, não é de admirar que toda a geração esteja a falhar por causa deles. E devido a minha grande tristeza eu não posso elaborar sobre isso!
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 57
Aqueles que se envolvem somente nas vestes da Torá estão gravemente enganados, tenha Deus misericórdia deles. E quando a demanda do Criador é abandonada e a maioria da multidão dos sábios da Torá não sabem seu propósito e eles consideram a sabedoria da Torá com seu propósito como uma mera adição de certo gracejo para as leis, que, é contudo verdadeiramente sagrada e preciosa, eles não iluminarão nossas almas.
O Rav Raiah Kook, Igrot (Cartas), Vol. 2, 153
Este é o sentido do mérito em queda das gerações até que tivessem chegado ao encolhimento final na nossa geração, quando a sabedoria de autores é nauseabunda e aqueles que temem o pecado são desprezados. Nesse estado o público se sente contente e não são obrigados à obra de Deus de todo, não sentindo qualquer carência na sua ausência. Até aqueles que se envolvem na obra, isso é meramente por hábito. Eles não têm sede ou aspiração para encontrar qualquer ponto de conhecimento na sua obra.
E caso um sábio lhes diga, “Vinde, deixai-me ensinar-vos sabedoria, para compreender e instruir na palavra de Deus,” eles prontamente respondem, “Eu já sei que não serei como Rashbi e seus amigos ... pudesse eu observar a literal na totalidade.” Contudo, diz-se sobre eles, “Os pais comeram uvas amargas, e os dentes dos filhos tornam-se cerrados,” pois eles se envolvem em Torá e Mitzvot (mandamentos) que são imaturos, e os dentes de seus filhos se tornarão absolutamente cerrados, e questionam-se porque precisam deste trabalho. Ela é para vós, e não por Ele, e vos, também, cerrais seus dentes. Esta é a forma da nossa geração, com a qual lidamos.
Baal HaSulam, “O Remédio da Memória”
Ai dos que fazem o espírito do Messias partir abandonar e partir do mundo, e não possa voltar ao mundo. Eles são os que fazem a Torá seca, sem qualquer humidade de compreensão e razão. Eles confinam-se a si mesmos à parte prática da Torá, e não desejam tentar compreender a sabedoria da Cabala, de saber e compreender os segredos da Torá e o sabor do Mitzva. Ai deles, pois com estas acções eles acarretam a existência da pobreza, ruína, e roubo, saque, matança, e destruições no mundo.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 70
Ai das pessoas da afronta da Torá. Pois indubitavelmente, quando elas se envolvem somente na literal e nas suas histórias, ela usa vestes de viuva e é coberta com um saco. E todas as nações dirão para Israel: "Que é vosso Amado mais que outro amado? Por que é vossa lei mais que nossa lei? Afinal, vossa lei, também, são histórias do mundano." Não há maior afronta para a Torá que essa. Assim, ai das pessoas da afronta da Torá, pois elas prolongam o exílio e todas as aflições que estão prestes a vir ao mundo.
Os Escritos do Ari, A Árvore da Vida, Parte 1, “Introdução de Chaim Vital,” 11-12
A redenção de Israel e a elevação de Israel, dependem do estudo de O Zohar e a interioridade da Torá. E vice versa, toda a destruição e declínio dos Filhos de Israel são porque eles abandonaram a interioridade da Torá. Elas degradaram seu mérito e fizeram-a aparentemente redundante.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 69
O Criador nos deu a Torá e Mitzvot, os quais fomos mandados a fazer apenas em prol de doar contentamento sobre o Criador. Não tivesse sido o empenho na Torá e Mitzvot Lishma (por Seu Nome), para trazer contentamento ao Criador com eles, não haveria qualquer táctica no mundo que nos pudesse ajudar a inverter nossa natureza.
Agora você pode compreender a rigorosidade de se empenhar em Torá e Mitzvot Lishma. Se a intenção de um na Torá e Mitzvot não é para beneficiar o Criador, mas para si mesmo, não só irá a natureza da vontade de receber nele não será invertida, mas em vez, a vontade de receber nele será muito mais que a que lhe foi dada pela natureza de sua criação.
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
Mas se uma pessoa de Israel degrada a virtude da interioridade da Torá e seus segredos, que lidam com a conduta de nossas almas e seus graus, e a percepção e os sabores das Mitzvot em respeito à vantagem da exterioridade da Torá, lida apenas com a parte prática? Também, até quando um se empenha ocasionalmente na interioridade da Torá, e dedica um pouco do seu tempo a ela, quando não é nem noite ou dia, como se fosse redundante, por isso um desonra e degrada a interioridade do mundo, que são os Filhos de Israel, e aumenta a exterioridade do mundo – isto é as Nações do Mundo – sobre elas. Elas irão humilhar e envergonhar os Filhos de Israel, e considerarão Israel como supérflua, como se o mundo não tivesse necessidade deles, Deus nos livre.
Além do mais, com isso, eles fazem até a exterioridade nas Nações do Mundo dominar sua própria interioridade, pois os piores entre as Nações do Mundo, os prejudiciais e destruidores do mundo, sobem acima de sua interioridade, que são os Justos das Nações do Mundo. E então eles fazem toda a ruína e massacre hediondo que nossa geração testemunhou, que Deus nos proteja daqui em diante.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 69
Finalmente, encontrei-me com os famosos entre eles, pessoas que já tinham gasto os seus anos pesquisando os escritos do Ari e O Zohar. Eles foram tão bem sucedidos que se tornaram proficientes e familiarizados com todos os escritos do Ari.
Eles têm a reputação de serem as pessoas mais sagradas na terra. Perguntei-lhes se tinham estudado com um Rav que alcançou a interioridade das coisas. Eles responderam: "Céus, não! Não há aqui qualquer interioridade, mas textos precisos, que nos foram dados, e nada mais do que isso, Deus nos livre.”
Perguntei-lhes se Rav Chaim Vital tinha atingido a interioridade das coisas. Eles responderam: "Ele certamente não atingiu mais do que nós." Então, perguntei-lhes sobre o próprio Ari. Eles responderam: "Ele certamente não conhecia a interioridade mais do que nós, e tudo o que ele sabia, ele passou para o seu discípulo, Rav Chaim Vital, tendo assim chegado às nossas mãos.”
Eu gozei-os: "Como, então, foram os assuntos compostos no coração do Ari, sem qualquer compreensão e conhecimento?" Eles responderam: "Ele recebeu a composição destes assuntos de Elias, e este conhecia a interioridade, visto ser um anjo." Aqui a minha ira derramou sobre eles, pois terminara a minha paciência para estar com eles.
Baal HaSulam, “Introdução ao Livro Da Boca de um Sábio”
Aprendemos pelas palavras das Tikkunim de O Zohar que existe um juramento que a luz da misericórdia e do amor não despertarão no mundo antes que as acções de Israel em Torá e Mitzvot tenham a intenção de não receber a recompensa, mas apenas de dar satisfação ao Criador. Este é o significado do juramento: "Eu vos conjuro, ó filhas de Jerusalém".
Assim, a duração do exílio e da aflição que sofremos depende de nós e aguarda por merecermos a prática de Torá e Mitzvot Lishma. E mal atinjamos isso, esta Luz de amor e Misericórdia, que tem o poder de ampliar, despertará imediatamente, como está escrito: "E o espírito deve repousar sobre ele, o espírito de sabedoria e de compreensão". Então ser-nos-á concedida a redenção completa.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” Item 36