Tudo é para o homem.
O Livro do Zohar com o comentário Sulam [Escada], Toldot, Item 2
O valor de uma pessoa do Falante equivale com o valor de todas as forças no Vegetativo e no Animal no todo da realidade nesse tempo e em todas as gerações passadas. Isto assim é porque seu poder os abrange e os contém dentro de seu próprio ser, juntamente com todas as forças deles.
Baal HaSulam,
“Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot,” Item 3
E nós não devemos ponderar o estado de outros seres no mundo a não ser o homem, dado que o homem é o centro da Criação. E todas as outras criaturas não têm qualquer valor de si mesmas a não ser a medida que elas ajudam o homem a alcançar esta perfeição. Então, elas sobem e caem com ele sem qualquer consideração de si mesmas.
Baal HaSulam,
“Introdução a O Livro do Zohar,” Item 18
E a coisa mais importante em toda esta diversa realidade é a sensação dada aos animais - que cada um deles sente a sua própria existência. E a sensação mais importante é a sensação noética, dada só ao homem, pela qual um também sente o que está no seu outro - as dores e confortos. Então, é certo que se o Criador tem um propósito nesta Criação, seu sujeito é o homem. Diz-se sobre ele, “Todas as obras do Senhor são por ele.”
Baal HaSulam,
“O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
Este propósito não se aplica ao inanimado e às grandes esferas, tais como a terra, a lua, ou o sol, por muito luminosos que eles possam ser, e não ao vegetativo ou ao animal, pois lhes falta a sensação dos outros, até de entre suas próprias espécies. Desta forma, como pode a sensação do Divino e Sua doação se aplicar a eles?
Somente a humanidade, tendo sido preparada com a sensação dos outros da mesma espécie, que são similares a eles, após mergulhar na Torá e Mitzvot, quando eles invertem sua vontade de receber para uma vontade de doar, e chegam a equivalência de forma com seu Fazedor, recebem eles todos os graus que foram preparados para eles nos Mundos Superiores, chamados NRNHY. Com isso eles tornam-se qualificados para receber o propósito do Pensamento da Criação. Afinal de contas, o propósito da criação de todos os mundos foi somente para o homem.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 39