Israel trazem Luz para o mundo.
Midrash Rabba, Cântico dos Cânticos, Porção nº 4
Uma nação que qualquer bem que venha ao mundo, vem pelo seu mérito.
Beresheet Rabba, Porção nº 66
Quando os Filhos de Israel forem complementados com o conhecimento completo, as fontes da inteligência e conhecimento fluirão além das fronteiras de Israel e regarão todas as nações do mundo.
Baal HaSulam, “Introdução ao Livro
Panim Meirot uMasbirot,” Item 4
Baal HaSulam, “A Arvut [Garantia Mútua],” Item 20
A nação Israelita tinha sido construída como uma espécie de portaria pela qual as centelhas de pureza brilhassem sobre toda a raça humana pelo mundo fora. E estas centelhas multiplicam-se diariamente, como um que dá ao tesoureiro, até que elas estejam cheias suficientemente, isto é, até que elas se desenvolvam a tal medida que elas possam compreender a agradabilidade e tranquilidade que são descobertas no núcleo do amor aos outros. Pois então elas saberão como deslocar o equilíbrio para a direita, e irão colocar-se a si mesmas sob Seu fardo, e a escala do pecado será erradicada do mundo.
Baal HaSulam, “A Arvut [Garantia Mútua],” Item 24
Saiba que um ramo que se estende da interioridade é o povo de Israel, que foi escolhido como um operador do propósito geral e correcção. Ele contem a preparação requisitada para crescer e se desenvolver até que ele movimente as nações do mundo, também, para alcançar o objectivo comum. O ramo que se estende da exterioridade é as nações do mundo. A elas não lhes foram concedidas as qualidades que as fazem dignas de receber o desenvolvimento do propósito um de cada vez. Em vez disso, elas são dignas de receber a correcção de uma vez e na totalidade, de acordo com sua Raiz Superior
Baal HaSulam, “Uma Criada que É Herdeira de Sua Senhora”
A nação Israelita era para ser uma "transição." Isto significa que à medida que Israel se purificam a eles mesmos ao manter a Torá, assim eles passam seu poder ao resto das nações. E quando o resto das nações também se sentenciam a si mesmas a uma escala de mérito, então o Messias será revelado. Isso é porque o papel do Messias, não é de qualificar Israel ao derradeiro objectivo de adesão com Ele, mas de ensinar os caminhos de Deus a todas as nações, como o verso diz, "E todas as nações fluirão para Ele."
Baal HaSulam,
“O Amor pelo Criador e Amor pelos Seres Criados”
A reanimação da nação é a fundação para a construção do grande arrependimento, o arrependimento da Israel Superior e o arrependimento do mundo inteiro que se seguirá.
Rav Raiah Kook, Orot HaTshuvá [Luzes do Arrependimento] 17, 1
Baal HaSulam, “A Arvut [Garantia Mútua],” Item 21
O Judaísmo deve apresentar algo de novo às nações. É isso o que elas esperam do retorno de Israel à terra! Não são outros ensinamentos, pois nisso nós nunca inovámos; nós sempre fomos seus discípulos. Em vez disso, foi na sabedoria sabedoria da religião, justiça e paz. Nisto, maioria das nações são nossas discípulas e a sabedoria somente a nós é atribuída.
Baal HaSulam, “A Solução”
Baal HaSulam, “A Solução”
O fim da correcção do mundo será ao trazer todas as pessoas no mundo sob Sua obra, como está escrito, “E o Senhor será Rei sobre toda a terra; nesse dia será o Senhor Um, e Seu nome um”
E o texto especifica, “nesse dia,” e não antes. E existem vários outros versos, “pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor…” (Isaías, 11:9) “…e todas as nações fluirão para ele” (Isaías, 2:2).
Mas o papel de Israel para o resto do mundo assemelha-se ao papel de nossos Sagrados Pais para a nação Israelita: tal como a justiça de nossos pais nos ajudou a desenvolver e purificar até que nos tornássemos dignos de receber a Torá, não fossem nossos pais, que observaram a Torá antes de ela ser entregue, nós não seriamos certamente melhores que o resto das nações.
Mas o papel de Israel para o resto do mundo assemelha-se ao papel de nossos Sagrados Pais para a nação Israelita: tal como a justiça de nossos pais nos ajudou a desenvolver e purificar até que nos tornássemos dignos de receber a Torá, não fossem nossos pais, que observaram a Torá antes de ela ser entregue, nós não seriamos certamente melhores que o resto das nações.
Baal HaSulam, “A Arvut [Garantia Mútua],” Item 20
O Comunismo Altruísta (a religião da doação sobre o outro) raramente se encontra no espírito humano; assim, o povo mais nobre devem assumi-lo para dar um exemplo ao mundo inteiro.
Baal HaSulam, “A Solução”
Todo e cada Mitsva que uma pessoa de Israel executa em prol de trazer contentamento a seu Fazedor, e não por qualquer gratificação própria, ajuda, até certa medida, com o desenvolvimento de todas as pessoas do mundo. Isto é porque ele não é feito de uma vez, mas por lento, desenvolvimento gradual, até que ele aumente a tal grau que ele pode trazer todas as pessoas no mundo à desejada pureza.
Baal HaSulam, “A Arvut [Garantia Mútua],” Item 20
Agora depende de nós, relíquias, corrigir esse terrível mal. Cada um de nós remanescentes deve tomar sobre si mesmo, coração e alma, a doravante intensificar a interioridade da Torá e dar-lhe o seu lugar legitimo, de acordo com seu mérito sobre a exterioridade da Torá.
E então, todo e cada um de nós será recompensado com intensificar sua própria interioridade, isto é a Israel dentro de nós, que são as necessidades da alma sobre a nossa própria exterioridade, que é as Nações do Mundo connosco, isto é, as necessidades do corpo. Que força venha ao todo de Israel, até que as Nações do Mundo dentro de nós admitam e reconheçam o mérito dos grandes sábios de Israel sobre elas, e os escutem e obedeçam.
...E elas seguirão as palavras (Isaías 14, 2), “E o povo os tomará, e irá trazê-los a seu lugar: e a casa de Israel irá possuí-los na terra do Senhor” E também (Isaías 49, 22), “E eles irão trazer teus filhos nos seus braços, e tuas filhas serão carregadas sobre seus ombros.” Isso é o que está escrito em O Zohar (Nasoh, p 124b), “através desta composição,” que é O Livro do Zohar, “eles serão livrados do exílio com misericórdia.”
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 71
Nossos sábios disseram sobre a razão das palavras: Desta forma, a bênção de paz no mundo inteiro precede a força, isto é a redenção, pois "Deus não encontrou um recipiente para conter a bênção para Israel a não ser paz." Então, enquanto o amor próprio e o egoísmo existirem entre as nações, Israel, também, não será capaz de servir o Criador em pureza, em dar, como está escrito na explicação das palavras, "E vós serão para mim um reino de sacerdotes," no ensaio, "A Arvut." E nós vemos-o da experiência, pois a vinda à terra e a construção do Templo não poderiam persistir e receber as bênçãos que Deus jurou a nossos pais.
E é por isto que eles disseram, "Deus não encontrou um recipiente para conter a bênção," isto é até agora Israel não tinha um recipiente para conter a bênção dos pais. Desta forma, o juramento que nós podemos herdar a terra para toda a eternidade ainda não foi concretizado, pois a paz mundial é o único recipiente que nos capacita a receber a bênção dos pais, como na profecia de Isaías.
Baal HaSulam, “A Paz”