Rabbi Avraham Eben Ezrá,
Raaba (1089-1164)
Rabbi Avraham Eben Ezrá, Raaba: um dos maiores sábios da Espanha; passou sua vida inteira a deambular. Ele compôs dezenas de ensaios sobre diferentes assuntos: Poesia, gramática, comentário, astrologia, etc.. Entre seus livros estão Yesod Mora [A Fundação do Medo] HaMispar [O Número], HaIbur [A Gestação], Safá Brurá [Clara Língua], HaTe’amim [Os Taamim], Reishit Chochmá [O Começo da Sabedoria].
Rabbi Avraham Ben Mordechai Azulai
(1570-1644)
Rabbi Avraham Ben Mordechai Azulai: Um Rabi Cabalista de Féz, Marrocos, cuja família fora banida de Espanha em 1492. Ele imigrou para Israel em 1615 e morreu em Hebron. Rabbi Chaim David Yosef Azulai, HaChida, que foi um dos seus descendentes, escreveu palavras de louvor sobre ele. Rabbi Avraham Azulai compôs vários livros de Cabala, incluindo Ohr HaChama [Luz do Sol], Chésed L’Avraham [Misercórdia sobre Abraão], Zoharei Chama [Esplendor do Sol]—uma versão abreviada do Comentaro sobre o Zohar de Rabbi Avraham Glanati, Baalei Brit Avraham [Os Aliados de Abraão].
Rav Avraham Isaac HaCohen Kook,
HaRaiah Kook (1865-1935)
Rabbi Avraham Isaac HaCohen Kook foi um dos maiores sábios de Israel durante os últimos cem anos. Para muitos a imagem do Rav Kook simbolizou a transição do exílio para A Terra de Israel. Ele foi o Rabi Chefe da “Boysk Yeshivá” e em 1904 mudou-se da “Volozhin Yeshivá” para Jerusalém, onde serviu como primeiro Rabi Chefe Ashkenazi na Terra de Israel.
O Rav Kook teve um grande impacto na educação Judaica em Israel, tentando unir as diferentes facções e reanimando a abordagem para a pesquisa e estudo do Judaísmo. O Rav Kook apoiava o estudo da oculta e era um dos amigos de Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam).
Seus ensinamentos são extensivamente detalhados em muitos livros, tais como: Orot HaKodesh [Luzes de Santidade]vols. 1, 2, 3, Cartas vols. 1, 2, 3, Ensaios do Raiah, Orot [Luzes], Orot HaTorá [Luzes da Torá], Orot HaTeshuvá [Luzes do Arrependimento] e numerosos outros.
O Gaon [grande académico] Rabbi Elijá,
GRA, O Gaon de Vilnius (1720-1797)
O Gaon de Vilnius, GRA, viveu sua vida inteira em Vilnius. Ele era um dos maiores sábios e era extremamente conhecedor em geral, particularmente nas ciências. O Gaon de Vilnius compôs mais de setenta livros interpretando A Bíblia, que se distinguiam na sua simplicidade e clareza. O GRA tornou-se conhecido como o maior opositor do movimento da Chasidut. Ele desejou se mudar para A Terra de Israel e até começou sua viagem lá. Porém, devido a dificuldades no caminho, ele retornou a Vilnius. Um grupo de seus discípulos levou a cabo sua instrução e fundou a congregação dos Prushim [isolados].
Rabbi Baruch Ben Avraham do Kosovo
(…-1792)
Rabbi Baruch Ben Avraham do Kosovo, um Cabalista dos sábios da Polónia, da primeira geração da Chasidut, um estudante de Rabbi Menahem Mendel de Vitebsk e do Maggid [Contador] de Mezeritch. Ele compôs dois livros de Cabala: O Pilar da Obra e A Fundação da Fé, comentários sobre a Torá.
Rav Baruch Shalom Ashlag,
Rabash (1907-1991)
Rav Baruch Shalom Ashlag (Rabash) foi o filho mais velho e seguidor de Rav Yehuda Leib HaLevi Ashlag (Baal HaSulam). Desde os nove anos de idade, ele começou a estudar com seu pai, se juntando a ele nas suas viagens até ao Rabbi de Porsov e ao Rabbi de Belz.
Em 1921, Rabash imigrou para Israel juntamente com seu pai e aos vinte anos de idade ele foi ordenado para o Rabinato pelo Alto Tribunal da Justiça da congregação ultra-ortodoxa e o Rabi Chefe de Jerusalém, Rabbi Chaim Zonenfeld, Rabbi Yaakov Moshe Harlap e o Rav Raiah Kook. Ao assim fazer, ele recebeu, em obediência à exigência do seu pai, ordenamento tanto do movimento ultra-ortodoxo como do movimento Sionista.
Rabash estudou Cabala com seu pai durante muitos anos e começou a ensinar ao pedido de seu pai. Depois do falecimento de Baal HaSulam, Rabash tornou-se o líder da congregação, por pedido de seus estudantes. O Rabash dedicou sua vida a disseminar o caminho único de Baal HaSulam e a expandir a interpretação e explicação de seu método.
Antes da sua morte, Rabash deu ao seu estudante e seguidor, Rav Michael Laitman, um bloco de notas dentro do qual ele havia documentado as palavras de seu pai como ele as havia escutado. Estas notas foram publicadas no livro Shamati [Eu Escutei]. O grupo Bnei Baruch [Filhos de Baruch], que fora fundado por Rav Michael Laitman pelo propósito de disseminar o seu caminho, recebeu seu nome segundo Rav Baruch Shalom Ashlag.
Rabbi Chaim Ben Yitzhak de Volozhin
(1749-1821)
Rabbi Chaim Ben Yitzhak de Volozhin foi um dos grandes Cabalistas, os estudantes do Gaon de Vilnius (GRA). Ele fundou a grande Yeshivá de Volozhin sob a instrução do GRA. Seus livros: Nefesh HaChaim [Alma da Vida] discute a moral, Ruach Chaim [Espírito da Vida] interpreta Pirkei Avot [Ética dos Pais].
Rabbi Chaim David Yosef Azulai,
“HaChida” (1724-1806)
Rabbi Chaim David Yosef Azulai (HaChida) nasceu em Jerusalém e morreu em Livorno. Ele era um juiz da Halachá [lei religiosa] e Cabalista, um historiador e bibliógrafo. HaChida viajou maioria de sua vida e foi um dos primeiros bibliógrafos Hebraicos.
HaChida serviu como Rabi no Egipto durante cinco anos e visitou a Turquia, Grécia, Itália, França, Inglaterra e Alemanha, entre outros. Para onde quer que ele viajasse, ele pesquisava antigos manuscritos, dos quais ele copiava importantes detalhes, os escrevendo num diário chamado Bom Círculo. HaChida compôs numerosos livros, incluindo Segurar a Bênção, Bênçãos de Yosef, A Procurada Vida, e A Coragem de Yosef.
Rav Chaim Vital
(1543-1620)
Rav Chaim Vital, um dos maiores Cabalistas em Tzfat, o discípulo pessoal e único seguidor de Rabbi Yitzhak Luria, O Ari.
Chaim Vital nasceu em Tzfat e morreu em Damasco. Ele era o estudante de Rabbi Moshé Alshich e Rabbi Moshé Cordovero (Ramak). Em 1570, aquando da chegada do Ari a Tzfat, Rabbi Chaim Vital reconheceu sua grandeza e a singularidade de seu método e se tornou seu estudante pessoal. Durante um ano e meio, ele meticulosamente documentou as palavras e costumes do Ari.
Antes de seu falecimento em 1572, o Ari instruiu que todos seus estudantes esquecessem o que ele lhes havia ensinado, excepto a Chaim Vital. Ele indicou especificamente que Chaim Vital seria o único permitido a continuar a estudar seu método especial. Em 1594, ele mudou-se para Damasco e viveu lá durante o resto de sua vida. Seus escritos foram escondidos e enterrados ao seu lado como ele havia instruído. Porém, eles foram mais tarde removidos da sepultura e foram publicados pelos membros de sua família.
Seu livro famoso A Árvore da Vida, descreve o método do Ari. Entre outros escritos publicados encontram-se Os Oito Portões para o Ari, dentro dos quais se encontram “Portões da Reencarnação," "Portão das Intenções," "Portão para as Introduções." Escritos publicados adicionais incluem O Livro dos Tesouros da Vida, Quatrocentos Shekels de Prata, e Livro das Visões.
Rabbi Yehuda Ashlag,
Baal HaSulam (1884-1954)
Rav Yehuda Ashlag, conhecido como Baal HaSulam pelo seu autoritário comentário Sulam [Escada] sobreO Livro do Zohar, pois ele serviu como uma escada para subir a completa bondade. Baal HaSulam nasceu na Polónia e foi educado pelo Rabbi de Kloshin e o Rabbi de Porsov. Ele serviu como juiz em Varsóvia e imigrou para Israel em 1921, onde ele serviu como rabino de Givat Shaul e envolveu-se no estudo, interpretação e disseminação da sabedoria da Cabala sua vida inteira.
Baal HaSulam desenvolveu um novo método para estudar a Cabala, permitindo a todos aqueles interessados em atingir a realização espiritual o usar. Em acréscimo a compor o comentário Sulam sobre O Zohar, ele explicou e interpretou os escritos do Ari no seu livro, O Estudo das Dez Sefirot.
Em 1933, ele publicou o livro Matan Torá [A Doação da Torá], no qual ele compilou artigos sobre o tema da Cabala que publicou num jornal. Baal HaSulam compôs uma série de introduções para o estudante para o adequado estudo dos textos da Cabala explicando o modo de estudo. Entre suas composições estão “Introdução a O Livro do Zohar,” “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” Panim Meirot ve Masbirot [um comentário sobre A Árvore da Vida], Or HaBahir [Luz Brilhante], Beit Shaar HaKavanot [Portaria das Intenções], Pri Hacham [O Fruto de Um Sábio].
Rabbi Yosef Eliezer Rosenfeld
(…-1915)
Rabbi Yosef Eliezer Rosenfeld, um sábio da Polónia, foi nomeado Rabi de Preishtetl em 1890. Ele compôs os livros Chavat Yair [A Quinta de Yair] e Ateret Tzvi [Uma Coroa de Glória].
Rabbi Yaacov Tzemach
Rav Yaacov Tzemach, um Cabalista, um estudante de Rav Shmuel Vital, filho de Rav Chaim Vital. Rav Yaacov Tzemach nasceu em Lisboa e imigrou para Jerusalém via Damasco. Ele compôs vários livros, um comentário bem conhecido sobre os escritos do Ari, Kol BeRamá [Uma Voz em Ramá], uma versão abreviada da intenção do Ari, chamada Nagid UMetzavé [Um Líder e Comandante], Olat HaTamid [O Continuado Holocausto], sobre a intenção de Rav Chaim Vital, TzemachTzadik [O Justo Tzemach].
Rabbi Yitzchak Isaac Yehuda Yechiel Safrin
de Komarno (1806-1874)
Rabbi Yitzchak Yehiel de Komarno tornou-se reconhecido pelo seu extenso conhecimento da Torá revelada e oculta. Ele fora educado nas imediações do Vidente de Lublin, Rabbi Naftali de Rufshitz e Rabbi Avraham Mordechai de Pintschov. Ele compôs muitos livros incluindo Maase Ereg [Obra Tecida] e Atzei Edén [Árvores do Éden] sobre o Mishná, A Face do Ansião sobreMasechet Shekalim, O Tesouro da Vida e o Salão da Bênção, Notzer Chésed [Conservar Misericórdia], Zohar Chai [Esplendor Vivo] e Netiv Mitzvotechá [Caminho de Teus Mandamentos].
Rabbi Yitzhak Ben Tzvi Ashkenazi
(...-1806)
Rabbi Yitzhak Ben Tzvi Ashkenazi foi o chefe da justiça em Hodorov, Polónia, e mais tarde um juiz em Levov. Seu famoso livro Pureza da Santidade, que discute Masechet Zevachim, provou sua profundidade nas leis e na Cabala. Ele compôs outro livro chamado A Luz da Vela.
Rabbi Yitzhak Luria Ashkenazi,
Ari (1534-1572)
O Ari divulgou e desenvolveu um novo método de estudar a Cabala, chamado "O método Luriânico." O Ari nasceu em Jerusalém. Seu pai faleceu quando ele era novo e sua mãe viajou com ele até seu irmão Rabbi Mordechai Francis, que vivia no Egipto. O Ari estudou Torá e Cabala com Rabbi David Even Zimrá, Radbaz e com Rabbi Bezalel Ashkenazi. Ele se isolou a si mesmo durante sete anos, estudando O Livro do Zohar.
Em 1570, o Ari foi para a cidade Cabalista de Tzfat. Os grandes Cabalistas, velhos e jovens, que perceberam a grandeza e singularidade do seu método, desejaram estudar com ele, mas ele rejeitou alguns deles. Durante um ano e meio, ele ensinou aos seus estudantes os princípios de seu método, todavia antes de falecer, ele os instruiu a não se envolverem nele. Somente seu estudante Rav Chaim Vital foi permitido ensinar seu método, uma vez que ele era o único que o entendeu adequadamente.
O Ari ensinou seus estudantes oralmente e não deixou quaisquer apontamentos para trás. Contudo, Chaim Vital, que documentou suas palavras meticulosamente, compôs os livros A Árvore da Vida e Os Oito Portões para o Ari, baseados em apontamentos. Os escritos de Chaim Vital foram enterrados a seu lado mas membros de sua família mais tarde os desenterraram e publicaram seus livros.
O Ari compôs vários poemas, encontrados no Sidur [livro de orações], incluindo Azamer BeShvachin[Eu Cantarei em Louvor], Bnei Heichala [Filhos do Palácio], Asader LiSeudata [Eu Prepararei a Refeição].
Rabbi Israel Baal Shem Tov,
[O Baasht (Baal Shem Tov)] (1698-1760)
O Baal Shem Tov, Rabbi Israel Ben Eliezer Baal Shem Tov, fundador do movimento Chasidico, nasceu na Polónia. Seus pais morreram quando ele era novo. Na sua juventude ele costumava se isolar a si mesmo nas montanhas e estudava Cabala. Ele deambulava pela Polónia para reunir Judeus nos quais ele achava um impulso especial para conhecer o propósito de suas vidas. Depois de lhes ensinar como alcançar a espiritualidade, ele fundou e conduziu o movimento Chasidico com sua ajuda.
O Baasht salientou-se na sua única e carismática personalidade. Ele introduziu um novo tipo de liderança Judaica, o Tzadik [um homem justo]. O Baasht também formou o modelo de grupo se unindo ao redor de um líder carismático que dá orientação pessoal para cada um de seus discípulos.
A Chasidut enfatizava a intenção do coração e o entusiasmo mais que o estudo e erudição. Ela enfatizava o atingimento do Criador da pessoa por si mesma ou com a ajuda de um Tzadik. Suas palavras foram citadas em muitos livros, incluindo Keter Shem Tov [A Coroa de Shem Tov], Meirot Einayim [Abrindo os Olhos], e Tzava'at Ribash [A Vontade do Ribash].
Rabbi Menahem Mendel de Kotzk
(1787-1859)
Rabbi Menahem Mendel de Kotzk nasceu em Goraj perto de Lublin, Polónia. Ele cresceu numa casa de opositores do Chasidismo, porém já desde uma jovem idade ele era atraído à Chasidut e estudou com Rabbi Simchá Bonim de Pshischa, Rabbi Yaacov Yitzhak, o Judeu de Pshischa e o Vidente de Lublin.
Ele era agudo e original na sua abordagem e tornou-se conhecido pelos seus dizeres afiados. Ele exigia uma abordagem verdadeira e séria para a espiritualidade, a pessoa focando a maioria do seu esforço na meta da vida. Entre seus mais conhecidos discípulos estavam Rabbi Yitzhak Meir de Gur, autor de Hidushei HaRIM [Inovações do RIM], Rabbi Hanoch Hanich de Alexander, Rabbi Ze'ev Wolf de Starikov e Rabbi Yehiel Meir de Gustanin.
Seus muitos estudantes continuaram seu caminho único em congregações Chassidicas que fundaram pela Europa do Leste. Em 1840, o Rabbi de Kotzk se isolou a si mesmo e recusou entrar em contacto até com seus discípulos. Muitos livros foram escritos sore ele e sua língua e discernimentos afiados, tais como, "Não há nenhum tão inteiro como um coração quebrado," em A sarça ardente de Kotzk.
Rabbi Menahem Nachum Twersky
de Chernobyl (1730-1798)
Rabbi Menahem Nachum Twersky de Chernobyl foi educado no Seminário de Lita [Lituânia] e foi influenciado pelos escritos do Ari. Ele era estudante do Baal Shem Tov e após seu falecimento ele estudou com o Contador de Mazritch. Ele foi um Admor [um grande professor] da primeira geração de Chasidut. Rabbi Twersky fundou a dinastia da Chasidut em Chernobyl. Seus livros sãoA Luz dos Olhos sobre a Torá, Que o Coração Jubile, interpretações literais da Gemará segundo a Cabala.
Rabbi Moshe Ben Maimon,
Rambam [Maimónides] (1138-1204)
Maimónides esteve entre os maiores juízes e filósofos Judaicos da Idade Média, um líder e médico. Ele nasceu em Cordoba, Espanha e mudou-se para o Norte de África. Depois de escrever a composição Kidush Hashem [Santificação do Criador], ele foi forçado partir com osAnusim [“forçados”: terminologia aplicada a um Judeu que foi forçado a abandonar o Judaísmo contra a sua vontade] e chegou a Israel.
Como resultado das difíceis condições de vida no país, ele mudou-se para o Egipto, servindo como médico e conselheiro para um dos mais importantes governantes. Seu estatuto permitiu-o servir como governador dos Judeus Egípcios.
Entre suas composições estão Hilchot Deot, Hilchot Avodá Zara [Leis da Idolatria],Guia para o Perplexo, Perush Mishnahyot [Comentários sobre o Mishná], Mishnê Torá, Séfer HaMitsvot [O Livro dos Mandamentos], Teshuvot BeHalachá [Respostas sobre as Leis], “Cartas de Maimónides, a Glória da Geração (Perguntas e Respostas).”
Rabbi Moshe Chaim Ephraim de Sadilkov
(1748-1800)
Rabbi Mosh Haim Efraim, autor do livro A Bandeira do Acampamento de Efraim, foi o neto do Baal Shem Tov e ficou conhecido como o Rabbi de Sadilkov. Ele nasceu na cidade de Mazhibozh e estudou com seu avô, o Baasht. Depois do falecimento do Baasht, ele estudou com o Contador de Mazritch e Rabbi Yaacov Yosef de Polana. Posteriormente, ele estabeleceu-se em Sadilkov. Seu livro, A Bandeira do Acampamento de Efraim, é um dos livros seminais da Chasidut, descrevendo com exactidão as palavras do Baal Shem Tov.
Rabbi Moshe Chaim Luzato,
O Ramchal (1707-1747)
Rabbi Moshe Chaim Luzato, O Ramchal, foi um grande e reconhecido Cabalista de Itália. Ele nasceu em Pádua e era particularmente excepcional desde uma idade muito jovem na sua rara memória e aptidão para o estudo profundo.
Aos catorze anos de idade, ele já tinha a totalidade dos escritos do Ari. Aos dezassete anos de idade, ele escreveu seu primeiro livro e foi ferozmente contrariado por Rabbi Hagiz. Em 1740, ele publicou seu reconhecido livro Mesilat Yesharim[Caminho do Justo]. Em 1743, ele imigrou para A Terra de Israel e morreu de uma praga em Acre juntamente com sua família inteira. Ele compôs cerca de quarenta livros entre os quais estão Klalei Pitchei Chochmá VeDaat [Regras para as Portas da Sabedoria e Conhecimento], Shaarey Ramchal [Portões do Ramchal] e Adir BaMarom [O Poderoso no Alto].
Rabbi Moshé Cordovero,
Ramak (1522-1570)
Rabbi Moshé Cordovero, Ramak, estava entre os sábios na terra de Israel. Ele viveu maioria de sua vida em Tzfat e foi um estudante de Rabbi Yosef Karo e do Cabalista Rabbi Shlomo Elkabetz, compositor do salmo Lechá Dodi (Ide Meu Amado).
Aos vinte anos de idade, ele escreveu seu primeiro livro Pardes Rimonim [Pomar das Romãs], que discute a sabedoria da Cabala. Antes da chegada do Ari a Tzfat, o Ramak era considerado o maior Cabalista de Tzfat. Entre seus estudantes estavam Eliahu di Vidash, autor de Resheet Chochmá [Princípio da Sabedoria], e Rabbi Avraham Glenati, compositor de Kol Bochim [Voz da Lamentação].
Ramak publicou vários outros livros, o mais conhecido sendo Ohr Yakar [Luz Preciosa], um extenso e profundo comentário sobre O Zohar. Parte desse extenso comentário foi publicado com o título Shiur Komá [Uma Medida de Altura], uma introdução à interpretação das Idrot [Assembleias] de O Zohar. Livros adicionais são Ohr Ne'erav [Luz do Anoitecer], Sefer HaGirushin [Livro do Expulso], Sefer Ilima Rabati [Livro do Grande Ilima], Uma Oração para Moisés e Conhecei o Deus de Teu Pai.
Rabbi Nachman de Breslov
(1772-1810)
Rabbi Nachman de Breslov foi o neto de Baal Shem Tov. Em 1798 ele imigrou para Israel, no entanto, devido às guerras napoleónicas, ele regressou à Ucrânia, se acomodando na cidade de Uman e ensinouChasidut através de contos e histórias. Algumas das suas composições são Conversas de Rabbi Nachman eLikutey Moharan [Colecções do Professor Rabbi Nachman].
Rabbi Pinchas Eliyahu Ben Meir
(...-1802)
Rabbi Pinchas Eliyahu Ben Meir compôs Sefer HaBrit [Livro da Aliança] no anonimato. Ele também compôs Mitsvot Tovim[Mandamentos dos Bons], discutindo o propósito dos Mitsvot[mandamentos], Beit Yotzer [Local de Nascimento], que interpreta Sefer Yetzirá [Livro da Criação],Matmonei Mistorim [Tesouros Ocultos], a respeito das combinações de letras e uma interpretação do livro de Rabbi Emanuel Chai Riki Mishnat Chasidim [Ensinamento dos Chasidim].
Rabbi Tzvi Hirsh Eichenstein de Ziditshov
(1763-1831)
Rabbi Tzvi Hirsh Eichenstein de Ziditshov, filho de Rabbi Yitzhak Isaac de Safrin, Hungria, era estudante do Vidente de Lublin e foi considerado um de seus herdeiros. Entre outros, ele estudou com o Contador de Kuznitch, Rabbi Elimelech de Lizensk, Rabbi Moshe Leib de Sassov, Rabbi Yehoshua Hashil de Afta e Rabbi Baruch de Mazbozh. Ele era bem conhecido na Torá revelada e na Torá oculta e compôs os livros Ateret Tzvi [Uma Coroa de Glória], um comentário sobre O Zohar, Sur MeRá VeAsé Tov [Abandona o Mal e Faz o Bem], Beit Yisrael [Casa de Israel] e Pri Kodesh Hilulim [Sagrado Fruto para o Louvor].
Rabbi Shalom Ben Moshe Buzzaglo
(…-1780)
Rabbi Shalom Ben Mosh Buzzaglo, um famoso Cabalista de Marraquexe, Marrocos, um estudante de Rabbi Avraham Ben Mordechai Azulai, compôs vários livros de Cabala. Entre eles estão Kissé HaMelech [O Trono do Rei], um comentário sobre as Tikunim [correcções] de OZohar, Hadrat Melech [Trono do Rei], um comentário sobre O Zohar divido em dois capítulos: Hod Melech [A Majestade do Rei] sobre Safra de Tzniuta e Mikdash Melech [O Templo do Rei] e Kissé Melech [O Trono do Rei] sobre as Tikunim.
Rabbi Simcha Bonim de Pshischa
(1767-1827)
Rabbi Simch Bonim de Pshischa, o filho de Rabbi Yitzhak HaMaggid, nasceu em Vadislav. Na sua juventude, ele estudou com Rabbi Mordechai Bennett. Ele foi introduzido na Chasidut e tornou-se um dos líderes da segunda geração da Chasidut. Ele era estudante do Vidente de Lublin, Rabbi Yaacov Yitzhak e o Sagrado Judeu, Rabbi Yaacov Yitzhak de Pashicsa.
Ele continuou o caminho do Sagrado Judeu, mergulhando e expandindo o caminho da Chasidut. Seus estudantes conhecidos foram Rabbi Menachem Mendel de Kotzk, Rabbi Yitzcak de Vorka, Hidushey HaRim — o Rabbi de Gur, Rabbi Yehezkel de Kozmir, Rabbi Chanoch Hanich de Alexander, Rabbi Abraham de Tscheknov e outros.
Seus ensinamentos foram publicados nos livros de seus estudantes, Hedvat Simchá [Alegria da Felicidade], Ramatim Tzofim [O Baixo da Alegria],Ramataim-Zofim, e Kol Simchá [A Voz da Alegria].
Rabbi Shimon Ben Lavi
(1488-1588)
O Cabalista Rabbi Shimon Ben Lavi nasceu em Espanha e foi exilado com sua família em 1492. Ele deambulou por Portugal e em 1497, mudou-se para Féz em Marrocos. Em 1549 ele mudou-se para Tripoli, onde se tornou o Rabi da Comunidade. Rabbi Shimon Ben Lavi compôs poemas sobre Rashbi e dois livros,Ketem Paz [Mancha de Ouro], e Yad Ne’eman [Mão Fiel].
Rabbi Shimon Bar Yochai,
Rashbi
Rabbi Shimon Bar Yochai, Rashbi, um dos mais proeminentes estudantes de Rabbi Akiva, é mencionado no Mishná numerosas vezes como "Rabbi Shimon" e é bem conhecido na Torá revelada e na Torá oculta.
Rashbi cresceu em Yavné e foi ordenado por Rabbi Akiva e Rabbi Yehuda Ben Bába para ensinar a sabedoria da Cabala às gerações futuras. Depois do encarceramento de Rabbi Akiva, o governo foi informado que ele falava contra eles então ele escondeu-se numa gruta em Peki’in durante treze anos, juntamente com seu filho, Rabbi Elazar.
Após sua saída da gruta, Rabbi Shimon reuniu nove estudantes, foi com eles para uma pequena caverna em Meron e com sua ajuda, ele escreveu O Livro do Zohar, o livro seminal da Cabala. Contudo, ele instruiu seu estudante Rabbi Abba para escrever, uma vez que sabia que ele era o único que podia ocultar o que precisava de ser ocultado e revelar o que era para ser revelado. Quando ele compôs O Livro do Zohar, ele sabia que ele era dirigido às gerações futuras então ele escondeu-o.
O Livro do Zohar foi escrito numa linguagem especial, a linguagem do Midrash, Aramaico. No próprioZohar, é mencionado que Aramaico é o dorso do Hebraico. OZohar é considerado a fundação da sabedoria da Cabala. Ele descreve um método claro e formulado para alcançar a espiritualidade e é ensinado por pessoas pelo mundo inteiro. O comentário autoritário de Rav Yehuda Ashlag,Perush HaSulam [O Comentário Sulam], permite seu estudo também para o nosso tempo.
Rabbi Shimon Bar Tzemach Duran, Rashbatz
(1361-1444)
Rabbi Shimon Bar Zemach Duran, Rashbatz, era médico, um poeta e Cabalista. Ele estudou com Rabbi Nissim Ben Reuvén e com Rabbi Yitzhak Bar Sheshet (o Ribash). Ele viveu em Espanha, mas mudou-se para a Algéria durante a perseguição em Espanha em 1391. Rashbatz compôs muitos livros e era excepcional nas suas perguntas e respostas que foram publicadas nos três volumes de Tashbetz [Palavras Cruzadas]. Livros adicionais incluem Magen Avot [O Escudo dos Pais], Ohr HaChaim [Luz da Vida], Leviat Chen [Uma Graciosa Grinalda], Yavin Shmuá [Entender Rumores] e Zohar HaRakia [Esplendor do Firmamento].
Rabbi Schneier Zalman de Laddi,
O Velho Admor (1745-1813)
Rabbi Schneier Zalman de Laddi, o velho admor, fundou a Chasidut Chabad, apesar da objecção do Gaon de Vilnius (GRA). Rabbi Shneier estudou Cabala e Chasidut com o Contador de Mazritch e fundou seu método na Chasidut chamado CHaBaD, (Chochmá, Biná, Daat) depois do falecimento do Contador de Mazritch.
Durante a guerra entre a Rússia e França em 1812, ele convenceu seus estudantes a apoiar a Rússia e mais tarde teve de escapar à vingança dos Francêses. Ele compôs os livros Shulchan Aruch HaRav [A Mesa Posta do Rav] um livro de leis atualizado para os Chabad Chasidim, que ainda hoje é usado, Sidur Tefilá [Livro de Orações], Likutei Torá [Colecções da Torá], e O Tanya [Tanya Rabbati], descrevendo as fundações de seu método.