E Deus disse para mim: "Tira-te de teu país, para a terra agradável, a terra dos Sagrados Pais, onde eu te irei fazer um grande sábio e todos os sábios da terra serão abençoados em ti, pois eu te escolhi a ti para um sábio justo em toda esta geração, para curar o sofrimento humano com salvação duradoira. Leva esta espada na tua mão, e guarda-a com teu coração e alma, pois ela é um sinal entre Mim e ti, e todas estas coisas boas irão acontecer através de ti, pois até agora, eu não tinha tido tal homem fiel como a ti, para lhe dar esta espada.
Baal HaSulam, “A Profecia de Baal HaSulam”
Durante muito tempo até então, minha consciência me sobrecarregou com uma exigência de sair e criar uma composição fundamental em respeito da essência do Judaísmo, religião, e a sabedoria da Cabala, e espalhá-la entre a nação, para que as pessoas venham a saber e compreender adequadamente estas questões exaltadas no seu verdadeiro significado.
Baal HaSulam, “A Hora de Agir”
Tenha a certeza de que, desde o tempo da ARI até hoje, nunca houve alguém que compreendesse o método da ARI totalmente, como era mais fácil obter uma mente duas vezes maior e duas vezes mais que a mente do santo ARI do que a entender o seu método, no qual muitas mãos brincavam, desde quem o ouviu através do primeiro escritor, aos últimos compiladores, enquanto eles ainda não atingiram os assuntos que estão em sua raiz superior. Assim, cada um inverteu e confundiu os assuntos.
E agora, por vontade do Criador, eu fui recompensado com concepção [impregnação] da alma do ARI, não por causa das minhas boas ações, mas por uma vontade superior. Está além de minha compreensão, também, por que fui escolhido por esta maravilhosa alma, que a ninguém foi concedida desde sua morte até hoje. Eu não posso elaborar sobre este assunto, porque não é a minha maneira de discutir coisas maravilhosas.
Baal HaSulam, O Fruto de Um Sábio, Vol. 1, “Carta no. 39”
E depois de todos estes dias, eu escutei atentamente a todas as promessas e destinos para que fui escolhido pelo Criador. Todavia, eu encontrei nelas nem satisfação nem as palavras pelas quais falar aos habitantes deste mundo para os levar à vontade de Deus, como Ele me tinha dito. Eu não podia cavalar entre as pessoas, que são vaidosas e caluniosas para o Criador e Sua criação, ao passo que estava saciado e louvando, alegremente caminhando, como se zombando aqueles miseráveis.
Questões tocaram-me até ao fundo do meu coração, e eu resolvi que venha o que vier, mesmo que eu desça de meu sublime grau, eu devo fazer um pedido do fundo do coração ao Criador, para que conceder realização e conhecimento da profecia e sabedoria, e as palavras pelas quais ajudar as pessoas desamparadas do mundo, para as elevar até ao mesmo grau de sabedoria e agradabilidade que o meu. E embora eu soubesse que eu não devo entristecer meu espírito, eu não consegui ficar de parte, e eu verti o meu coração em oração.
Baal HaSulam, “A Profecia de Baal HaSulam”
O Criador achou-me favorável aos SEUS Olhos para revelar-me toda a humildade da geração e todos os tipos de correcções fáceis e confiáveis, para trazer cada alma à sua raiz na máxima velocidade.
Baal HaSulam, O Fruto de Um Sábio, Vol. 1, “Carta nº 9”
Eu estou feliz por ter nascido em tal uma geração em que é permitido divulgar a sabedoria da verdade. E caso você pergunte, “Como sei eu que é permitida?” Eu irei responder que me foi dada permissão para divulgar. Até agora, as maneiras pelas quais é possível publicamente se empenhar e explicar totalmente cada palavra não foram reveladas a qualquer sábio. E eu, também, jurei por meu professor a não divulgar, como o fizeram todos os estudantes antes de mim. Contudo, este voto e sua proibição aplicam-se apenas a aquelas questões que são dadas oralmente de geração a geração, até aos profetas e antes. Tivessem estas maneiras sido reveladas ao público, elas causariam muito mal, por razões conhecidas apenas a nós.
Todavia, a maneira pela qual eu me empenho em meus livros é uma maneira permitida. Além do mais, eu fui instruído por meu professor a o expandir tanto quanto posso. Nós chamamos-lhe “a maneira de revestir as matérias.” Você irá ver nos escritos de Rashbi que ele lhe chama desta maneira, “dar permissão,” e isto é o que o Criador me deu na mais completa medida. Nós consideramos-o dependente não na grandeza do sábio, mas ao estado da geração, como nossos sábios disseram, “Pequeno Samuel era digno, etc., mas sua geração era indigna.” Foi por isso que eu disse que eu sendo recompensado com a questão de divulgar a sabedoria é devido à minha geração.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
E quem melhor que eu sabe que eu não sou de todo digno de ser sequer um mensageiro e um escriba para divulgar tais segredos, e muito menos de os compreender cuidadosamente. E porque é que o Criador o assim fez a mim? É apenas porque a geração é digna disso, pois ela é a última geração, que se encontra no limiar de uma completa redenção. E por esta razão, ela é digna de começar a escutar a voz do Shofar do Messias, que é o revelar dos segredos, como foi já explicado.
Baal HaSulam, “O Shofar [chifre] do Messias”
Eu sou o primeiro interprete por raiz e ramo, e causa e consequência. Então, se um fosse a entender alguma questão através de meu comentário, um pode estar certo que em todo o lado que esta questão aparece em O Zohar e nas Tikkunim, ele pode ser assistido por ele, tal como com os comentários da literal, em que você pode ser assistido por um lugar para todos os outros lugares.
Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”
Porque a fé foi geralmente diminuída, especificamente fé nos homens sagrados, os homens sábios de todas as gerações. E os livros da Cabala e O Zohar estão cheios de parábolas corpóreas. Desta forma, as pessoas têm medo para que não percam mais do que ganhem, uma vez que elas podem facilmente falhar em materializar. E isto foi o que me promoveu a compor uma interpretação suficiente aos escritos do Ari, e agora ao Sagrado Zohar. E eu removi completamente essa preocupação, pois eu expliquei evidentemente e provei o significado espiritual de tudo, ele é abstracto e desprovido de qualquer imagem corpórea, acima do espaço e acima do tempo, como os leitores verão, para permitir o todo de Israel a estudar O Zohar e serem aquecidos por sua sagrada Luz.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 58
Todas as interpretações de O Livro do Zohar antes das nossas não clarificaram tanto quanto dez por cento dos difíceis locais em O Zohar. E no pouco que elas clarificaram, suas palavras são praticamente tão abstrusas como as palavras de o próprio O Zohar.
Mas na nossa geração nós fomos recompensados com o comentário Sulam (Escada), que é uma completa interpretação de todas as palavras de O Zohar. Além do mais, não só ele não deixa uma questão obscura em todo o Zohar sem a interpretar, mas as clarificações são baseadas numa análise directa, a qual qualquer estudante intermédio pode compreender. E dado que O Zohar apareceu na nossa geração, é uma clara prova que nós estamos prontos nos dias do Messias, no início da geração sobre a qual foi dito, "pois a terra estará cheia do conhecimento do Senhor."
Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar”
E aqui eu venho para louvar meu pai e professor, cujas sagradas palavras brilham na nossa geração, a geração das trevas e ocultação. E a respeito de ocultação e revelação, ouvi dele, o sagrado, na noite de Sucot, 1942, em Jerusalém, quando ele entrou na Sucápara ver se ela estava bem construída.
... E se um corrigir o discerniment de celeiro e vinharia, o discernimento de Malchut, MAN de Nukva, considerado osétimo milénio, ele é recompensado com o décimo milénio, considerado GAR. Tal alma desce ao mundouma vez em cada dez gerações. Até aqui foi o conteúdo de suas sagradas palavras.
Destas sagradas palavras podemos entender a grandeza da alma de meu pai e professor e seu grau enquanto as dizendo. Ele me havia dito várias vezes que nunca tinha dito palavras de Torá sem primeiro alcançar as palavras da Torá de dentro do grau.
Rabash, introdução ao livro, O Fruto de Um Sábio, Vol. 2
Baal HaSulam nos prometeu que ao caminhar no seu caminho e manter suas instruções, nós seremos recompensados com SUA eternidade, nos apegarmos a ELE e entrarmos no salão do Rei.
Baal HaSulam, O Fruto de Um Sábio, Vol. 1, “Carta nº 29”
Até se fossemos recompensados com escutar as palavras do Deus vivo directamente de Baal Hasulam, ainda teríamos um lugar para a escolha. Assim, embora ele nos tenha divulgado muitas revelações, isso foi somente para nos guiar, para que possamos caminhar sem assistência.
Baal HaSulam, O Fruto de Um Sábio, Vol. 1, “Carta nº 28”
Baal HaSulam fez que se uma pessoa simples trilhasse o seu caminho, ela podia atingir a mesmaDvekut [adesão] com o Criador como a de um excelente sábio discípulo. Antes dele, um tinha de ser um excelente sábio discípulo para ser recompensado com Dvekut com o Criador. E antes de Baal Shem Tov, tínhamos de estar entre os maiores do mundo. Inversamente, eles não seriam capazes de alcançar a Divindade.
Rabash, Degraus da Escada, “As Acções dos Maiores da Nação”
Foi isso que me incomodei a fazer nesta interpretação, para explicar as dez Sefirotcomo o Divino sábio o Ari nos instruiu, na sua pureza espiritual, ausente de quaisquer termos tangíveis. Então, qualquer principiante pode abordar a sabedoria sem cair em qualquer materialização ou engano. Com o entendimento destas dez Sefirot, um irá também chegar a examinar e saber como compreender as outras questões nesta sabedoria.
Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, Parte 1, “Reflexão Interna”
Com essas palavras, eu me desvinculo de uma denúncia importante, que eu tenho coragem mais do que todos os meus antecessores na divulgação dos rudimentos normalmente ocultos na sabedoria no meu livro, que foi até agora inexplorado. Refere-se à essência das dezSefirot e tudo o que lhes diz respeito, Yashár e Chozêr, Pnimi e Makif, o significado da Haka’á e o significado da Hizdakchut.
Os autores que me precederam deliberadamente espalharam as palavras aqui e ali, e em insinuações sutis, então uma mão não seria suficiente para reuni-las. Eu, através da Sua Luz, que apareceu em cima de mim, e com a ajuda dos meus professores, que se reuniram e divulgaram a matéria com bastante clareza e em sua forma espiritual, acima do espaço e do tempo.
Baal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot,” Item 5
A profundidade da sabedoria no sagrado Livro do Zohar encontra-se fechada e enjaulada por trás de mil fechaduras, e nossa linguagem humana é muito pobre para nos prover com expressões suficientes e confiáveis para interpretar algo neste livro do início ao fim. Também, a interpretação que eu fiz não é nada mais que uma escada para ajudar o examinador a subir às alturas das questões e examinar as palavras do livro em si. Assim, eu considerei necessário preparar o leitor e dar a ele um caminho e uma entrada nas definições confiáveis sobre como alguém deve contemplar e estudar o livro.
Baal HaSulam, “Prefácio ao Livro do Zohar,” Item 1
Há uma condição rigorosa durante o envolvimento nesta sabedoria: não materializar os assuntos com casos imaginários e corpóreos. Isto porque assim eles violam "Não farás para ti uma imagem esculpida, nem qualquer tipo de semelhança".
Nesse caso, é-se prejudicado em vez de se receber benefícios. Por isso, os nossos sábios advertiram para estudar a sabedoria só depois dos quarenta anos, ou de um Rabi, e outras precauções do género. Tudo isto prende-se com o motivo exposto anteriormente.
Para acautelar os leitores de qualquer materialização, eu compus o livro Talmud Eser Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot) pelo Ari.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” Item 156
Aqui eu diria brevemente que neste prefácio geral, eu desejo dar ao estudante um verdadeiro conhecimento geral da maioria desta sabedoria expansiva, e verdadeira orientação no estilo de estudo, no livro, A Árvore da Vida. A maioria dos estudantes falham compreender os assuntos, dado que os conceitos espirituais estão acima do tempo e acima de lugar, mas eles são expressos em termos corpóreos, visionados e definidos e colocados em tempos e lugares.
Adicionalmente, nos escritos do Ari, a ordem para principiantes está ordenada nesta sabedoria. Os livros foram compostos pelas sagradas palavras que ele diria perante seus estudantes dia após dia, e os próprios estudantes eram proficientes na sabedoria da verdade. Então, não há texto - longo ou curto - em todos os livros que foram escritos, que não requer verdadeira proficiência na sabedoria na sabedoria em geral. Por esta razão, os estudantes tornam-se cautelosos e não conseguem conectar os assuntos.
Logo, eu sai com este prefácio, para conectar os assuntos e os fundamentos da sabedoria de uma maneira concisa, para que ela esteja prontamente disponível para o estudante com todo o texto que ele possa desejar estudar nos escritos do Ari.
Baal HaSulam, “Prefácio Geral ao Livro, Panim Meirot uMasbirot,” Item 1