TZIMTZUM BET,
CHAMADA DE TZIMTZUM NEHY DE AK.
56)
Assim, explicamos completamente a questão do Tzimtzum
Álef (a primeira restrição) realizada no Kli de Malchut – Bechiná Dálet – para ela não receber a Luz Superior dentro dela. Também
explicamos a questão da Massach
e seu Zivug
de Haka’á com a Luz Superior, que eleva Ohr Chozêr. Estes
Ohr Chozêr tornam-se novos vasos de recepção ao invés de Bechiná Dálet.
Também
explicamos a Hizdakchut da Massach de Guf, feita nos Gufim
(plural de Guf) de
cada Partzuf pelo Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi, que produz os quatro discernimentos TANTA do Guf de cada
Partzuf e eleva a Massach
de Guf a ser considerado a Massach de Rosh. Isto
o qualifica para um Zivug de Haka’á com a Luz Superior, no qual outro Partzuf nasce
em um grau abaixo do Partzuf anterior.
Finalmente
explicamos o surgimento dos três primeiros Partzufim
de AK,
chamados Galgálta,
AB, SAG e a ordem de como se vestem um no outro.
57)
Saiba que nestes três Partzufim, Galgálta, AB e SAG de AK não há sequer uma raiz para os quatro mundos ABYA, uma
vez que aqui, não há sequer espaço para os três mundos de BYA. Isto,
porque o Partzuf interno de AK
estendeu para baixo para o ponto deste
mundo e, a raiz da correção desejável, que foi a causa para o Tzimtzum, não
foi revelada. Isto é assim, porque a propósito do Tzimtzum que se desdobrou
em Bechiná Dálet era para corrigi-la, de forma que não existiria disparidade de
forma dentro dela, uma vez que ela recebe a Luz Superior (item 14).
Em
outras palavras, para criar o Guf
de Adam
daquela Bechiná
Dálet, tornará a força de recepção em Bechiná Dálet para
ser com a finalidade de doar, através de seu engajamento em Torá e Mitzvot a fim
de dar contentamento ao seu Fazedor. Por isto, ele equalizará a forma de
recepção em doação completa e este seria o fim da correção, já que isto traria Bechiná Dálet de
volta para ser um vaso de recepção da Luz Superior, estando em completa Dvekút (adesão)
com a Luz, sem nenhuma disparidade de forma.
Todavia,
até aqui, a raiz desta correção não foi revelada, pois isto requer que o homem
(Adam) seja incluído com as Bechinot
superiores, acima de Bechiná Dálet, de
modo a estar apto para executar boas ações de doação. E se Adam tivesse
abandonado o estado dos Partzufim
de AK, ele teria ficado completamente no estado de espaço vazio.
Isto, porque então a Bechiná Dálet inteira, que deve ser a raiz do Guf de Adam,
estaria abaixo dos Raglaim (pés) de AK, na forma de um espaço vazio e escuro, como seria de forma
oposta da Luz Superior. Portanto, ele seria considerado separado e morto.
E,
se Adam tivesse sido criado a partir disso, não teria sido capaz de corrigir
suas ações, quaisquer que fossem, uma vez que não existiriam centelhas de
doação nele. Ele seria considerado um animal que não tem nada da forma de
doação e cuja vida seria apenas para si próprio. Isto seria como os ímpios que
estão imersos no desejo de auto recepção, “e até mesmo a generosidade que eles
fazem, a fazem para si próprios”. É dito a respeito deles, “os perversos –
durante suas vidas são chamados ‘mortos’, já que estão em oposição de forma da
Vida das Vidas”.
58)
Este é o significado das palavras dos nossos sábios: “No princípio, Ele contemplou
criar o mundo com a qualidade de Din
(julgamento). Ele viu que o mundo não
existe e precedeu a qualidade de Rachamim
(misericórdia) e associou-a com a qualidade
de Din (Bereshit Raba, 12). Isto significa que cada “primeiro” e “próximo” na
espiritualidade refere-se à causa e consequência.
É
por isso que está escrito que a primeira razão para os mundos, isto é os Partzufim de AK, emanados antes de
todos os mundos, foram emanados na qualidade de Din, isto
é, apenas em Malchut, chamada Midat
haDin (qualidade de julgamento). Isto se refere à
Bechiná Dálet que foi restringida e partiu como um espaço vazio e a conclusão
dos Raglaim de AK, isto é, o ponto deste mundo, abaixo do Siúm dos Raglaim de AK, na forma de
espaço vazio desprovido de qualquer Luz.
“Ele
viu que o mundo não existe” isto é, que deste modo, ele era impossível para Adam, que
seria criado desta Bechiná Dálet, para adquirir atos de doação então, o mundo seria corrigido na
quantidade desejada por ele. Isto é porque ele “associou a qualidade Rachamim com a
qualidade de Din”.
Explicação:
A Sefirá (singular de Sefirot) Biná é chamada Midat
haRachamim (qualidade da misericórdia) e a Sefirá Malchut é
chamada Midat haDin, uma vez que o Tzimtzum
foi feito nela. O Emanador elevou Midat haDin, que é
a força concludente feita na Sefirá
Malchut e a elevou para Biná – Midat haRachamim.
Ele as associou uma com a outra e, através desta associação, Bechiná Dálet – Midat haDin – foi
incorporada com as centelhas de doação no Kli
de Biná.
Isto
permitiu que o Guf de Adam, que emergiu de Bechiná
Dálet, integrar-se também com a qualidade de
doação. Assim, ele será capaz de executar boas ações com a intenção de dar
contentamento ao seu Fazedor, até que ele transforme a qualidade de recepção
nele para ser inteiramente com a intenção de doar. Assim, o mundo alcançará a
correção desejada pela criação do mundo.
59)
Esta associação de Malchut em Biná ocorreu no Partzuf
SAG de AK e estimulou um segundo Tzimtzum nos
mundos, de si próprio para baixo. Isto, porque um novo Siúm na Luz
Superior foi feito sobre ele, isto é, no lugar de Biná.
Segue-se que a Malchut Mesayémet (Finalizadora) que permaneceu no Siúm Raglaim de SAG de AK, acima
do ponto deste mundo, elevou-se e finalizou a Luz Superior na metade de Biná de Guf de SAG de AK, chamada Tiféret, uma vez que KACHÁB
de Guf
é chamada CHAGAT. Assim, Tiféret
é Biná
de Guf.
Também,
a Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) que permaneceu no Pê de Rosh de SAG de AK, subiu para o lugar de Nikvey
Eynaim (pupilas) de
AK, que é metade de Biná de Rosh.
Então, foi feito ali um Zivug
para MA
de AK, em Nikvey
Eynaim, chamado “o mundo de Nekudim”.
60)
Isto também é chamado Tzimtzum NEHY de AK. Isto, porque SAG
de AK, que acabou de igual maneira com Partzuf Galgálta de AK, acima do ponto deste mundo, acaba acima do Tabúr do AK interior
através da associação e ascensão de Malchut
para o lugar de Biná, na
metade de Tiféret, que é metade de Biná
de Guf de AK
interior. Isto é assim, porque a Malchut final, subiu para aquele
lugar e deteve a Luz Superior de se espalhar dali para baixo.
Por
esta razão, um espaço vazio foi feito ali, desprovido de Luz. Assim, TNEHY (Tiféret, Netzach, Hod, Yessód) de SAG tornaram-se restritas e desprovidas da Luz Superior. É por isto
que Tzimtzum Bet (segunda restrição) é chamado Tzimtzum
NEHY de AK, uma vez que através do novo Siúm no
lugar do Tabúr, NEHY de SAG de AK foram esvaziados de suas Luzes.
Também
se considera que ACHÁP de Rosh de SAG afastou o grau de Rosh
de SAG e se tornou seu Guf, uma
vez que a Malchut Mezavéguet (de Acoplamento) subiu para Nikvey
Eynaim e as dez Sefirot
de Rosh
emergiram da Massach em Nikvey Eynaim e
Acima. Também, de Nikvey Eynaim para baixo, ele é considerado o Guf do Partzuf, uma
vez que ele pode somente receber iluminação de Nikvey Eynaim e
abaixo, que é considerado Guf.
O
nível destas dez Sefirot que emergiram em Nikvey
Eynaim de SAG de AK são as dez Sefirot chamadas
“o mundo de Nekudim”. Elas desceram a partir de Nikvey
Eynaim de SAG para seu lugar abaixo do Tabúr do AK interior,
onde se expandiram com Rosh
e Guf. Saiba que este novo Siúm, feito no lugar de Biná
de Guf, é chamado Parsá.
Também, existe internalidade e externalidade aqui e, somente as dez Sefirot externas
são chamadas “o mundo de Nekudim”, enquanto as dez Sefirot
internas são chamadas MA e BON de AK em si.
61)
Todavia, devemos entender que uma vez que as dez Sefirot de Nekudim e MA de AK foram
emanadas e emergiram de Nikvey
Eynaim de Rosh de SAG, deveriam ter vestido SAG de seu Pê de Rosh e
abaixo, tal como os outros Partzufim, onde cada inferior veste seu superior, de Pê de Rosh para
baixo. Porque não foi assim? Porque desceram e vestiram o lugar abaixo do Tabúr de AK? Para
compreendermos isto, precisamos entender completamente como esta associação
ocorreu, quando Biná e Malchut estavam conectadas em unidade.
62)
A questão é que durante o emergir do Partzuf
SAG, ele acabou inteiramente acima do Tabúr do AK interior,
como foi explicado sobre Partzuf
AB de AK. Elas não puderam se espalhar do Tabúr para
baixo, já que o governo de Bechiná
Dálet do AK
interior começa ali, em suas dez Sefirot de Siúm e
não há nada de Bechiná Dálet ou o que quer que seja nos Partzufim
AB e SAG
(item 54).
Todavia,
quando Nekudot de SAG de AK começaram a emergir, após a Massach
de SAG, que é Bechiná
Dálet de Aviut, foram purificados através do Bitush de Ohr Makif neles,
e vieram para Bechiná Bet de Hitlabshut e Bechiná Álef de Aviut, os Taamin de SAG partiram. Então, o nível de Nekudot
surgiu na Aviut
que permaneceu na Massach, em VA”K sem um Rosh.
Isto
é assim, porque as dez Sefirot
que emergem na Bechiná Álef de Aviut são o nível de ZA, faltando GAR. Também, não há Biná
no nível masculino, que é Bechiná Bet de Hitlabshut, mas somente próximo a isso. Isto é considerado VA”K de Biná.
Assim,
esta forma do nível de Nekudot
de SAG foi equalizada com as dez Sefirot de Siúm abaixo
do Tabúr de AK, também considerado VA”K
sem um Rosh
(item 52).
É
sabido que a equivalência de forma une os espirituais em um. Assim, este nível posteriormente
desceu abaixo do Tabúr de AK e lá se misturou com ZO”N
de AK, onde eram como um, uma vez que são de
níveis iguais.
63)
Podemos nos surpreender com o fato que existe ainda uma grande distância entre
eles a respeito de suas Aviut, uma vez que Nekudot
de SAG vem da Aviut
de Bechiná
Bet e não têm nada de Bechiná Dálet. E,
embora seja o nível de ZA, não é como no nível de ZA
abaixo do Tabúr
de AK, que é ZA
de Bechiná
Dálet.
Portanto,
existe uma grande diferença entre eles.
A
resposta é que a Aviut não é aparente no Partzuf
durante a vestimenta da Luz, mas somente
após a partida da Luz. Assim, quando Partzuf
Nekudot de SAG apareceu no nível de ZA, desceu e vestiu
no nível de ZO”N do Tabúr de AK para baixo, Bechiná
Bet foi misturada com Bechiná Dálet e
causou o Tzimtzum Bet. Isto criou um novo Siúm
no lugar de Biná de Guf daquele
Partzuf, bem como solicitou uma mudança no lugar do Zivug,
fazendo-o o Pê de Rosh, ao invés de Nikvey
Eynaim.
64)
Assim, você acha que a origem da associação de Malchut em Biná, chamado
Tzimtzum Bet, ocorreu somente abaixo do Tabúr
de AK, pela expansão naquele lugar do Partzuf Nekudot de SAG. Logo, este nível de dez Sefirot
de Nekudim, que vem de Tzimtzum Bet, não
poderia se espalhar acima do Tabúr
de AK, uma vez que não existem força e governo
que possam aparecer acima de sua fonte. E desde que o lugar onde Tzimtzum Bet foi
criado, foi do Tabúr para baixo, o nível de Nekudim
também teve que expandir ali.
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam
Conforme publicado no livro Cabala para o Estudante