TA’AMIM,
NEKUDOT, TAGIN, E OTIYOT.
46)
Agora esclarecemos o Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi, ocorrendo após a expansão do Partzuf
para um Guf. Isto causa a purificação da Massach
de Guf, todas as Luzes do Guf partem
e a Massach com as Reshimot que permanecem nele se elevam para o Pê de Rosh, onde
são renovados com um novo Zivug
de Haka’á e produzem nas Reshimot um novo
nível na medida de Aviut. Agora explanaremos os quatro tipos de Luzes, TANTA (Ta’amim, Nekudot, Tagin, Otiyot), ocorrendo com o Bitush
de Ohr
Makif e as subidas da Massach para o Pê de Rosh.
47)
Foi explicado que através do Bitush
de Ohr
Makif na Massach
de Guf, ele purifica a Massach de
todas as Aviut de Guf até que seja purificado e se iguale aa Massach de Pê de Rosh. A equivalência de forma com o Pê de Rosh os une
como um e isto é incluído nele no Zivug
de Haka’á.
No
entanto, a Massach não é purificada de uma vez, mas gradualmente, primeiro de Bechiná Dálet para Bechiná Guimel, então
de Bechiná Guimel para Bechiná Bet, então de Bechiná
Bet para Bechiná
Álef e então de Bechiná Álef para Bechiná Shóresh.
Finalmente, é purificado de todas as suas Aviut
e torna-se tão puro como a Massach de Pê de Rosh.
Agora,
a Luz Superior não para de brilhar nem por um momento e acoplase com a Massach em cada
estágio de sua Hizdakchut. Isto porque, uma vez que foi purificado de Bechiná Dálet e, o
nível de Kéter tenha sido inteiramente removido e, a Massach tenha
ido para a Aviut de Bechiná Guimel, a Luz Superior acopla-se a Massach
na Aviut
remescente de Bechiná Guimel e
produz dez Sefirot no nível de Chochmá.
Depois,
quando a Massach se afasta de Bechiná
Guimel e o nível de Chochmá também
parte, deixando somente Bechiná
Bet na Massach, a Luz Superior acopla-se com ele em Bechiná Bet e
produz dez Sefirot no nível de Biná. Então, quando ele também foi purificado da Bechiná Bet e este
nível partiu, deixando nele somente Aviut
da Bechiná
Álef, a Luz Superior acopla-se com a Massach na Aviut da Bechiná Álef remescente
e, produz dez Sefirot no nível de ZA. E quando ele também foi purificado de Aviut de Bechiná Álef e o nível de ZA
partiu, ele fica somente com o Shóresh (raiz)
de Aviut.
Nesse
estado, a Luz Superior faz um Zivug
na Aviut
Shóresh que permanece na Massach e
produz dez Sefirot no nível de Malchut. E quando a Massach
também é purificado de Aviut Shóresh, o
nível de Malchut também parte de lá, uma vez que nenhuma Aviut de Guf permanece
ali. Naquele estado, se considera que a Massach
e seus Reshimot
elevaram-se e se uniram com a Massach de Rosh, tornaram-se
ali incluídos em um Zivug de Haka’á e produziram dez novas Sefirot
sobre ele, chamadas uma “criança” e uma “consequência”
do primeiro Partzuf.
Portanto
explicamos que o Bitush de Ohr Makif e Ohr Pnimi que purificam a Massach
de Guf do primeiro Partzuf de AK e
elevam-no para o seu Pê de Rosh, pelo qual o segundo Partzuf, AB de AK, emerge, ele não é feito de uma só vez. Ao contrário, isto
ocorre gradualmente, uma vez que a Luz Superior acopla-se com ele
em
cada estado nos quatro graus que atravessa durante sua Hizdakchut, até que
ele se equalize com o Pê de Rosh.
E
como isso foi explicado em relação à estimulação dos quatro níveis durante a Hizdakchut do Guf do
primeiro Partzuf para o propósito de AB, três níveis emergem durante o período Hizdakchut da Massach de Guf do Partzuf AB, como
ele emana Partzuf SAG e da mesma forma em todos os graus. A regra é esta: Um Massach não se
purifica de uma vez, mas gradualmente. E a Luz Superior, que não para de se espalhar
para o inferior, acopla-se com este em cada grau ao longo da sua purificação.
48)
Todavia, estes níveis que emergem na Massach
durante sua Hizdakchut gradual,
não são considerados Hitpashtut dos graus reais, como o primeiro nível que emergiu antes do
começo da Hizdakchut. Ao contrário, eles são considerados Nekudot, e são
chamados de Ohr Chozêr e Din (julgamento), uma vez que a força de Din da
partida das Luzes está misturada nelas. Isto é assim, porque no primeiro Partzuf, tão
logo o Bitush começou a ocorrer e, purificou a Massach de Guf de Bechiná Dálet, ele é
considerado como tendo sido completamente purificado, pois não existe “mais ou
menos” no espiritual.
E
já que ele começou a se purificar, tinha que se purificar completamente.
Todavia,
uma vez que a Massach se purifica gradualmente, existe tempo para que a Luz Superior
acople-se com ele em cada grau de Aviut
que a Massach
assume durante sua Hizdakchut, até
que esteja completamente purificado. Assim, a força de partida se mistura com
os níveis que emergem durante sua partida e elas são consideradas apenas Nekudot, Ohr Chozêr e
Din.
É
por isto que discernimos dois tipos de níveis em cada Partzuf: Taamin e Nekudot. Isto
é assim porque as primeiras dez Sefirot
de Guf que emergem em cada Partzuf são
chamadas Ta’amim e os níveis que emergem no Partzuf
na medida em que se purifica, após a Massach já
tinham começado a se purificar até que alcancem Pê de Rosh são
chamadas Nekudot.
49)
As Reshimot que permanecem abaixo, no Guf, após a partida das Luzes de Ta’amim,
são chamados Tagin e as Reshimot que
permanecem dos níveis de Nekudot
são chamados Otiyot, que
são Kelim. Também os Tagin, que são as Reshimot
das Luzes de Ta’amim,
pairam sobre as Otiyot e os Kelim e os sustentam.
Assim,
aprendemos os quatro tipos de Luzes, chamadas Ta’amim,
Nekudot, Tagin,
Otiyot. O primeiro nível a emergir em cada Partzuf dos
cinco Partzufim chamados Galgálta, AB, SAG, MA e BON é chamado Ta’amim. Os níveis que emergem em cada Partzuf uma vez
que ele começou a se purificar, até que esteja completamente purificado, são
chamados de Nekudot. As Reshimot que permaneceram das Luzes de Ta’amim
em cada nível, após sua partida são
chamados de Tagin e as Reshimot que permanecem das Luzes dos níveis de Nekudot após
suas partidas são chamados de Otiyot
ou Kelim. Lembre-se que em todos os cinco Partzufim chamados
Galgálta, AB, SAG, MA e BON, para todos eles há Hizdakchut
e todos eles têm estes quatro tipos de
Luzes.
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam
Conforme publicado no livro Cabala para o Estudante