OS CINCO PARTZUFIM
DE AK (ADAM KADMON)
26)
Portanto, esclarecemos completamente a questão da Massach que foi
colocado no Kli de Malchut – a Bechiná Dálet após ter sido restringida – e a questão dos cinco tipos de Zivug de Haka’á dentro
dele, que produzem cinco níveis de dez Sefirot
uma abaixo da outra. Agora explicaremos os
cinco Partzufim de AK, que precedem os mundos de ABYA.
Você
já sabe que este Ohr Chozêr, que se eleva através do Zivug
de Haka’á de baixo para Cima e veste as dez Sefirot da Luz
Superior, é suficiente apenas para as raízes dos Kelim,
chamadas “dez Sefirot de Rosh (cabeça) do Partzuf”. Para completar os Kelim, Malchut de Rosh expande daquelas dez Sefirot
de Ohr
Chozêr que vestiram as dez Sefirot de Rosh e
se espalham dela e, dentro dela, de Cima para baixo, na mesma medida que as dez
Sefirot de Rosh. Este espalhamento completa os Kelim,
chamados “o Guf do Partzuf”. Portanto, devemos sempre distinguir dois discernimentos das
dez Sefirot em cada Partzuf: Rosh e Guf.
27) No
início, o primeiro Partzuf de AK emergiu. Isto porque, imediatamente após Tzimtzum Álef,
quando Bechiná Dálet foi proibida de ser um receptáculo para a Luz Superior e foi
erigida com um Massach, a Luz Superior foi atraída para se vestir no Kli de Malchut, como
antes. Todavia, a Massach no Kli de Malchut deteve e repeliu a Luz. Através desse choque na Massach de Bechiná Dálet, ele
levantou Ohr Chozêr para o nível de Kéter
na Luz Superior e este Ohr Chozêr tornou-se
uma vestimenta e as raízes dos Kelim
para as dez Sefirot na Luz
Superior, chamadas “dez Sefirot de Rosh” do “primeiro Partzuf
de AK”.
Posteriormente,
Malchut com o Ohr Chozêr, se expandiu dela e dentro dela, pela força das dez Sefirot de Rosh em
dez novas Sefirot de Cima para baixo. Isto completou os Kelim de Guf.
Então, a completa medida que emergiu nas dez Sefirot
de Rosh também se vestiu nas dez Sefirot de Guf. Isto
completou o primeiro Partzuf de AK, Rosh e Guf.
28)
Em seguida, o mesmo Zivug de Haka’á, repetiu-se na Massach
erguido no Kli de Malchut, que
tem apenas Aviut de Bechiná Guimel. E então, somente o nível de Chochmá, em Rosh e em Guf, emergiu sobre ele, uma vez que a ausência da Massach em Aviut de Bechiná Dálet lhe
causou ter apenas quatro Kelim, KACHÁB Tiféret. Portanto, o Ohr
Chozêr tem espaço para cobrir somente quatro
Luzes, CHANARAN (Chaiá, Neshamá, Ruach,
Néfesh), faltando a Luz de Yechidá. Isto
é chamado AB de AK.
Seguindo,
o mesmo Zivug de Haka’á repetiu-se na Massach
no Kli
de Malchut
que contém apenas Aviut de Bechiná Bet.
Assim, dez Sefirot, de Rosh e Guf, no nível de Biná
emergiram nele. Isto é chamado Partzuf SAG de AK. Faltam-lhe os
dois Kelim, ZA e Malchut e duas Luzes, Chaiá
e Yechidá.
Depois
o Zivug de Haka’á emergiu numa Massach
que tem somente Aviut de Bechiná Álef.
Portanto, dez Sefirot de Rosh e Guf, emergiram no nível de Tiféret, faltando três Kelim, Biná, ZA e Malchut e três Luzes, Neshamá, Chaiá e Yechidá. Ele tem somente as Luzes de Ruach
e Néfesh, vestidas nos Kelim
Kéter e Chochmá. Isso é chamado Partzuf
MA e BON
de AK. Lembre-se da relação inversa entre os Kelim e as Luzes
(como mencionado no item 24).
29)
Assim, explicamos o surgimento dos cinco Partzufim
de AK, chamados Galgálta, AB, SAG, MA, BON, um abaixo do outro. A cada inferior falta a Bechiná Mais
Alta de seu superior. Assim, o Partzuf
AB não tem a Luz de Yechidá, o Partzuf SAG não tem
a Luz de Chaiá, tal como o seu superior, AB
a tem. Partzuf
MA e BON
não têm a Luz de Neshamá, que o
seu superior SAG, tem.
Isto
é assim, porque depende da medida de Aviut
na Massach
onde o Zivug
de Haka’á ocorre (item 18). Todavia, devemos entender
quem e o que fez a Massach diminuir gradualmente sua Aviut, Bechiná por Bechiná, até que ele se dividiu em cinco níveis que existem nestes
cinco tipos de Zivúgim (plural de Zivug
– acoplamento).
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam
Conforme publicado no livro Cabala para o Estudante