E este livro será chamado O Livro do Zohar devido à influência dessa Luz do Esplendor Superior [Zohar]. Através de sua Luz, todos aqueles que se envolvam nele concedem a Divina Providência, pois Luz Superior e abundância acima da razão foi concedida nos segredos da Torá. Uma vez que ela fluiu de lá, esta composição foi chamada O Livro do Zohar, ou seja que ele se prolongou desse Zohar [Esplendor].
Ramak , Conhecei o DEUS de Teu Pai, 2
Porque Israel estão destinados a provar da Árvore da Vida, que é o sagrado Livro do Zohar, através dele, eles serão redimidos do exílio.
Rabbi Shimon Bar-Yochai, O Livro do Zohar,
Porção Nasô, Item 90
A redenção de Israel e a subida de Israel dependem do estudo de O Zohar e da interioridade da Torá.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 69
Este ponto no tempo requer acelerada aquisição da Torá interior. O Livro do Zohar quebra novos caminhos, abre uma auto-estrada no deserto, o Zohar e todas suas colheitas estão prontas para abrir as portas da redenção.
O Rav Raiah Kook, Orot [Luzes], 57
Aquele que não viu a Luz de O Livro do Zohar, nunca viu Luz.
O Rav Tzvi Hirsh de Ziditshov,
Ateret Tzvi [Coroa de Glória] Parashá BeHaalotchá
Quando se envolvendo nesta composição, um evoca o poder das almas com o poder de Moisés. Isto assim é porque enquanto se envolvendo nele, eles renovam a Luz gerada, que foi criada durante sua composição. E a Divindade brilha e ilumina dessa Luz como ela havia inicialmente sido criada. E todos aqueles que nele se envolvem despertam novamente esse mesmo benefício que essa primeira Luz, que Rashbi e seus amigos haviam revelado enquanto o compunham.
Ramak, Ohr Yakar [Luz Preciosa], Portão 1, Item 5
É sabido que o estudo de O Zohar é capaz certamente. Sabei que o estudo de O Zohar, cria desejo, e as palavras de O Zohar fortemente evocam a obra do Criador.
Rabbi Nachman de Braslev,
Sichot HaRan [Palavras de Rabbi Nachman], 108
Ele também disse que havia pedido a seu rav ser salvo do orgulho e constantemente lhe apelou sobre isso. Ele lhe disse "Estuda O Zohar,” e ele respondeu, “Eu estudo O Zohar.” E seu rav respondeu, “Estuda muito O Zohar.”
Rav Pinchás Shapira de Koritz, Midrash Pinchás, 36, Item 73
A virtude do estudo de O Livro do Zohar já é conhecida, como disse o Ari, "Um único dia de estudar O Livro do Zohar e os segredos da Torá equivale a um ano inteiro de estudar a literal.
“Introdução a O Zohar,” Publicações de Livorno, 1892
Não há comparação entre a vivacidade e deleite no estudo da revelada e no estudo de O Zohar e as correcções. Ele disse sobre si mesmo que ele não tinha vivacidade e deleite até no estudo da Gemará, em comparação a O Zohar e as correcções.
Rav Pinchás Shapira de Koritz, Midrash Pinchás, 72, Item 3
A linguagem de O Zohar remedeia a alma, até quando um não compreende o que ele diz de todo. É semelhante a aquele que entra numa perfumaria; até quando ele não leva uma única coisa, ele ainda absorve a fragrância.
Rabbi Moshé Chaim Efraim de Sudilkov, Dégel Machanêh
Efraim [A Bandeira do Acampamento de Efraim], Excertos
Não há medição ou valor para a virtude do estudo das palavras do Deus Vivo em O Livro do Zohar e tudo aquilo que o acompanha, e as palavras dos verdadeiros sábios, e especialmente dos claros escritos do Ari ... Pelo constante envolvimento, os portões da Luz e as aberturas da sabedoria serão reveladas a todos aqueles que caminham no caminho do Criador de todo o coração, cuja alma deseja se aproximar do salão do honorável REI, aquele que para sempre vive. Assim, todos aqueles que se voluntariam para se envolverem nele até uma hora ou duas cada dia, são abençoados.
O Criador acrescenta um bom pensamento a um acto, e isso será considerado como se ele estivesse o dia inetiro, na corte do Criador, e seu lugar de moradia está nos segredos da Torá.
Rav Raiah Kook, Amor de Israel em Santidade, 232
Escutai-me meus irmãos e companheiros, os amigos, que desejam e procuram a verdade, a verdade da obra do coração — de vislumbrar a agradablidade do Criador e visitar Seu Salão: Minha alma se dobrará e se apegará a O Livro do Zohar, pois o poder de se envolver neste sagrado livro é conhecido dos nossos antigos sábios.
Rabbi Tzvi Hirsh Eichenstein de Ziditshov,
Sur MeRá [Abandonai o Mal], p 4
A vivacidade da pessoa de Israel depende de O Livro do Zohar, estudá-lo com alegria e agradabilidade, e com amor e temor, cada um de acordo com sua realização e santidade, e todos de Israel são sagrados.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno,
Notzer Chésed [Manter Misericórdia], Capítulo 4, Ensinamento 20
A honra e a virtude de estudar O Zohar já são conhecidas: elas cancelam todos os tipos de tragédias e duros e maus decretos.
Os Rabis de Jerusalém, 1921
Toda e cada letra em O Livro do Zohar e os escritos de nosso grande professor, o Rav Chaim Vital … são grandes correcções para a alma, para corrigir todas as encarnações.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno,
Notzer Chésed [Manter Misericórdia], Capitulo 4, Ensinamento 20
Sabei que o inteiro Livro do Zohar e a obrigação de o estudar etc., tudo é um Mitsvá[mandamento de fazer certa acção] positivo, se apegar a ele e saber que Deus se encontra, no sagrado conhecimento e no particular e nas unificações, e com amor, temor e unidade.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno, Netiv Mitzvotechá
[O Caminho de Teus Mandamentos], Caminho 2, Item 3
Meus filhos e meus irmãos, acostumai-vos a mergulhar no estudo e nas palavras de O Zohar e as correcções. Aquele que nunca viu a Luz de O Zohar, mais doce que o mel, nunca viu Luzes na sua vida, e nunca provou o sabor da Torá. Além do mais, ele purifica a alma e limpa-a. Até um mero proferimento através dos lábios é um grande remédio e correcção para a alma. Em particular, o livro das correcções, que são as próprias correcções da alma de qualquer defeito, mácula e doença.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno,
“Introdução para Atzei Eden [Árvores do Éden]”
Meu professor (o Ari), deu a Rabbi Avraham HaLevi bom conselho a respeito da realização — estudarO Zohar só por conhecimento, sem profundo estudo, quarenta ou cinquenta páginas cada dia, e ler O Livro do Zohar muitas vezes.
Rav Chaim Vital, Os Escritos do Ari,
“O Portão do Espírito Santo”
A vivacidade da pessoa de Israel depende de O Livro do Zohar, estudá-lo com alegria e agradabilidade, e com amor e temor, cada um de acordo com sua realização e santidade, e todos de Israel são sagrados.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno,
Notzer Chésed [Manter Misericórdia], Capítulo 4, Ensinamento 20
“E os sábios brilharão como a claridade do firmamento" são os autores da Cabala. Eles são aqueles que se esforçam nesta claridade, chamada O Livro do Zohar, que é como a arca de Noé, reunindo dois de uma cidade, e sete reinos, e por vezes um de uma cidade e dois de uma família, em quem as palavras, "Cada filho que nascer lançareis para o Nilo" se realizam. A Torá é chamada "um filho." O recém-nascido é aquilo que é alcançado. "Para o Nilo" significa a luz da Torá. "Lançar" é como "Vós a estudareis" [um anagrama Hebraico], onde vós estudareis cada introspecção que nasça em vós pela luz da Torá e pela sua alma. Esta é a luz deste Livro do Zohar.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada],
BeHaalotchá, Item 88
A razão pela qual nossos sábios escreveram que o estudo de O Zohar é inspirador de admiração e exaltado ... em toda a Torá há PARDESS e em todos os estudos, a oculta não é aparente ou que se pareça. Pelo contrário, um leitor que repete somente a literal não compreende que há uma secreta na Torá de todo. Isto assim não é com O Livro do Zohar, no qual os segredos estão abertos e o discípulo sabe que ele fala das maravilhas e segredos da Torá, que ele não conhece, e isto é muito instrutivo para a correcção da alma.
Rabbi Chaim de Voluzhin,
Nefesh HaChaim [A Alma da Vida], Conjunto nº 7
Uma nova Luz é renovada cada momento, até que ela se torne na realidade uma nova criação, através de O Zohare nosso professor o Ari.
Heichal HaBrachá [O Salão da Bênção],
Dêvarim [Deuteronomio], par. 11
Excitando os corações de Israel e trabalhando na sabedoria da interioridade, que é mais doce que o mel e néctar, abre os olhos e reanima a alma, delícia escondida, doce como a luz dos olhos, e boa para a alma, refinando e iluminando-a com boas e rectas qualidades, provando o sabor da Luz oculta do mundo vindouro neste mundo através da sabedoria de O Zohar.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel Safrin de Komarno, Netiv Mitzvotechá
[O Caminho de Teus Mandamentos], Introdução
Estudar O Zohar ... constrói mundos. Tanto quanto o mais é se um for recompensado com estudar e compreender o sentido de um artigo. Isso corrigirá numa hora mais que o estudo da literal fará num ano.
Rabbi Shalom Ben Moshe Buzzaglo,
O Trono do Rei, Tikun [Correcção] 43, Item 60
Eu respondi a um académico que perguntou sobre os escritos dos estudantes do Ari, que o estudo de OZohar é uma grande correcção com a qual iluminar a alma e a santificar. O Ari deu esta correcção a aquele que se arrependia para estudar cinco páginas de O Zohar cada dia, embora ele não soubesse o que ele dizia, pois essa leitura ilumina a alma e a corrige. Parece que o estudo de O Zohar especificamente tem esse poder, mais que o estudo do Mishná, Talmude e Bíblia, e é uma maravilha, o modo como seu poder é maior que a inteira Torá, seja a Bíblia ou o Mishná, etc., essas são suas palavras.
E eu lhe disse que indubitavelmente, qualquer estudo da Torá é exaltado e inspirador, particularmente se ele for em verdadeira Lishmá [em SEU nome]. Seguramente, ele constrói suas ascensões nos céus e corrige os mundos e se une com o amado. Ainda assim, a grandeza de o estudo de O Zohar é que a Bíblia, o Mishná, e o Talmude são excessivamente vestidos, e a oculta é indiscernível neles. OZohar, contudo, fala explicitamente dos segredos da Torá, até o leitor mais iletrado perceberá que suas palavras derivam das profundezas dos segredos da Torá. Logo, como os segredos da Torá são revelados e despidos, eles iluminam e clareiam a alma.
O Chidá, Shem HaGedolim [O Nome dos Grandes],
“Livros,” Sistema nº 2