Eu ouvi
“Invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6). Devemos entender que “o enquanto Ele está perto” significa, uma vez que “toda a terra está cheia da Sua glória!” Assim, Ele está sempre por perto, então o que significa “o enquanto está perto” significa? Isto parece que há um tempo quando ele não está próximo.
A única coisa é que os estados são sempre avaliados com relação ao entendimento individual. Se não se sentir Sua proximidade, então nada vai sair dela, pois tudo é medido de acordo com sua sensação. Uma pessoa pode sentir o mundo como cheio de abundância, e os outros não vão sentir a bondade do mundo, então ele não pode dizer que existe um mundo bom. Em vez disso, ele afirma que sente que o mundo está cheio de sofrimento.
E o profeta adverte que: “Invocai-o enquanto está perto”. Ele vem e diz, Saiba que o fato de chamar o Criador significa que Ele está perto” Isso significa que agora você tem uma oportunidade, se prestar atenção, vai sentir que o Criador está perto de você, e este é o sinal da proximidade do Criador.
E a evidência disso é que devemos saber que o homem não é naturalmente qualificado para adesão com o Criador, pois é contra a natureza do homem. Isto é assim devido a criação, o homem tem apenas o desejo de receber, enquanto a adesão é somente para doar. No entanto, como o Criador convida o homem, ele cria uma segunda natureza dentro dele: ele quer revogar sua própria natureza e apegar-se a Ele.
Por isso, deve-se saber que suas palavras falando da Torá e da oração, é apenas do Criador. Ele nunca deve pensar em dizer que é “a minha força, e a fortaleza da minha mão”, uma vez que é o oposto completo do seu poder. Isso é semelhante a uma pessoa que está perdida em uma floresta densa, sem ver uma saída que vai levá-la a um lugar habitado, assim ela permanece em desespero e nunca pensa em voltar para ao seu lar. Mas quando ele vê uma pessoa de longe ou ouve uma voz humana, o desejo e o anseio de retornar à sua origem imediatamente desperta nele, e então começa a gritar e pedir a alguém salvá-la.
Da mesma forma, aquele que perdeu o bom caminho e entrou em um lugar ruim, e já se acostumou a viver entre os animais, sob a perspectiva da vontade de receber, nunca lhe ocorreria que se devesse retornar ao lugar da razão e da Santidade. No entanto, quando ouve a voz chamando-o, ele desperta para se arrepender.
Mas esta é a voz de Deus, não sua própria voz. Mas se ele ainda não completou suas ações no caminho da correção, ele não pode sentir e acreditar que esta é a voz do Criador, e ele acha que é o seu poder e a força da sua mão. Isto é o que o profeta adverte de que se deve superar nossa visão e pensamento, e acredita sinceramente que é a voz de Deus.
Assim, quando o Criador deseja trazê-lo para fora da floresta densa, Ele lhe mostra uma Luz remota, e a pessoa reúne os restos de suas forças para caminhar no sentido da Luz mostrada a fim de atingi-la.
Mas se não se atribuir a Luz ao Criador, e não dizer que o Criador o está chamando, então a Luz será perdida, e ele permanece na floresta. Assim, ele poderia ter mostrado agora todo o seu coração ao Criador, para vir e salvá-lo do lugar do ruim, do desejo de receber, e trazê-lo para um lugar da razão, chamado de um lugar dos filhos de Adão (pessoas), como em Adameh la Elyon (e serei semelhante ao Altíssimo), ou seja, a vontade de doar, na adesão. Em vez disso, ele não aproveitar esta oportunidade e permanece como antes, novamente.
Shamati 241, Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam