[De um manuscrito]
Israel não regressarão a sua terra até que
estejam todos num só feixe.
Nossos sábios disseram, “Israel não serão
redimidos até que estejam todos num só feixe.”
2) Devemos compreender como a união de
Israel se relaciona à redenção.
3) Primeiro devemos considerar a questão
de “Como saberei eu,” etc., “pois tua semente será um estranho,” etc., “e
posteriormente eles sairão com grande substância.” Não está claro como é esta
uma resposta à pergunta de Abraão.
4) Devemos compreender a questão inteira
desta criação, na qual tanto sofre o homem, para que serve ela? Não poderia ELE
ter deleitado SUAS criações sem tudo isso?
5) Está escrito nos livros que as almas
não conseguem receber a boa recompensa para a qual ELE criou o mundo e as almas
se elas não tiverem um vaso pronto para receber. E a única maneira em que um
pode obter esse vaso é através de trabalho e labuta ao observar os Mitsvot (mandamentos)
através da pressão e das lutas que ele combate com a inclinação do mal e as
numerosas prevenções e apuros. Estas aflições e trabalho em Torá e Mitsvot fornecem
um vaso para a alma para que ela seja adequada para receber todo o deleite e
prazer para a qual ELE criou todas as criações.
6) Agora podemos compreender as palavras
de Ben He He no Mishná, Avôt, que disse, “A recompensa corresponde
à tristeza,” ou seja que a recompensa é medida pela quantidade de tristeza.
Isto é perplexo, pois como pode a tristeza de alguém estar relacionada à sua
recompensa?
7) Com o supracitado, podemos
cuidadosamente compreender que toda a tristeza e trabalho que foram preparados
no mundo são para fornecer o vaso para receber a boa recompensa pelo trabalho
em Torá e Mitsvot. Logo, naturalmente, quanto maior a tristeza de
uma pessoa na Torá e Mitsvot, maior o seu vaso para a recepção de uma maior
recompensa.
8) Agora podemos compreender a resposta do
Criador à pergunta de Abraão: “Como saberei eu,” etc. A pergunta de Abraão foi
porque ele viu no espírito na sua santidade a grande quantia de boa recompensa
que Israel estão destinados a receber ao herdar a terra, uma vez que observar
os Mitsvotdepende inteiramente da terra. Foi por isso que o
patriarca questionou, “Como saberei eu que eu a herdarei?” Isto é, “Como
saberei eu que os filhos de Israel serão recompensados com tão grande
recompensa em tão grande abundância? De onde terão eles grandes vasos adequados
para tão maravilhosa recepção?”
Nesse respeito, o Criador lhe respondeu: “Tua
semente será um estranho e os servirá e os atormentarão quatrocentos anos,”
etc., pois então eles terão grande trabalho em Torá eMitsvot. Foi então
que ele compreendeu que deste modo eles certamente obterão os grandes vasos de
recepção, e a resposta foi completamente satisfatória.
9) Sucede-se de nossas palavras que herdar
a terra requer grande preparação, uma vez que a virtude da Torá e Mitsvot dependem
inteiramente disso, pois através disso a pessoa é recompensada com toda a abundância
e o benefício que o Criador havia contemplado em respeito a todas as almas de
Israel antes que ELE as tivesse criado. Foi também por isso que Abraão o
patriarca estava perplexo e não compreendeu de onde levariam eles tão grandes
vasos de modo a serem recompensados com a santidade da terra. Finalmente, o
Criador lhe disse que ao labutar em Torá e Mitsvot no exílio Egípcio lhes fornecerá estes grandes vasos e eles serão adequados para a terra
santa.
10) Isto é perplexo: É uma coisa em
respeito a aqueles que se envolvem na Torá, mas então e aqueles que se envolvem
em questões mundanas, que não estão de todo preparados para se envolver na
Torá? Como serão eles recompensados com estes vasos?
11) A resposta é que isto foi o que eles
disseram no supracitado comentário que Israel não são redimidos até que todos
sejam um feixe. Isto assim é porque todos de Israel são na realidade um só corpo,
e cada órgão tem seu papel único. Por exemplo, a cabeça contempla o intelecto e
a razão; as mãos trabalham e fornecem nutrições para a cabeça, enquanto a
própria cabeça não tem de trabalhar. Ela não precisa disso porque as mãos são
bastante suficientes. Similarmente, as mãos não precisam de contemplar como
trabalhar porque a cabeça é bastante suficiente para isto.
12) Se Israel se tornarem um feixe, como
um único corpo, onde os trabalhadores—que são as mãos—fornecem à cabeça, então
a labuta e tristeza daqueles que se envolvem em Torá e trabalham compensará os
trabalhadores... e isto clarifica o comentário [Israel não são redimidos até
que todos sejam] um feixe, e “um redentor chegou a Sião.”
Rav Yehuda Ashlag, Baal HaSulam